Skip to content

Abrir uma loja em casa: passo a passo completo

O que você verá neste artigo:

Está planejando abrir uma loja em casa, mas ainda não sabe por onde começar? Esse é um tipo de negócio que é uma ótima opção para aqueles empresários que ainda não possuem capital suficiente para investirem uma loja externa, mas mesmo assim, ainda querem iniciar a sua própria empresa.

Aquele espacinho extra em casa pode ser uma ótima forma de começar a ganhar dinheiro empreendendo. Com certeza você já viu ou conhece negócios que foram constituídos na própria garagem dos empreendedores: brechós, vendas de doces, serviços de encomenda, lanchonetes e diversos outros.

Abrir uma loja em casa é uma ótima ideia. Porém, é preciso ter muito planejamento, organização financeira, dedicação e disponibilidade de espaço.

Pensando em tudo isso, nós, do Abertura Simples, reunimos dicas infalíveis neste guia para você, futuro empreendedor, ter muito sucesso com a sua loja em casa. Continue lendo para saber mais.

abrir uma empresa em casa

Abrir uma loja em casa: o que eu preciso saber para ter sucesso?

É verdade que montar uma loja em casa demanda um valor de investimento relativamente baixo. Afinal, ao contrário de um ponto de venda, os custos com aluguel, energia, água e outras contas já estão inclusos.

Além disso, abrir uma loja em casa demanda diversas etapas burocráticas e processos bem parecidos com o procedimento de abertura de qualquer outro negócio. Por isso, é preciso ter bastante atenção. E, claro, contar com a consultoria de um contador especializado em abrir loja em casa para te ajudar nesta importante etapa.

Defina com que tipo de produto você vai trabalhar

O primeiro passo para abrir uma loja em casa é definindo o tipo de produto que você irá comercializar. Essa talvez seja uma das decisões mais importantes para o sucesso do empreendimento. E, para acertar, é necessário considerar o público-alvo, concorrência, aspectos da região onde você more, os hábitos da vizinhança, entre outros.

Não existe uma resposta certa ou um tipo de produto ideal para comercializar ao abrir uma loja em casa. O importante é que você se identifique com ele e crie diferenciais para que ele tenha destaque em sua região.

Defina o seu público-alvo

Tão importante quanto o primeiro passo, é determinar quem serão as pessoas para quem você vai vender os seus produtos. Por isso, estude, pesquise e defina bem quem será o seu público. Essa ação fará com que todas as estratégias que você criar futuramente, sejam mais assertivas, pois você terá um público-alvo muito bem definido.

Quando você conhece sua persona e entende bem a sua necessidade, fica muito mais fácil atender exatamente as demandas desses consumidores na região.

Elabore um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre o mercado no qual a empresa está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer.

Além disso, é no plano de negócios que o empreendedor também deve detalhar a questão financeira e os recursos humanos que envolverão o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes na região, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

Ter um plano de negócios em sua empresa é primordial, pois é por meio dele que você poderá se guiar na tomada de decisões. Por isso, tenha o máximo de atenção nesta etapa!

Estabeleça o local certo

O quarto passo para abrir uma loja em casa é escolher e designar um local adequado só para isso. Pode ser um quarto nos fundos, garagem, sala. O que mais vale é que esta seja uma área onde os seus clientes estejam confortáveis para escolher os produtos, sem qualquer tipo de invasão ou constrangimento.

Equipamentos

Os equipamentos necessários para abrir uma loja em casa dependerá muito do tipo de negócio e também, da sua necessidade inicial. É muito importante pensar nos detalhes e em como você vai distribui-los no local escolhido. Mas, basicamente, alguns dos equipamentos necessários são:

  • Computador;
  • Impressora fiscal;
  • Impressora;
  • Balcão de atendimento;
  • Caixa registradora e leitor de código de barras;
  • Armários e prateleiras;
  • Entre outros.

Divulgação e dicas

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja abrir uma loja em casa, o uso das estratégias de marketing de qualidade pode funcionar como fatores determinantes para o sucesso de um negócio.

A primeira regra antes de divulgar uma empresa de serviços é fazer a definição do seu público alvo, conforme o serviço prestado. Depois dessa definição, o próximo passo é partir para os investimentos mais adequados para este fim. O empreendedor poderá utilizar das mais variadas ações de comunicação para tornar o seu serviço conhecido. Ele poderá utilizar os materiais impressos, como por exemplo, cartões de visita, flyers e folders. Além disso, ele também poderá desfrutar dos benefícios dos meios digitais, com a criação de um perfil nas redes sociais onde ele divulgará a sua empresa.

Como dica de negócio, é recomendado realizar com frequência pesquisas de mercado, público-alvo e concorrência para tentar identificar pontos de desejo que ainda não foram entregues por ninguém no mercado e claro, oferecê-los em seu negócio como diferencial.

Dúvidas na hora de abrir sua empresa? Consultoria gratuita

Como abrir uma loja em casa?

Além dos pré-requisitos básicos como espaço, equipamentos e utensílios, abrir uma loja em casa exige uma série de etapas burocráticas a serem cumpridas para que seu negócio funcione 100% regularizado. Confira a seguir quais são e conte com a ajuda do Abertura Simples em cada uma delas!

1 – Escolha um tipo de atividade

O primeiro passo para, de fato, dar início ao processo de abertura de uma empresa em casa é identificar o segmento de atividade em que deseja atuar. Hoje, existem três opções para o empreendedor:

  • Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra fiscal ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que transforma matéria-prima em materiais para comércio;
  • Comércio atacadista: direcionado para lojistas e varejistas, voltado sempre ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

O segundo passo é definir o tipo de natureza jurídica para sua empresa. Trata-se do regime jurídica no qual a empresa se enquadra e, por isso, essa é uma etapa indispensável. Cada uma das modalidades a seguir possui diferentes formas de aplicação de normas e de cobrança de tributação. Por isso, é importante ter o máximo de atenção e contar com o auxílio de um contador especializado em abertura de empresa em casa.

  • Empreendedor Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA):  É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS):  Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comercio, e sim exercício suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima:  Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim dividir em ações. Essas ações podem ser transacionadas eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI):  Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

Definida a natureza jurídica da sua empresa em casa, é hora de escolher o porte dele. As opções devem sempre ser escolhidas de acordo com o seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R $ 81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R $ 360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R $ 360 mil e vai até R $ 4,8 milhões.
abrir uma empresa em casa

4 – Separe a documentação necessária para abrir uma empresa em casa

Mesmo que se trate de uma empresa aberta em sua própria residência, o processo de abrir uma empresa em casa também possui uma obrigatoriedade de apresentação de documentos importantes. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, por isso, preste o máximo de atenção às exigências dos órgãos competentes.

Geralmente, são solicitados os seguintes documentos de todos os sócios, caso a sua empresa conte com regime societário:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

O indicado é que se consulte, com antecedência, a Junta Comercial da sua região para verificar quais são as exigências referente aos documentos. Eles poderão variar de acordo com cada Estado.

5 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é um documento que funciona como uma permissão para que a empresa exerça as suas atividades. Todos os tipos de empresa precisam deste Alvará para atuar, mesmo que seja um e-commerce que dependa de uma sede física para estoque.

O Alvará de Funcionamento é emitido pela Prefeitura Municipal ou por outro órgão governamental municipal. Por meio dele, é necessário comprovar que a sua empresa reúne todas as condições exigidas por lei.

A maioria dos Estados permite com que o pedido do Alvará seja realizado pela internet. Porém, em alguns locais, ainda é necessário o comparecimento até a prefeitura ou à uma divisão específica dela.

6 – Registre a empresa na Junta Comercial

Para que a sua empresa em casa funcione legalmente, é preciso registrá-la na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do Estado.

Este registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Para isso, é necessário apresentar no cartório os documentos citados no item 4 deste artigo, adicionados dos documentos que podem ser exigidos de acordo com a região em que a empresa se localiza.

Abra a sua loja em casa agora mesmo!

Abrir uma loja em casa é sinônimo de mais conforto, facilidade e economia. Por isso, o Abertura Simples está aqui para te ajudar nesta importante etapa. Confira o vídeo no início da página, onde explicamos também como abrir uma loja em casa com o investimento mais baixo, mas resultados de sucesso!

Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” para ter acesso ao passo a passo de como abrir uma loja em casa. Baixe agora mesmo, é grátis!

baixe nosso ebook: como abrir uma empresa? ebook completo. Clique aqui!

Abertura Simples

Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja abrir uma loja em casa realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!