Que tal abrir uma loja de suplementos? Saiba tudo aqui para ter sucesso nos negócios!

 em Novos Negócios

Você já pensou em abrir uma loja de suplementos? É certo que o mercado de produtos ligados à suplementação alimentar e voltados para a prática de exercícios têm conquistado cada vez mais os brasileiros. É crescente o número de academias e de praticantes de musculação, entre outros esportes de alto desempenho.

Além disso, o uso de uma boa suplementação é indicado por muitos nutricionistas, afim de auxiliar no ganho de massa muscular ou perda de gordura corporal.

Se você tem afinidade por essa área e pensa em abrir uma loja de suplementos, saiba que é preciso muito mais do que ter investimento e vontade de começar. Pensando nisso, o Abertura Simples criou um artigo com todas as informações que você precisa saber, antes de tirar os seus planos do papel. Confira.

Tudo o que você precisa saber para abrir uma loja de suplementos:

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua loja, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio?
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?
  • Quem serão os seus principais clientes?
  • Onde será localizada a empresa?
  • O montante de capital a ser investido?
  • Qual será o faturamento mensal?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Para saber com detalhes o porquê é necessário um plano de negócios e como organiza-lo, confira nossa matéria especializada no assunto clicando aqui.

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Escolha o local

A localização de uma loja de suplementos é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento para abrir uma loja de suplementos, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir a sua loja de suplementos já tiver alguma outra com a mesma segmentação que a sua, talvez seja um grande risco investir ali. Mas, se não há nenhuma por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.

É sempre sugerido que as pessoas que estão tomando suplemento façam atividades físicas, sendo indicado (normalmente) as academias. Por isso, uma opção interessante é montar sua loja próxima à esse tipo de negócio, ou até mesmo dentro delas.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua loja de suplementos poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

foto de uma loja com produtos na prateleira, representando como abrir uma loja de suplementos

Equipamentos e estrutura

Os equipamentos e a estrutura da sua loja, dependem do serviço a ser oferecido. A estrutura para se montar uma loja de suplementos é bem semelhante a um supermercado. É necessário possuir:

  • Espaço da área de vendas (exposição dos produtos, caixa, empacotamento e entrega);
  • Espaço da área administrativa (escritório);
  • Espaço para acondicionar o estoque;
  • Espaço da área para os vestiários/banheiros.

Estudos indicam também que a decoração de uma loja é resultado do conjunto de detalhes definidos no projeto arquitetônico. Mobiliário, pintura, iluminação, revestimentos, tudo é importante para o efeito final que se pretende.

Os equipamentos básicos são:

  • Balcões;
  • Gôndolas ou prateleiras;
  • Freezer;
  • Câmara Fria (quando o empreendimento for maior);
  • Computadores;
  • Impressora;
  • Telefone;
  • Máquina TEF;
  • Máquina eletrônica de cartões de crédito.

Divulgação e dicas

A divulgação do seu negócio é muito importante, e não pode ser deixada de lado. É algo que varia de acordo com o seu tipo de negócio. Se estiver localizado em bairro residencial, a forma tradicional de entrega de panfletos e parcerias com outros empreendimentos locais, são boas aliadas. Divulgue sua loja de suplementos na internet, pesquise qual o tipo de rede social usada pelo seu público alvo, crie um site com informações e preços.

Lembre-se, uma loja de suplementos cuida da saúde das pessoas, então o empreendedor deve estar sempre atualizado sobre as tendências desse ramo para poder oferecer o melhor para o seu cliente. É essencial ter profissionais qualificados na sua equipe, que incentivem o aluno nas práticas que promovam o bem-estar.

Documentação necessária

Os documentos necessários para abrir uma loja de suplementos são simples:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua loja seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie sua loja de suplementos com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

foto de três mulheres fazendo exercício, representando como abrir um estúdio de pilatesfoto de dois adultos e uma criança fazendo compras, representando como abrir uma loja de conveniência