Você está pensando em abrir uma casa de sucos mas não sabe por onde começar? Não se preocupe: o Abertura Simples te ensina! Confira as dicas que preparamos.
Embora não sejam novidades no comércio brasileiro, as casas especializadas em sucos de frutas têm conquistado cada vez mais clientes que buscam uma alimentação saudável e têm prazer em saborear um suco natural preparado na hora.
Por conta da grande diversidade de frutas e legumes, o leque de opções oferecidas pelas Casas de Sucos é ampliado. O clima tropical do Brasil aumenta a vontade do consumidor por sucos naturais, vitaminas e “smoothies”. É possível realizar combinações, misturando sucos de fruta, sorvetes ou iogurtes light e outros ingredientes especiais.
Continue lendo para descobrir como abrir uma casa de sucos!
O mercado
As casas de suco têm se popularizado bastante nos dias atuais, se tornando ponto de encontro da população e a grande diversidade de frutas e legumes amplia o leque de opções que podem ser oferecidas.
O aumento do consumo de frutas e sucos naturais é uma tendência mundial que pode ser aproveitada, influenciando o aumento da produção e da qualidade das frutas produzidas.
Segundo o Anuário Brasileiro da Fruticultura 2014, o país figura como o terceiro maior produtor mundial de frutas, com mais de 43 milhões de toneladas produzidas de um total de 340 milhões de toneladas colhidas em todo o mundo anualmente.
O potencial de consumo de suco de frutas no Brasil está fortemente ligado às mudanças na renda e no comportamento do consumidor. O segmento de sucos (naturais e industrializados) teve um aumento de 10% nas vendas de 2013 em comparação com o ano anterior, respondendo com uma movimentação de cerca de R$2 bilhões. Além disso, o mercado de sucos abocanhou uma fatia de 16% referente aos 60 bilhões de litros de bebidas não alcoólicas vendidos no ano passado. Isso é o que indica a Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (ABIR)
O que é preciso para abrir uma casa de sucos?
Abrir uma casa de sucos está entre os negócios promissores para quem quer aproveitar o mercado de alimentos saudáveis, já que a cada dia, aumenta a preocupação das pessoas em adotar uma rotina saudável e, com isso, novas oportunidades de negócio surgem no mercado.
Se você se interessou por este segmento, siga a leitura e confira como abrir uma casa de sucos!
1 – Elabore o melhor plano de negócios
A criação de um plano de negócios é importante tanto na hora de abrir quanto na hora de ampliar qualquer empreendimento.
No plano de negócios você irá definir as metas e objetivos para o negócio, irá montar o planejamento financeiro, avaliar a concorrência, e definir o público alvo.
É preciso juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário para desenvolver o planejamento.
Ao abrir uma casa de sucos, o plano de negócio servirá como um guia e auxiliará na administração da sua empresa. Contanto, esse planejamento não elimina os riscos, porém evita que erros sejam cometidos pela falta de análise e diminui as incertezas do seu negócio.
RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:
- O que é o negócio;
- Quais os principais produtos e/ou serviços;
- Quem serão os seus principais clientes;
- Onde será localizada a empresa;
- O montante de capital a ser investido;
- Qual será o faturamento mensal;
- Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;
- Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa
2 – Escolha um bom ponto comercial
Para obter uma boa clientela, você deve analisar qual é o melhor ponto de venda para a sua empresa, pois a localização garantirá que o seu empreendimento tenha sucesso.
Dentre todos os aspectos importantes para a escolha do ponto, deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, o poder aquisitivo dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com fornecedores, a segurança e a limpeza do local.
Escolher locais que possuam uma vizinhança com centros clínicos, escolas e faculdades, academias, quadras de esporte, praias, clubes, parques e locais de prática de exercícios físicos auxiliam no acesso do público-alvo podem ajudar muito no sucesso do seu negócio. Além disso, deve ser levado em consideração a proximidade com metrô, pontos de ônibus, estacionamentos, entre outros.
Lembre-se: A instalação da casa de sucos em uma plataforma de “trailer” não altera a natureza jurídica do seu negócio. O estabelecimento está sujeito à mesma regulamentação legal de outra loja qualquer, principalmente no que se refere à fiscalização e à vigilância sanitária.
Há várias opções de estabelecimentos na hora de abrir uma casa de sucos Confira algumas delas:
- Espaço próprio
- Quiosque em um shopping
- Localizado próximo a clubes destinados ao público fitness e saudável.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa
3 – Defina seu quadro de colaboradores
O número de colaboradores pode variar de acordo com a estrutura do empreendimento e horário de funcionamento da loja. Dependendo do horário de funcionamento e da demanda que surgirá ao longo do dia, podem ser necessários dois turnos de trabalho e a contratação de mais colaboradores.
Normalmente, o empreendedor que deseja abrir uma casa de sucos precisará:
- Gerente: Deve ter conhecimento de gestão e do processo produtivo. Também será o responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e de supervisão das regras de higiene;
- Manipuladores: Responsáveis por todo o processo de produção dos sucos;
- Atendentes: Responsáveis pelo atendimento ao público;
- Caixa: Responsável pelos meios de pagamento.
- Imagem de uma mulher fazendo sucos naturais depois que ela decidiu abrir uma casa de sucos
4 – Monte uma boa estrutura
Para abrir uma casa de sucos, o empreendedor deverá optar por um estabelecimento que tenha uma estrutura mínima de 35m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Esta etapa do processo é muito importante e por isso, deve ser dada uma atenção especial. O empreendedor deve se lembrar que o seu estabelecimento servirá como um ponto de encontro e o cliente quer se sentir confortável e satisfeito, não somente pelos produtos oferecidos. Por isso, concentre um pouco dos seus esforços em elaborar um bom visual interno.
Alguns dos equipamentos necessários são:
- Ar-condicionado e/ou ventiladores;
- Cortador de frios;
- Estufas;
- Expositores térmicos de balcão;
- Fogão industrial;
- Forno elétrico;
- Freezer;
- Geladeira;
- Mesas e cadeiras;
- Processadores de alimentos, liquidificadores industriais ou espremedores industriais de Frutas;
- Sistema exaustor;
- Softwares de gestão;
- Uniformes;
- Utensílios de cozinha (panelas, talheres, pratos, copos, tulipas, toalhas, porta-guardanapos).
- Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.
5 – Procure bons fornecedores
Na hora de escolher os fornecedores, é ideal que priorize-se organizações regionais ou famílias distribuidores, assim a economia da região é beneficiada com as atividades da sua empresa, uma prática sustentável e justa.
A preocupação com o meio ambiente também deve ser levado em consideração no momento de escolha dos fornecedores, para saber se as diretrizes sociais e ambientais estão alinhadas com a da sua marca
Alguns fatores que devem ser analisados para a escolha de um fornecedor:
- Distância física;
- Referências;
- Custo do frete;
- Qualidade
- Capacidade de fornecimento;
- Preço;
- Prazo;
- Forma de pagamento e de entrega.
Passo a passo de como abrir uma casa de sucos
1 – Identifique o tipo de atividade
Primeiro, é preciso identificar o segmento de atividade que a sua casa de sucos atuará. Existem três designações. No entanto, a que mais se enquadra à sua empresa é o comércio.
- Indústria: É caracterizado pela transformação de matéria-prima em produtos a serem comercializados posteriormente.
- Comércio: Já o comércio é o responsável pela venda dos produtos.
- Serviços: O terceiro ramo de atividade é a prestação de serviços.
2 – Escolha a natureza jurídica
É indispensável que você verifique a natureza jurídica do mesmo, pois te ajudará a definir o regime jurídico que o seu serviço se enquadra.
Informar a natureza jurídica no ato de formalização do seu negócio é importantíssimo, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Confira alguns tipos de naturezas jurídicas:
- Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui a empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
- Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda empresa que contribui com moeda para formação de capital social e realização da constituição empresarial;
- Sociedade Simples (SS): Exploram atividades de prestação de serviços decorrentes de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim desempenhar suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
- Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas livremente. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
- Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.
3 – Defina o porte da empresa
É importante definir o porte da empresa. Uma das principais características para definir esta questão é o faturamento bruto da mesma.
- Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o empresário participe como sócio ou titular de outra empresa;
- Microempresa (ME): É permitido a empresários individuais e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
- Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.
4 – Reúna a documentação necessária
É preciso apresentar alguns documentos na hora de abrir qualquer empresa. Estes documentos possuem prazos a serem cumpridos, pois possuem data de validade. Por isso indicamos que nesta etapa você busque a ajuda de um contador especializado no ramo e que atente-se aos prazos.
Confira os documentos necessários para abrir uma casa de sucos:
- CNPJ;
- Cópia autenticada do RG e CPF;
- Folha espelho do IRPF;
- IPTU do imóvel;
- Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
- Alvará de funcionamento;
- Entre outros documentos específicos da cidade.
Documentos necessários para abrir uma casa de sucos com sócios
Caso você esteja pensando em abrir uma casa de sucos com sócios, além dos documentos citados, será necessário apresentar estes outros, de todo o corpo societário:
- 1 cópia simples do comprovante de residência;
- Certidão de casamento (se casado);
- 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
- 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.
5 – Abra um CNPJ
Após o registro na Junta Comercial, você receberá o NIRE, um Número de Identificação do Registro de Empresa. Este número será solicitado na hora de entrar no site da Receita Federal ao abrir o CNPJ.
Depois você fará o download do Programa Básico de Entrada. O próximo passo é preencher e enviar o documento pessoalmente ou pelos Correios para a Receita Federal;
6 – Emita o Alvará de Funcionamento
O Alvará de Funcionamento é um documento que indica que a sua casa de sucos pode exercer as funções no local em que você deseja instalar.
O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por algum outro Órgão Governamental Municipal, e pode ser solicitado gratuitamente pela internet, na maioria dos Estados.
Por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades econômica, pois cada atividade necessita de um tipo de Alvará diferente
Alguns dos documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:
- Planta do imóvel onde você pretende abrir seu negócio;
- Cópia do recibo do IPTU pago;
- CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
- Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, obtido na Secretaria das Finanças;
- O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
- Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
- Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
- É necessário destacar que a documentação exigida pode variar de acordo com as exigências de cada Município ou com as atividades exercidas.
Baixe o e-book “Como abrir uma empresa?”
Como vimos, abrir uma casa não é nada fácil e exige muitas burocracias. Mas o Abertura Simples vai desburocratizar isso para você! Faça o download gratuito do nosso e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso ao conteúdo exclusivo com o passo a passo para abrir seu próprio negócio. O material é disponibilizado gratuitamente. Baixe agora mesmo!
Abertura simples
Nós, do Abertura Simples , realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma casa de sucos realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, prestadores de serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicar abaixo.
No comment yet, add your voice below!