Skip to content

Tudo que você sempre quis saber para abrir uma banca de jornal

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Alguma vez você já pensou em abrir uma banca de jornal? Bancas de são populares em todo o Brasil e não precisam de um grande sacrifício para vender o seu produto. O verdadeiro objetivo de uma banca de jornal é levar informação, cultura e, conhecimento aos lugares mais remotos de todo o país.

As pessoas procuram por estes espaços para comprar jornais, revistas semanais ou mensais, livros e publicações eventuais que também são voltadas para bancas de jornal. Por isso, a banca pode ser um bom negócio. Continue lendo para saber tudo que sua banca de jornal precisará:

Tudo o que você precisa saber para abrir uma banca de jornal

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os produtos que irá oferecer em sua banca de jornal, por exemplo.

Além disso, o plano de negócios detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da banca.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários. Deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua banca de jornal, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

banner do ebook de como abrir uma banca de revista

Escolha o local

A localização da maioria dos negócios é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma banca de jornal você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

É muito importante lembrar que esse fator é um dos aspectos mais relevantes para o sucesso do negócio. O ponto ideal para abrir uma banca de jornal é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua banca e fácil acesso para os clientes.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Foto de algumas revistas em uma prateleira, representando como abrir uma banca de revista

Estrutura e equipamentos para abrir uma banca de jornal

Uma banca de jornal padrão deve contar com uma área de 4 m² no mínimo. As instalações deverão possuir vitrines, onde serão afixados os jornais do dia e os produtos em promoção. Os equipamentos necessários para abrir uma livraria são:

  • Livros
  • Revistas
  • Gibis
  • Jornais
  • DVDs
  • Doces
  • Isqueiros
  • Chaveiros
  • Cigarros
  • Cartões telefônicos
  • Expositores
  • Prateleiras

O balcão de check out deve ser suficiente ainda para acomodar um terminal de vendas (POS) ou uma caixa-registradora e estar disposto de forma a permitir a visão integral da loja.

Divulgação e dicas

A divulgação da sua banca de jornal é de extrema importância para o seu negócio. O meio de divulgação varia de acordo com a localização e o público alvo escolhido.

Pode até ser feita pelo método tradicional de panfletagem, que apresenta baixo custo e gera resultados, ou até mesmo pela divulgação online, que é o principal meio de busca de serviços e produtos atualmente.

A fachada da loja deve ser atraente e convidativa ao consumidor. A disposição dos produtos no interior da banca também tem fundamental importância, de modo a estimular o cliente à compra.

O layout da banca deve proporcionar circulação livre, iluminação correta e cores adequadas, de modo a obter um ambiente descontraído e agradável à permanência do cliente.

Documentação necessária para abrir uma banca de jornal

Os documentos necessários para abrir uma banca de jornal são simples:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que a sua banca de jornal seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

1 Comment

  1. Interessante ver que ainda existe demanda para abertura de revistarias apesar de ser um mercado em queda.. Sou jornaleiro há 15 anos e ainda sigo no ramo. Vale lembrar que também é importante informatizar a sua banca com algum sistema específico, como é o caso do Siscoban http://siscoban.com.br/


Faça um Comentário