Skip to content

Entenda quais são as vantagens do planejamento tributário

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Sistema Tributário Brasileiro é um dos mais complexos do mundo e isso acaba prejudicando muitos empreendedores. Entenda, neste artigo, as vantagens de um planejamento tributário!

Pagar impostos é uma responsabilidade de todos. Contudo, os tributos de responsabilidade dos empreendedores são altíssimos e acabam prejudicando tanto a capital de giro da empresa quanto a lucratividade.

O que poucos empreendedores sabem é que, mesmo o Sistema Tributário Brasileiro sendo um dos mais complexos, existem brechas na lei que permitem o pagamento justo de tributos. Vamos explicar mais sobre isso e também sobre quais são as vantagens de um planejamento tributário. Continue lendo as próximas linhas!

Afinal, você sabe o que é uma elisão fiscal?

O nome pode indicar algo extremamente complexo, certo? De certa forma, de fato é. A elisão fiscal é uma prática realizada por contadores que permite adequar uma empresa a um modelo de pagamento de imposto mais vantajoso. A prática é realizada durante o planejamento tributário e nesse momento o contador define o regime da empresa, como Simples Nacional, EIRELI etc.

Quais são as vantagens do planejamento tributário para uma empresa?

Além de permitir um regime tributário adequado, o planejamento também é essencial, pois envolve outros processos. Por exemplo: o contador realizará uma simulação da carga tributária da empresa e revisará os impostos pagos anteriormente.

Ademias, também acompanhará todas as atualizações tributárias e realizará as mudanças necessárias de regime conforme o crescimento da empresa. Todas as tarefas permitirão que a empresa obtenha diversos benefícios. Vamos falar sobre cada um deles a seguir. Confira!

Redução do pagamento de impostos

No momento que o contador define qual o melhor regime tributário para uma empresa, decisão feita a partir de diversos critérios, ele possibilitará uma redução considerável de pagamento de impostos.

Vale ainda ressaltar que um contador experiente consegue por meio de elisão fiscal entrar brechas que permitem, dentro da LEI, reduzir ainda mais o pagamento de impostos. No fim do ano, por exemplo, a empresa perceberá uma economia considerável.

Aumento da lucratividade

Com a redução do pagamento de impostos, o empreendedor terá mais recursos financeiros. Ele poderá usar o que foi economizado com os impostos para aumentar seu capital de giro e, como consequência, aumentar sua produção e lucratividade.

Atuação dentro da legalidade

O planejamento possibilita que a empresa pague todos os seus impostos dentro da lei. Com isso, ela não terá problemas com a fiscalização. Também não terá que enfrentar multas e juros por pagamento realizado fora do prazo.

Gestão financeira de qualidade

Você sabia que o planejamento tributário é um dos tópicos altamente relevantes para promover uma gestão financeira eficiente? Como mencionamos acima, o planejamento permite uma economia considerável.

Os recursos são dados que deverão ser analisados estrategicamente na gestão financeira. Portanto, podemos dizer que, sem dúvida, ao planejar os impostos, o empreendedor está dando um passo para promover uma boa gestão financeira.

Recuperação de impostos

É algo comum identificar empresas que pagaram indevidamente diversos impostos. Isso ocorre, pois muitas delas não realizam o planejamento. Contudo, a boa notícia é que estes impostos pagos indevidamente podem ser recuperados.

Durante o planejamento, o contador realizará uma análise criteriosa de todos os impostos pagos pela empresa. Caso ele perceba que há boletos pagos indevidamente, ele entrará com recursos, disponibilizados na legislação, para que a empresa consiga a recuperação do valor.

Redução de burocracia

Quem empreende sabe que em janeiro é boleto que não acaba mais, certo? Cada imposto precisa ser pago e isso requer enfrentar diversas burocracias. Todavia, não precisa ser assim. O contador, ao realizar o planejamento, conseguirá reduzir significativamente diversos processos burocráticos.

É possível realizar o planejamento tributário sem um contador?

É provável que você tenha percebido que o planejamento tributário é algo, de fato, necessário para o seu negócio. Neste momento, pode surgir a dúvida sobre se é possível, ou não, realizar o planejamento de forma independente.

Para ser sincera, é possível, sim, realizar o serviço sozinho. Só que para isso você precisará de diversos conhecimentos, como a leitura completa do Sistema Tributário Brasileiros; conhecimento sobre todas as atualizações da legislação tributária e por aí vai.

Ou seja, não é nada fácil e exige tempo e também investimento em cursos. Sendo assim, a recomendação mais simples é contratar um escritório de contabilidade. Só que é sempre bom alertar que o escritório deve ser realmente qualificado.

Sabemos que nem sempre o empreendedor tem a indicação de um bom contador. Desta forma, nós, do Abertura Simples, sempre recomendamos aos nossos leitores que eles analisem alguns critérios antes de fechar contrato com um escritório.

Por exemplo, nossas dicas são que o empreendedor verifique se os profissionais do escritório são qualificados, se eles atuam com sistemas modernizados, se oferecem um atendimento de qualidade e realizado por diversos meios e por aí vai.

A indicação desses critérios permite a contratação de profissionais que realmente poderão oferecer serviços de qualidade. Inclusive, você já tem a recomendação de um escritório que permita ao seu negócio obter todas as vantagens de um planejamento tributário?

Saiba que o Abertura Simples pode ajudar. O portal conecta empreendedores a experientes contadores. Entre em contato com um dos consultores, no botão abaixo, e receba a indicação de um escritório próximo da sua empresa. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário