Quero abrir uma agência de emprego. Por onde eu começo?

 em Novos Negócios

O crescimento desse segmento está relacionado ao mercado de contratação e seleção de recursos humanos. O empreendedor que quer abrir uma agência de emprego deve se atentar que existem grandes competidores estruturados e sedimentos no segmento físico e virtual, especialmente nos grandes centros urbanos.

PASSO A PASSO DE COMO ABRIR UMA AGÊNCIA DE EMPREGO DE SUCESSO

SOBRE AGÊNCIA DE EMPREGO

As agências de empregos são empresas de auxílio em recursos humanos especializadas na prestação de serviços de recrutamento e seleção de pessoal, tanto para cargos efetivos como para cargos temporários. Com o aumento do desemprego e a maior concorrência pela busca de novos postos de trabalho, as pessoas estão buscando empresas que possam direcionar seus currículos e auxiliá- las na busca de emprego e/ou recolocação profissional.

Um ponto importante a ser destacado é que a agência é o elo entre o candidato e as empresas que oferecem vagas de emprego, sendo então um facilitador na aproximação entre duas partes que possuem um interesse comum.

As empresas estão “enxugando” suas estruturas e buscando serviços de empresas especializadas. Diante dessa realidade, um dos segmentos que está em crescimento é o de recrutamento, seleção e fornecimento de mão de obra temporária ou efetiva. Com a tendência da terceirização das funções da área de pessoal nas organizações, este é um serviço cuja demanda está em fase de grande expansão.

A procura pelo serviço de agenciamento ocorre também em períodos de necessidade de reforço de pessoal: sazonalidade, doenças, férias ou licença.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, quais serão os serviços que você vai oferecer na sua agência de emprego. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também qual será o seu público, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma agência de emprego, você irá definir a faixa de renda e as necessidades das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

ponto ideal para montar uma agência de emprego é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferencia a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta interesse e tendência de compra no seu segmento.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar a sua agência de emprego poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Imagem de uma pessoa preenchendo sua ficha de cadastro para quem quer abrir uma agência de emprego

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura de uma agência de emprego deve ser definida segundo o interesse e expectativa do empreendedor. Caso a agência tenha uma sede para atendimento dos clientes e candidatos, é recomendável uma área mínima de 70m². Para isso, alguns espaços específicos devem ser considerados como, área da recepção, que servirá também como sala de espera para os candidatos. Se possível, ter uma pequena sala com carteiras de estudante para que os candidatos possam usar para preenchimento de fichas com suas informações pessoais e outras informações cadastrais que a agência de empregos julgar como importantes para o processo de conhecimento prévio do candidato. Caso haja a possibilidade, ter duas salas para entrevistas individuais e aplicação de testes. Também é interessante uma sala um pouco mais ampla, dotada de carteiras de estudante, para aplicação de dinâmica de grupo ou outros processos de seleção em grupo, além de banheiros para uso dos candidatos e também para os funcionários da agência de emprego.

Alguns dos equipamentos necessários para abrir uma agência de emprego são:

  • Computadores;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Mesas;
  • Cadeiras;
  • Armários para o escritório;
  • Carteiras universitárias;
  • Estações de trabalho;
  • Mesa de reunião;
  • Arquivos para pastas;
  • Software específico;

DIVULGAÇÃO E DICAS

Os meios para divulgação alteram de acordo com o porte e o público-alvo escolhido. A divulgação de uma agência de empregos ocorrerá via anúncio em jornal de grande circulação de sua região, com ofertas de vagas de emprego e/ou através de diversos canais digitais. Desta forma, as diversas pessoas que estejam buscando novas oportunidades de trabalho tomarão conhecimento da sua agência.

A divulgação também pode ser feita através do método tradicional de panfletagem, ou parcerias com negócios de segmentos que tenham ligação com o seu.

Uma dica interessante para dar ao empreendedor que quer abrir uma agência de emprego é a identificação de nichos de mercado que ainda não foram atendidos, que precisam dos serviços de recrutamento e seleção, como por exemplo, agências de emprego especializadas em determinado tipo de profissional. Centralizando seu negócio em um nicho específico, você consegue maximizar suas forças e aumentar seu poder de competição, além de oferecer um serviço exclusivo e personalizado.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua agência de emprego terá sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma agência de emprego são simples:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que a sua agência de emprego seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

 

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de umas das várias possibilidades que o empreendedor vai encontrar para abrir um Food BikeImagem ilustrativa para inspirar os empreendedores que querem abrir um Bistrô