Guia completo para criar um bom negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você tem uma renda e quer se tornar um empreendedor? Saiba que, neste guia, você aprenderá tudo o que é necessário para criar um bom negócio

Ser o próprio chefe, criar algo inovador, oferecer trabalho para outras pessoas e ter uma boa lucratividade. O sonho de ter um bom negócio é algo cada vez mais comum entre os brasileiros.

Uma pesquisa realizada pela MindMiners, encomendada pelo PayPal, constatou que 66% dos brasileiros querem abrir uma empresa para ter mais autonomia e liberdade. O estudo foi realizado em 2017 e entrevistou 300 homens e mulheres que querem empreender.

Contudo, apenas querer abrir um negócio não é garantia de que realmente isso possa ser colocado em prática ou que possa proporcionar sucesso. Empreender é muito mais do que sonhar, é necessário prática e muito estudo.

Justamente por isso o portal Abertura Simples decidiu produzir este guia com tudo o que é necessário para ter um bom negócio. Por aqui, você aprenderá:

  • O que caracteriza um bom negócio?
  • Como desenvolver um bom negócio?
  • 5 exemplos de bons negócios no Brasil
  • O que é necessário para abrir um negócio no Brasil?
  • Quais são as características de um bom empreendedor?

Boa leitura!

O que caracteriza um bom negócio?

Falar sobre um bom negócio pode ser algo muito abstrato. Afinal, o conceito de sucesso pode ser algo pessoal. No entanto, é interessante pensar em um bom negócio a partir de algumas características que realmente são efetivas. Podemos características um bom negócio, como:

Vantagem competitiva

Um bom negócio é aquele que consegue oferecer um produto ou um serviço que é visto como superior ao que é ofertado no mercado. A empresa pode ter vantagem competitiva em muitos itens, como preço, qualidade, atendimento etc.

Liderança no mercado

Ser líder no mercado significa que a marca conseguiu atingir um patamar muito elevado.  Ela conseguiu atingir grande público no mercado e é vista por todos como referência no seu segmento.

Alta lucratividade

Tendo vantagem competitiva e liderança no mercado, a empresa conseguirá ter alta lucratividade. No entanto, é interessante enfatizar que isso só será possível se a gestão financeira da empresa for realmente eficiente.

Propósito bem definido

Outra característica relevante de um bom negócio é ter um propósito bem definido. Neste caso, a empresa sabe porque existe, qual seu papel na sociedade, qual impacto quer gerar no seu público. Tudo isso é importante ter definido, pois é repassado para o consumidor e para o mercado de forma clara e objetiva.

Responsabilidade social

Uma empresa de sucesso não se trata apenas de dinheiro, mas também de responsabilidade social. É essencial que o empreendimento saiba que tem um impacto na sociedade e que atue para que seja cada vez mais positivo.

Conheça 5 exemplos de bons negócios no Brasil

Para entender como as características citadas acima são colocadas em práticas pelas empresas de sucesso, confira cinco negócios brasileiros que fazem sucesso tanto no Brasil quando em outros países.

1.Cielo

Empresa brasileira de serviços financeiros, a Cielo atua como multibandeira e é responsável por capturar, transmitir e realizar a liquidação financeira de transações com cartões de crédito e débito. Em 2014, a empresa conquistou 1,4 milhões pontos de vendas espalhados por mais de cinco mil municípios brasileiros.

2. Oi

A principal telefonia fixa e a quarta operadora de telefonia móvel no Brasil, a Oi obteve uma receita de 7,2 bilhões de dólares em 2017. A empresa, atualmente, foca seus esforços em serviços com maior taxa de retorno, como fibra, pós-pago e corporativo.

3. Grupo Pão de Açúcar

A companhia brasileira de distribuição atua no comércio varejista há 71 anos. Considerada a maior varejista do Brasil, a empresa fatura, anualmente, cerca de 70 bilhões. Além das ótimas cifras, a empresa atua com diversos programas sociais, por exemplo, oferecendo emprego para pessoas da terceira idade.

4. Havaianas

Não precisamos nem apresentar, certo? Mas vamos recapitular alguns pontos. A marca de sandálias de borracha produzidas por uma empresa Itaúsa, produz cerca de 120 milhões de sandálias e já virou marca registrada dos brasileiros no exterior.

5.Natura

Inaugurada em 1969, a Natura se destaca tanto por seus produtos de qualidade quanto por ter um propósito bem definido. A sustentabilidade é um dos seus principais pilares e isso é transmitido em todas as suas campanhas. Este ano, ela anunciou a aquisição da Avon e, com isso, se tornou a quarta empresa mais importante do seu setor.

Afinal, como desenvolver um bom negócio?

Agora que você já sabe quais são as características de um bom negócio e alguns dos negócios mais prósperos do Brasil, pode ser que tenha interessante em entender como desenvolver um. Pensando nisso, vamos compartilhar, a seguir, algumas dicas fundamentais.

Tenha uma ideia inovadora

Talvez você tenha o dinheiro para investir em um negócio, mas ainda não tenha uma boa ideia. Neste caso, é fundamental que você faça uma autoanálise para entender quais são suas paixões. Faça uma lista e veja se entre o que você ama há algum problema que pode ser resolvido com um produto ou serviço.

Valide sua ideia no mercado

Você pode ter encontrado uma ideia incrível, mas será que ela realmente pode prosperar? A resposta para isso pode ser encontrada por meio de uma validação.

Para fazer uma, você precisará realizar uma análise realista; buscar feedbacks sinceros; desenvolver protótipo do produto, conhecido também como um Mínimo Produto Viável (MPV), construir uma identidade e fazer uma pesquisa de opinião com seu público-alvo.

Desenvolva um plano de negócio

O plano de negócio é um documento essencial para qualquer empreendedor. Nele é necessário reunir informações estratégicas, como: o que é o negócio, como será desenvolvido, qual sua missão, visão e valores, quanto será necessário investir, quantos funcionário será necessário contratar, qual é o cenário favorável e desfavorável para o negócio, quem serão os fornecedores, quem é o público-alvo etc.

Conheça seu público-alvo

A partir das informações do plano de negócio, você já terá uma noção de quem é seu público-alvo. No entanto, você deverá ir além. É interessante desenvolver uma pesquisa de mercado para ter o conhecimento de informações, como faixa etária, gênero, localização, profissão, hábitos e por aí vai. As informações são relevantes, pois permite que você possa desenvolver um produto adequado e ainda uma comunicação estratégica.

Crie uma estratégia de marketing

A empresa precisará se comunicar muito bem com o seu público-alvo para conseguir atraí-lo e fidelizá-lo. Para isso, todas as informações conquistadas na pesquisa de mercado serão indispensáveis. A partir delas, o empreendedor poderá desenvolver um plano de marketing, que definirá o posicionamento da marca no mercado e quais ações serão necessárias executar.

Coloque sua ideia em prática

Após executar todos os passos mencionados acima, chegou a hora de colocar a ideia em prática. Será necessário realizar todo o processo de formalização, enfrentar burocracia etc (vamos explicar um passo a passo mais adiante).

Quais são as características de um bom empreendedor?

O renomado pesquisador Louis Jacques Filion explica que o empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões, ou seja, ele pensa, planeja e age. Em todos esses processos, é essencial que a pessoa desenvolva suas tarefas levando em consideração algumas características de empreendedores de sucesso.

Afinal, existem alguns atributos que permitem ter uma postura mais decisiva e uma visão mais estratégica para obter o sucesso. Sabendo da importância de conhecer as características de empreendedores de sucesso, decidimos selecionar, com a ajuda do Sebrae, 5 características que todos novos empreendedores devem desenvolver. Vamos lá?

Iniciativa

Uma característica que pode ser encontrada em empreendedores de sucesso é a iniciativa para enxergar oportunidades em lugares que poucas pessoas procuraram. Além disso, ele também tem iniciativa para ir em busca do que realmente deseja. Uma pessoa empreendedora jamais vai esperar que os outros resolvam seus problemas. Ela tem total clareza que precisa buscar seu sucesso e não esperar que o sucesso venha até ela.

Persistência

Empreender é um caminho muito longo no qual o profissional irá se deparar com vitórias e fracassos. É bem provável que em determinados momentos ele pense em desistir. Contudo, sua vontade de conquistar o sucesso é muito maior. Então, ele encontra dentro de si recursos para seguir adiante. A executiva Lisa M. Amos explica que “os empreendedores falham, em média, 3,8 vezes antes do sucesso final. O que separa os bem-sucedidos dos outros é a persistência”.

Buscar informações

Atento ao mercado, o empreendedor se envolve pessoalmente na análise do cenário no qual está inserido. Por isso, ele está sempre se atualizando e pesquisando sobre seus clientes, fornecedores e sobre o próprio negócio. Ele realiza constantemente pesquisas de mercado, participa de congressos, eventos e também faz cursos para se manter atualizado.

Exigência de qualidade

Os profissionais com característica empreendedora desenvolvem métodos que são capazes de mensurar a qualidade de todo o processo de produção de um produto ou serviço. Eles ainda estão sempre procurando maneiras de fazer as coisas com mais agilidade, menos custos e com mais qualidade.

Rede de contatos

Nomes renomados do empreendedorismo sabem que, vivendo em sociedade, não é possível conquistar o sucesso sozinhos. Sendo assim, todos possuem uma boa rede de contato.

Eles frequentam eventos, congressos e festas sociais do setor no qual estão inseridos procurando conhecer novas pessoas.

Os contatos são extremamente importantes para os empreendedores, pois, além de permitirem ter acesso às novidades do mercado, podem possibilitar novas parcerias e negócios.

O que é necessário para abrir um negócio no Brasil?

Abrir uma empresa, no Brasil, não é um processo simples. Por isso, a recomendação é reunir os documentos necessários e procurar um contador de confiança para que ele possa realizar a abertura da empresa, junto com os órgãos competentes.

Lembrando que o contador será seu maior aliado para manter e organizar suas finanças, bem como para lidar com as burocracias.  Contudo, caso o empreendedor queira abrir a empresa sozinho, ele deve realizar os seguintes passos:  

Elabore um contrato social: será necessário realizar um contrato social para definir a participação de cada um dos sócios, as atividades realizadas pela empresa, o nome etc.

Registre sua marca: o registro da marca deve ser realizado junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Para isso, será necessário entrar no site do INPI, realizar o depósito da marca e preencher os formulários.  Em seguida, é necessário aguardar o exame formal, solicitar a publicação do pedido e realizar o pagamento da taxa. Depois, é só aguardar o registro.

Vá até uma Junta Comercial: em seguida, você deverá ir até um cartório jurídico ou na junta comercial da cidade a para registrar sua empresa.

Tire seu CNPJ: após o registro na Junta Comercial, você receberá um Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será necessário para entrar no site da Receita Federal e tirar o CNPJ. No site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realize a impressão, preencha e envie pelos correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente. 

Tire o alvará de funcionamento: todo estabelecimento necessita de uma licença prévia do município para poder atuar. O alvará de funcionamento é um documento que autoriza a empresa de exercer suas atividades. Ele deve ser solicitado na prefeitura ou em outro órgão governamental municipal.

O empreendedor precisa se atentar a esse documento antes de qualquer locação ou compra de um imóvel para seu novo negócio. Isso porque é o alvará que declara, legalmente, que a empresa tem o direito de exercer atividades em determinados locais.


Agora que você já sabe tudo sobre como ter um bom negócio, que tal abrir sua empresa? Com a ajuda do Abertura Simples, você terá a indicação de um contador qualificado para abrir sua empresa com total agilidade. Entre em contato com os consultores do portal e comece, agora mesmo, a tirar seu sonho do papel. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário