Skip to content

Como abrir uma empresa em Recife? Passo a passo

O que você verá neste artigo:

Pensando em abrir uma empresa em Recife? Conheça, neste artigo, mais sobre a cidade e aprenda o passo a passo para começar a empreender na região.

Abrir uma empresa em Recife é uma excelente ideia para quem deseja ter uma empresa de sucesso, lucrar muito e crescer. Se esse for o seu sonho, saiba que você está no lugar certo e tem grandes chances de alcançar o sucesso. 

Abrir uma empresa em Recife é o sonho de milhares de habitantes da cidade. Ainda mais por esta ser uma cidade turística, que recebe milhares de turistas todos os dias. E o momento para tirar esse sonho do papel e torná-lo real nunca foi tão perfeito. Afinal, o mercado tem oferecido inúmeras possibilidades de crescimento para todas as áreas. 

Ao decidir empreender em Recife, você precisará sair completamente da sua zona de conforto para lidar com todas as burocracias e tomadas de decisões que fazem parte do dia a dia do empreendedor. Mas, acredite: tudo isso valerá muito a pena e trará bons frutos para a sua empresa.

Com a ajuda da tecnologia, abrir uma empresa em Recife ficou muito mais fácil e rápido. Todo o processo pode ser feito online e não carece de tanta burocracia. É isso mesmo que você leu: pouca burocracia para abrir uma empresa.

Para tornar esse processo mais simples, o Abertura Simples produziu este artigo para te explicar todas as etapas que envolvem a abertura de uma empresa em Recife, bem como tudo o que é necessário para empreender com sucesso. Neste artigo você também vai aprender como um contador em Recife é fundamental em todo esse processo, uma vez que o profissional pode te ajudar na tomada de decisões estratégicas e, consequentemente, ser o impulso que você precisa para prosperar a longo prazo.

Continue lendo!

abrir uma empresa em Recife

Conheça Recife (PE)

Recife é uma cidade brasileira localizada no litoral nordeste do país. Capital de Pernambuco, Recife é a cidade mais populosa e mais povoada de todo o Estado, contando hoje com cerca de 1,6 milhão de habitantes.

Recife também é considerada o centro econômico do estado de Pernambuco, abrigando um parque industrial muito diversificado, que conta com atividades terciárias, serviços atrelados ao turismo e atividades portuárias que contribuem muito para a composição do seu PIB.

No que diz respeito à economia, Recife é a 13º em escala nacional, com um PIB de R$ 52,4 bilhões

Com esses números, ficou claro que Recife apresenta um grande potencial para o empreendedorismo, né? A cidade tem um alto potencial de consumo graças ao aumento do poder de compra de sua população e, também, pelo fato de ser uma cidade turística.

Ideias de negócios para abrir em Recife

Agora que você já sabe o potencial que a cidade de Recife oferece para quem quer empreender, chegou a hora de começar a planejar a sua empresa. 

Você já sabe qual tipo de negócio abrir em Recife? Se ainda não, chegou a hora de tomar essa decisão. A primeira fase do planejamento para abrir uma empresa em Recife é definir o tipo de empresa que deseja abrir. Caso você ainda não tenha uma ideia de qual segmento quer seguir, citamos a seguir alguns dos setores que mais estão em alta na região.

Abrir um serviço de transfers em Recife

Montar um serviço de transfers tem se tornado cada vez mais uma excelente oportunidade de negócio. Principalmente após a pandemia e em cidades turísticas como Recife. O serviço tem ganhado destaque em todo mundo, graças a comodidade e segurança que oferece aos passageiros. 

O serviço de transfer de passageiros, também conhecido como translado, é um tipo de negócio de transporte de pessoas, que leva passageiros de rodoviárias ou aeroportos até hotéis e eventos e vice-versa, por exemplo. Em tudo o que faz, o consumidor tem buscado cada vez mais comodidade, rapidez e segurança, e com a sua locomoção não seria diferente. Por isso, este serviço de transfers de pessoas teve um aumento significativo na sua demanda.

O mercado de serviço de transfer está diretamente ligado às áreas de transporte e turismo. Segundo informações recentes do Portal do Turismo do Ministério do Turismo, a área movimenta bilhões de dólares todos os anos e apresenta perspectiva de expansão do faturamento, principalmente em um cenário pós-pandemia.

Para se dar bem nesse ramo, é preciso verificar qual o tamanho da demanda há na região e Recife em que você deseja atuar. Também é importante fazer uma análise de concorrência e descobrir quais são os principais diferenciais dos seus concorrentes diretos. Esse estudo te mostrará algumas brechas que existem no mercado e que você pode aproveitar para implantar como forma de melhoria na sua empresa.

Abrir uma cafeteria em Recife

As cafeterias fazem parte da rotina de grande parte da população de Recife, o que indica um forte potencial de negócio. Por isso, abrir uma cafeteria em Recife é um investimento muito vantajoso. Afinal, seu negócio não ficará focado em apenas um público mas, sim, atenderá vários deles ao mesmo tempo: turistas, moradores, pessoas que estão viajando a trabalho e muito mais!

Independentemente da condição pela qual a pessoa foi até a sua cidade, ela, com certeza, será atraída pelo cheirinho de café fresquinho. Quem resiste, né?

Este mercado conta com uma forte tendência: as cafeterias climatizadas, que mais do que produtos de qualidade, também oferecem uma experiência memorável para seus clientes. O que é muito atrativo não apenas para os turistas como, também, para os próprios moradores da cidade que, não só farão questão de voltar à sua cafeteria, como também vão indicá-la para terceiros.

Por isso, se decidir abrir uma cafeteria, pense em um ambiente agradável, aconchegante, com cores neutras e uma música ambiente bem tranquila. Variar o cardápio também é uma ótima opção, afinal, Recife é conhecida como uma das cidades mais quentes do país e oferecer bebidas geladas pode ser um dos diferenciais do seu negócio. Acredite: será um sucesso.

abs news

Abrir uma hamburgueria em Recife

As hamburguerias são tendência em todo o país e em Recife não seria diferente. Levando em consideração a rotina corrida do brasileira, que cada vez mais necessita de soluções rápidas e práticas que facilitem seu dia a dia, as hamburguerias se tornaram um refúgio para as necessidades alimentares imediatas.

O setor alimentício movimentou cerca de R$170 bilhões ao ano na última década e vem se reinventando em meio à atual crise econômica no país

Ao abrir uma hamburgueria, o fator de inovação é essencial para o crescimento e sucesso do negócio. Por isso, veja a seguir opções de serviço que você pode oferecer aos seus clientes:

  • Delivery;
  • Take Away e Drive-thru;
  • Dark Kitchen;
  • Novos sabores;
  • Hambúrgueres veganos.

Como empreender em Recife?

Empreender em Recife envolve muitas etapas, sendo que a maioria delas pode ser feita de forma online, sem dor de cabeça. Para que uma empresa funcione 100% regularizada, você precisará cumprir uma série de exigências e reunir uma série de documentos que garantirão sua segurança enquanto marca, bem como a de seus clientes e funcionários.

Além disso, também é necessário ter um panorama das habilidades administrativas e financeiras da empresa. Com esses conhecimentos e um negócio bem estruturado, será possível tirar todos os seus projetos do papel, fazendo com que eles deixem de ser um sonho e se tornem uma realidade bem gratificante.

Para facilitar essa jornada, listamos a seguir algumas qualidades que todo empreendedor deve ter!

Tenha uma ideia de negócio inovadora

Os quatro cantos da cidade oferecem oportunidades de crescimento e contam com uma demanda gigantesca. É óbvio que, neste cenário, a concorrência será enorme. Por isso, se você quer que sua empresa em Recife tenha muito sucesso, será necessário investir na inovação como uma forma de se diferenciar da concorrência.

Caso você já exerça alguma atividade que goste e desempenhe bem, ou tem alguma habilidade específica, e acredito que isso pode se tornar um negócio lucrativo, invista! Trabalhar com algo que gosta ou já domina é um ótimo caminho para o sucesso.

Agora, se você ainda não tem uma ideia de negócio, nem imagina algo que gostaria de fazer, a abordagem precisa ser diferente. Neste caso, é preciso enxergar sua empresa como uma solução, criando uma lista de problemas que ela poderia solucionar com base em todas as suas expertises e experiências.

Por que seu cliente deve escolher você, ao invés do seu concorrente? Essa é a pergunta que você deve responder, sendo ideal que consiga ser o mais específico possível em sua resposta, a fim de atingir uma proposta inovadora. Desta forma, você conseguirá começar a agregar valor ao negócio. 

Tenha um plano de negócios

Uma empresa de sucesso precisa ter um plano de negócios para conseguir basear todas as suas ações e decisões. Este é um documento muito importante, pois descreve, detalhadamente, todas as ações que envolvem criação, construção, desenvolvimento e resultados de um negócio, independentemente se ele está em processo de abertura ou deseja apenas expandir suas atividades. 

O plano de negócios faz a empresa ganhar vida. Por isso, nele devem estar descritos todos os detalhes que envolvem sua empresa. O documento é composto, na maioria das vezes, por seis partes, que podem ser subdivididas em outros tópicos. Essas categorias dependerão da complexidade e do tamanho da empresa que você pretende abrir em Recife. 

O plano de negócios de uma empresa é composto pelas seguintes seções:

  • Sumário executivo;
  • Análise de mercado;
  • Planejamento operacional;
  • Análise da concorrência;
  • Planejamento financeiro;
  • Análise de fornecedores.
abrir uma empresa em Recife

Aprenda a precificar seus produtos e serviços

Você já sabe como funciona o processo de precificação dos produtos ou serviços que sua empresa vai oferecer? Essa é uma etapa super importante e determinante durante o processo de abertura da empresa.

A precificação deverá levar em consideração que os preços cobrados devem cobrir todos os custos de produção, distribuição, encargos e, ainda, te proporcionar algum lucro.

Para que isso seja possível, é preciso ter um método de precificação. Isso tornará o processo de cálculo de venda muito mais fácil e prático. Além disso, também te dará uma margem de possíveis valores de desconto, caso seja necessário durante a negociação da venda.

Esteja sempre atualizado

Empreender em Recife vai exigir que você esteja sempre atualizado acerca do que está acontecendo no mercado ao qual seu negócio está inserido. Também é preciso que você esteja por dentro de todas as tendências e novidades.

Para isso, recomendamos que você faça cursos especializados, participe de feiras de empreendedorismo e eventos voltados para o seu mercado. Fazer networking com possíveis parceiros de negócios também é indispensável, pois isso te manterá ativo no mercado.

Dessa forma, sua empresa tem mais um recurso para se manter um passo à frente no mercado competitivo. 

Como abrir uma empresa em Recife?

Agora que você já conhece os setores em potencial e já sabe como ser um bom empreendedor, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar o processo para abrir empresa em Recife. Continue a leitura!

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir uma empresa em Recife é identificar o segmento da atividade que você deseja. Para isso, existem três distinções:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

Após identificar o segmento de atividade, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas.
Abra a sua empresa com quem é referência no Brasil. Abra a sua empresa no Abertura Simples! Saiba mais!

3 – Defina o porte da empresa

Após a definição da natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte do seu negócio. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna a documentação necessária

Para abrir uma empresa em Recife você precisará apresentar alguns documentos obrigatórios. Alguns deles possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir empresa em Recife!

Confira a seguir alguns dos documentos para abrir uma empresa:

Para os sócios

Caso você decida abrir empresa em Recife com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele devem estar descritos a participação de cada um dos sócios da empresa, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

5 – Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua empresa só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado do Pernambuco.

6 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma empresa em Recife é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

7 – Solicite o Alvará de Funcionamento

Um Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a empresa pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

O empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. Este documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento em Recife são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.
abrir uma empresa em Recife

Como contratar funcionários para uma empresa em Recife?

Agora que sua empresa já está aberta, chegou a hora de tocar o negócio e, com isso, surge a necessidade de contratar funcionários para te ajudar na gestão e nas rotinas da empresa.

Confira a seguir os documentos necessários para registrar um colaborador na sua empresa em Recife:

  • RG, CPF ou CNH;
  • Carteira de trabalho;
  • Título de eleitor;
  • Comprovante de residência;
  • Exame admissional;
  • Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos;
  • Valor do salário;
  • Cargo em que será registrado;
  • Horário de trabalho.

Quanto tempo demora para abrir uma empresa em Recife?

Com toda a documentação entregue e aceita, as informações serão enviadas para a Receita Federal e a Junta Comercial. A partir daí, é dado início ao processo de abertura da empresa em Recife.

A aprovação leva cerca de 3 a 5 dias úteis após o envio da documentação. Após este prazo, você terá em mãos o número do seu CNPJ. Para emitir suas notas fiscais em Recife, será necessário realizar um cadastro na Rede Simples. 

Além disso, para abrir uma empresa em Recife, também será necessário realizar a Análise Prévia da Viabilidade de Localização, a fim de obter o alvará de funcionamento. Essa análise determina se a empresa poderá, ou não, utilizar determinado imível para o tipo de comércio desejado.

Preciso de contador para abrir empresa em Recife?

Sim. Para que você tenha êxito e garanta que o seu negócio funcione 100% regularizado, é extremamente importante contratar um contador para abrir uma empresa em Recife!

Contabilidade em Recife

Um escritório de contabilidade em Recife é extremamente necessário para você que está pensando em abrir uma empresa na região. Isso porque, algumas funções como o controle e a coordenação da vida financeira do seu negócio exigem o auxílio de profissionais especializados no assunto.

Se você quer que a sua empresa se mantenha regularizada e em constante crescimento, então você precisará do auxílio de um bom contador em Recife.

O que faz um escritório de contabilidade em Recife?

O contador em Recife é o responsável por toda a área financeira, econômica, tributária e patrimonial de uma empresa. Suas principais funções são:

  • Controle do fluxo de caixa e estoque;
  • Gestão de processos contábeis;
  • Preenchimento e envio de obrigações acessórias;
  • Escrituração de documentos e livros de entradas e saídas da empresa;
  • Emissão, registro de notas fiscais e pagamentos de impostos;
  • Entre outras funções.

Além disso, o contador também pode ser um grande parceiro estratégico, te ajudando na tomada de decisões e no gerenciamento do seu negócio. Um bom profissional pode te ajudar no planejamento estratégico e na elaboração de relatórios gerenciais, atuando como um verdadeiro consultor da sua empresa.

Abertura Simples

O Abertura Simples conta com parceria com escritórios de contabilidade em Recife que realizam todo esse processo para você que deseja abrir uma empresa na região. Assim, você pode realizar seu sonho de forma rápida, simples, segura e sem dores de cabeça.

Entre em contato com nossos representantes e saiba como ter o auxílio de um escritório de contabilidade para sua empresa em Recife!

Baixe o e-book completo “Como abrir uma empresa”

Abrir uma empresa demanda de muitos processos, como você pôde perceber ao longo deste artigo. Mas, o Abertura Simples descomplica todas essas etapas para você. Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e confira o passo a passo para começar a empreender em Recife. Baixe agora mesmo, é grátis!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!