Guia sobre como inovar o escritório contábil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Depois de alguns anos, manter a competitividade no mercado exige mudanças. É justamente por isso que muitos contadores querem saber como inovar o escritório contábil. Diante disso, decidimos produzir um guia completo. Confira!

Inovação é um conceito amplamente difundido atualmente. No Brasil, encontramos o ele definido na Lei de Inovação Federal (Lei nº 10.973 de 11/2004) que explica que inovação é “introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços”.

J. Bessant e J. Tidd, autores do livro “Inovação e empreendedorismo”, comentam que a inovação não é algo que deve ser colocado em prática de forma isolada e representada por uma ideia. Mas, sim, como um processo de atividades integradas no qual a empresa seleciona ações estratégicas.

Os autores ainda enfatizam que as instituições devem aprender a desenvolver essa competência. Isso, provavelmente, acontecerá por meio de muitas tentativas e erros, já que as diversas empresas não são criadas com capacidade para gerenciar processos e inovação.

Diante do que foi mencionado pelos autores, a busca pela inovação é algo essencial. Enganasse quem pensa que inovar é só para criativos. Nada disso. Qualquer empreendedor pode começar a inovar no seu negócio, inclusivo os contadores.

É certo que, como comentou J. Bessant e J. Tidd, a competência deve ser desenvolvida. Contudo, algumas dicas já podem ajudar, e muito, quem quer inovar no escritório de contabilidade. Por isso, este guia apresentará informações relevantes sobre o assunto.

Aqui você entenderá:

  • Motivos que comprovam que chegou a hora de inovar o escritório de contabilidade;
  • Quais são as vantagens de investir em inovação no escritório contábil;
  • Como inovar o escritório contábil com apenas algumas dicas.

Curtiu? Então, vamos lá?

4 motivos que comprovam que chegou a hora de inovar o escritório de contabilidade

Mesmo a inovação sendo algo amplamente discutido atualmente, muitos contadores sentem certo receio de entrar nesta. Acontece que mudar é realmente algo complicado. Afinal, o desconhecido gera insegurança.

Só que chega um momento que permanecer no mesmo lugar é praticamente escolher o fracasso. Diante disso, é fundamental realizar uma autocrítica para verificar se realmente chegou a hora de mudar. Veja abaixo se você reconhece alguma situação que comprovam que é hora implantar algumas ações inovadoras.  

#1 Os clientes estão cada vez mais insatisfeitos

Por mais que você se esforce em tentar oferecer um bom serviço, seus clientes não ficam satisfeitos com o resultado. Constantemente, seus colaboradores anunciam que houve reclamações dos clientes. Isso faz com que você se sinta desmotivado e sem saber o que fazer para mudar a situação.

#2 Os serviços demoram muito para serem realizados

Por mais que a equipe seja qualificada, as tarefas demoram muito para serem entregues. Por conta disso, há atrasos consideráveis nos serviços e os clientes ficam insatisfeitos e alguns até encerram o contrato.

#3 O escritório está com baixo faturamento

Ao analisar o faturamento semestral ou anual, você percebeu que houve uma queda considerável. Desta forma, você chegou a considerar fazer cortes de despesas para tentar equilibrar as contas.

#4 Os colaboradores estão pouco produtivos e desmotivados

Seus melhores colaboradores já não apresentam mais os resultados de antigamente. Você percebe que eles estão desmotivados, cansados e desconectados com o propósito da empresa.

Confira quais são as vantagens de investir em inovação no escritório contábil

Você leu os motivos acima e identificou que seu escritório, de fato, está passando por algum deles? Neste caso, é hora de pensar em proporcionar uma mudança significativa e que demandará inovação.

Mas fique tranquilo. Sabemos que mudar não é fácil. Por isso, para te motivar, decidimos listar algumas vantagens que você pode obter ao se arriscar em uma nova etapa do escritório.

# Melhor produtividade

Ao optar por colocar em prática algumas inovações, seu escritório conquistará muito mais produtividade. Isso porque a inovação passa por reformular algumas tarefas para que elas possam ser realizadas com agilidade e qualidade.

# Clientes mais satisfeitos

A consequência de realizar as tarefas com agilidade e qualidade é a satisfação do cliente. Um escritório inovador está constantemente buscando soluções para oferecer um serviço melhor para o cliente. O mesmo percebe isso e valoriza a atitude.

# Aumento na cartela de clientes

Quando seus clientes estão contentes com o seu trabalho, eles acabam divulgando de forma orgânica os serviços. Assim, o escritório tem a oportunidade de prospectar cada vez mais clientes para sua cartela por meio de indicação.

# Mais competitividade

Como consequência de clientes satisfeitos e mais indicação, seu escritório se torna mais competitivo no mercado, algo que agrega valor a sua marca e faz com que a margem de lucro do seu serviço possa aumentar consideravelmente.

Saiba como inovar o escritório contábil com apenas algumas dicas

Todas as vantagens acima foram o suficiente para você entender a importância de arriscar em uma mudança? Esperamos que sim, pois listamos algumas dicas sobre como inovar o escritório contábil.

# Seja empreendedor

Empreender é a pessoa que consegue transformar problemas em soluções e vendê-las em produtos e serviços. É a pessoa que tem resiliência para lidar com as dificuldades, disposição para arriscar e inovar. É essencial que os contadores conquistem características empreendedoras para conseguir fazer os negócios prosperaram. A dica para isso é: estudar muito sobre o assunto.

Leia também: Afinal, você sabe como ser empreendedor?

# Automatize os processos manuais

Atualmente, há diversos softwares contábeis que permitem realizar as tarefas com segurança, praticidade e agilidade. Um escritório que realmente quer inovar deve começar a pesquisar sobre estas ferramentas, pois elas serão essenciais para mudar completamente a rotina e realmente inovar.

# Tenha canais de atendimento ao cliente

O cliente quer cada vez mais se sentir especial. Sendo assim, tornar o contato dele com o escritório algo prática e eficiente, é algo inovador. A dica é criar canais de atendimento, como chatbot, WhatsApp, e-mail. O escritório ainda pode usar suas redes sociais como SAC para criar um canal mais direto com o público.

# Agregue valor ao serviço

Agregar valor ao serviço é encantar o cliente, ou seja, ser totalmente diferente dos concorrentes. Ao criar um diferencial, o escritório promoverá a fidelização do seu cliente e ainda criará advogados da marca (clientes fidelizados que fazem a divulgação de forma natural).

Busque ideias inovadoras para o seu escritório. Por exemplo, já pensar um nichar seu escritório e oferecer serviços especializados em determinada área? Pode ser uma boa ideia.  

# Invista na contabilidade digital

A contabilidade digital nada mais é do que um escritório que utiliza softwares em seus serviços e que faz a divulgação dos seus serviços online, seja por meio de site, redes sociais etc. Ela é um caminho sem volta e que todos os escritórios, que querem se manter competitivos, devem seguir.  

# Aposte em marketing digital

Dentro da contabilidade digital, há o marketing digital. Esse trata-se de ações estratégicas desenvolvidas no ambiente online para prospectar clientes, gerar fidelização e agregar valor à marca.

Diferente do marketing offline, o digital exige um baixo investimento inicial e permite melhores resultados, já que as campanhas são direcionadas para o público exato de cada negócio. No entanto, exige um conhecimento sobre estratégias, mídias sociais e etc, o que faz com que muitos contadores não consigam divulgar seus negócios.

O que poucas sabem é que o marketing compartilhado pode ser uma excelente alternativa. Não sabe do que se trata? Confira nosso artigo “Contador, você sabe utilizar o marketing compartilhado para contabilidade?” e comece realmente a entender como inovar o escritório contábil.  

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário