Contador pode fazer trabalho autônomo? Confira algumas dicas para começar

Entenda como funciona o trabalho autônomo para contador e quais as vantagens e desvantagens de trabalhar nesse modelo

Muitos contadores recém-formados enxergam a oportunidade de se trabalhar autônomo. Os que não estão empregados em empresas também apostam nessa oportunidade para continuar no mercado e obter novos clientes.

Porém, o trabalho autônomo para contador exige alguns cuidados, principalmente no que diz respeito à autonomia. Por isso, apresentamos abaixo algumas vantagens e desvantagens do trabalho autônomo para contador, e também algumas dicas de como começar nesse modelo. Continue lendo:

Trabalho autônomo para contador: é liberado?

Um contador pode optar por trabalhar sob diferentes regimes de atuação, e um deles é a forma autônoma. Além disso, o profissional de contabilidade devidamente cadastrado no Conselho Federal de Contabilidade também pode atuar como:

  • Empresário de contabilidade;
  • Auditor Independente, Auditor Interno;
  • Consultor Tributário;
  • Controller;
  • Auditor Fiscal;
  • Perito Contábil;
  • Membro de Conselho Fiscal e de Administração;
  • Árbitro em câmaras especializadas;
  • Acadêmico;
  • Membro de Comitês de Auditoria;
  • Membro de Entidade de Classe;
  • Executivo.

Ao invés de ter o registro em carteira de trabalho, o contador pode exercer o trabalho autônomo, com contrato em escritórios ou até mesmo trabalhando de sua casa.

Normalmente, esse profissional consegue ter mais autonomia para realizar suas tarefas, logo que fica livre de hierarquias e subordinações de chefes. Essa opção é muito comum para aqueles que não desejam ter qualquer vínculo empregatício, mas que também não estão prontos ainda para abrir empresa própria.

Vantagens do trabalho autônomo para contador:

Possibilidade de escolher os clientes: É possível escolher os clientes e até mesmo recusar alguns tipos de trabalhos quando se trabalha autônomo.Assim, o contador pode definir o perfil de cliente ideal e controlar os serviços prestados, a qualidade do trabalho e também os procedimentos de cada cliente.

Ausência de hierarquias: Quando se exerce o trabalho autônomo para contador, não existem delegações nem subordinação de um chefe. Assim, o profissional tem mais autonomia para administrar sua própria carreira.

Jornada de trabalho a sua maneira: O contador que trabalha de forma autônoma tem liberdade para estipular os melhores dias e horários para executar os seus serviços contábeis. Além disso, a escolha do local de trabalho também é mais flexível, podendo ser feito de casa, de um coworking ou até mesmo de um ambiente externo.

Pode oferecer consultoria: Outra vantagem para quem atua de forma autônoma é a oportunidade de atuar como consultor em algumas empresas. Se você domina determinados assuntos, pode oferecer os seus serviços dentro das organizações, fora o trabalho que você já exerce, como complemento da sua renda.

Desvantagens de um trabalho autônomo para contador:

Mais disciplina: Como você pode ter percebido, a flexibilidade do trabalho autônomo exige que o contador tenha mais disciplina para que todos os seus compromissos sejam cumpridos. Faça um bom planejamento de suas atividades para não se perder em nenhum trabalho.

Planejamento financeiro: A instabilidade financeira é algo constante na vida de trabalhadores autônomos. É essencial que o contador crie um bom planejamento financeiro para que não tenha nenhum prejuízo nos meses mais fracos. Além disso, abrir uma previdência privada ou programa de capitalização também são boas estratégias para conseguir ficar no azul.

Não pode abrir MEI: Contador não está incluído na tabela de atividades permitidas pelo MEI, segundo o Portal do Empreendedor. Por conta disso, o profissional que deseja trabalhar autônomo não pode se enquadrar nessa categoria. A menos que ele decida abrir empresa em outro modelo, ele não possui os direitos trabalhistas.

Tributação para contador autônomo

O contador que opta pelo trabalho autônomo não é obrigado a emitir notas e nem mesmo ter um CNPJ para receber o pagamento pelos seus serviços. Por isso, existe o RPA (Recibo de Pagamento para Autônomo). Assim, os descontos do Imposto de Renda incidem sobre o valor a ser recebido, assim como também as contribuições do ISS.

O que faço: trabalho autônomo ou abro meu próprio escritório?

Muitos ficam com essa dúvida, se devem continuar exercendo suas atividades como contador autônomo ou abrir o próprio escritório. Geralmente, quando a carteira de clientes começa a ampliar e é necessário um pouco mais de estrutura para atendê-los, é necessário contar com o escritório próprio para exercer o trabalho com mais precisão.

Isso porque, dependendo do faturamento mensal do contador, trabalhar como contador autônomo pode sair mais caro do que abrir uma empresa.

Como dissemos, o contador está fora da categoria MEI, tendo de optar por outros formatos empresariais. Por isso, os melhores caminhos para o contador são:

Empresário Individual:

Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;

Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI):

Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. O faturamento deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário mínimo vigente;

Sociedade Limitada (LTDA):

É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial.


É necessário avaliar cada uma das situações antes de decidir se tornar um contador com trabalho autônomo. Você executa trabalho autônomo como contador? Comente abaixo e não deixe de acompanhar os conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro de tudo no mundo dos negócios.

Se você é um contador e precisa abrir CNPJ para sua empresa, conte com os profissionais do Abertura Simples.

Cuidamos de todos os procedimentos para que você tenha sua empresa aberta e funcionando regularmente sem precisar sair de casa.

Clique no botão abaixo e saiba como nós podemos te ajudar a abrir empresa de contabilidade:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta