Confira essas dicas e saiba como abrir uma casa de sucos | Abertura Simples

Quer abrir uma casa de sucos? Então confira essas dicas e tenha muito sucesso em seu negócio

Está pensando em abrir uma casa de sucos? Embora não sejam novidades no comércio brasileiro, as casas especializadas em sucos de frutas têm conquistado cada vez mais clientes que buscam uma alimentação saudável e tem prazer em saborear um suco natural preparado na hora. Continue lendo:

SOBRE O MERCADO

Esse tipo de estabelecimento tem se popularizado bastante nos dias atuais. A casa de sucos tem se tornado ponto de encontro da população e a grande diversidade de frutas e legumes amplia o leque de opções que podem ser oferecidas.

O aumento de consumo de frutas e sucos naturais é uma tendência mundial que pode ser aproveitada, influenciando o aumento da produção e da qualidade das frutas produzidas.

Segundo o Anuário Brasileiro da Fruticultura 2014 o país figura como o terceiro maior produtor mundial de frutas, com mais de 43 milhões de toneladas produzidas de um total de 340 milhões de toneladas colhidas em todo o mundo, anualmente.

O potencial de consumo de suco de frutas no Brasil está fortemente ligado às mudanças na renda e no comportamento do consumidor. O segmento de sucos (naturais e industrializados) teve um aumento de 10% nas vendas de 2013 em comparação com o ano anterior, respondendo com uma movimentação de cerca de R$ 2 bilhões. Além disso, o mercado de sucos abocanhou uma fatia de 16% referente aos 60 bilhões de litros de bebidas não alcoólicas vendidos no ano passado. (Fonte: ABIR – Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas).

CONFIRA ESSAS 6 DICAS DE COMO ABRIR UMA CASA DE SUCOS DE SUCESSO

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como os serviços e o cardápio que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A seleção do local e do espaço físico necessário para abrir uma casa de sucos é uma decisão muito importante para que o seu empreendimento tenha sucesso.

Dentre todos os aspectos importantes para a escolha do ponto, deve-se considerar prioritariamente a densidade populacional, o poder aquisitivo dos consumidores locais, a concorrência, os fatores de acesso e locomoção, a visibilidade, a proximidade com fornecedores, a segurança e a limpeza do local.

Escolher locais que possuam uma vizinhança com centros clínicos, escolas e faculdades, academias, quadras de esporte, praias, clubes, parques e locais de prática de exercícios físicos auxiliam no acesso do público-alvo podem ajudar muito no sucesso do seu negócio. Além disso, deve ser levado em consideração a proximidade com metrô, pontos de ônibus, estacionamentos, entre outros.

Lembre-se: A instalação da casa de sucos em uma plataforma de “trailer” não altera a natureza jurídica do seu negócio. O estabelecimento está sujeito à mesma regulamentação legal de outra loja qualquer, principalmente no que se refere à fiscalização e à vigilância sanitária.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

O número de colaboradores pode variar de acordo com a estrutura do empreendimento e horário de funcionamento da loja. Dependendo do horário de funcionamento e a demanda que surgirá ao longo do dia, podem ser necessários dois turnos de trabalho e a contratação de mais colaboradores.

Normalmente, o empreendedor que deseja abrir uma casa de sucos precisará:

  • Gerente: Deve ter conhecimento de gestão e do processo produtivo. Também será o responsável pelas atividades administrativas, financeiras, de controle de estoque e de supervisão das regras de higiene;
  • Manipuladores: Responsáveis por todo o processo de produção dos sucos;
  • Atendentes: Responsáveis pelo atendimento ao público;
  • Caixa: Responsável pelos meios de pagamento.

Imagem de uma mulher fazendo sucos naturais depois que ela decidiu abrir uma casa de sucos

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

Para abrir uma casa de sucos, o empreendedor deverá optar por um estabelecimento que tenha uma estrutura mínima de 35m², com flexibilidade para ampliação conforme o desenvolvimento do negócio. Esta etapa do processo é muito importante e por isso, deve ser dada uma atenção especial. O empreendedor deve lembrar-se que o seu estabelecimento servirá como um ponto de encontro e o cliente quer se sentir confortável e satisfeito, não somente pelos produtos oferecidos. Por isso, concentre um pouco dos seus esforços em elaborar um bom visual interno.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • ar-condicionado e/ou ventiladores;
  • cortador de frios;
  • estufas;
  • expositores térmicos de balcão;
  • fogão industrial;
  • forno elétrico;
  • freezer;
  • geladeira;
  • mesas e cadeiras;
  • processadores de alimentos, liquidificadores industriais ou espremedores industriais de frutas;
  • sistema exaustor;
  • softwares de gestão;
  • uniformes;
  • utensílios de cozinha (panelas, talheres, pratos, copos, tulipas, toalhas, porta-guardanapos).

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma casa de sucos, as ações de marketing podem ser feitos dos mais variados jeitos.

Como já dito anteriormente, o empreendedor deve concentrar seus esforços em entregar uma loja visualmente atraente para os seus clientes. Então, investir em uma fachada luminosa, uma boa disposição de mesas e cadeiras, decoração já são considerados como um primeiro passo de divulgação.

Para este segmento, a publicidade poderá ser feita principalmente, nos meios digitais. Hoje, os canais digitais são meios tão importantes quanto os meios tradicionais, e manter-se atualizado é fundamental. Por isso, invista na criação de um bom site e crie perfis na rede sociais. Além disso, o empreendedor pode investir a elaboração de materiais impressos como folders, flyers que podem ser entregues em empresas, vias movimentadas e eventos da área.

Como dica, podemos destacar que esse empreendedor deve sempre buscar novos conhecimentos e inovações para entregar aos seus clientes; precisa considerar a necessidade de criar e consolidar a vantagem competitiva; precisa proporcionar ao cliente um ambiente atraente para o consumo de bebidas saudáveis; disponibilizar um cardápio cheio de opções e por fim, o empreendedor deve atentar-se a qualidade da prestação de serviço, que vai desde o primeiro contado com o cliente até o pagamento.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que a sua loja terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir escritório de consultoria são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • Registro de compra dos alimentos;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma casa de sucos realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]ABRIR UMA CASA DE SUCOS[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta