PARTE 1: Contador, você sabe utilizar o marketing compartilhado para contabilidade?

 em Contabilidade, Marketing e Inovação

A maioria dos escritórios de contabilidade não dedicam tempo e dinheiro nas ações de Marketing Digital, muitas vezes, por falta de conhecimento de como aplica-lo. Mas, o que muitos não sabem, é que estão perdendo muita chance de captação de clientes justamente por não estarem por dentro de todos os benefícios que essa estratégia proporciona. Em outras matérias, já falamos diversas vezes da importância do Marketing Digital para a lucratividade de uma empresa, mas você já ouviu falar de Marketing Compartilhado para contabilidade?

Pensando nisso, nós do Abertura Simples preparamos um material para que você, contador, saiba como aplicar essa estratégia. Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MARKETING COMPARTILHADO PARA CONTABILIDADE – PARTE 1:

O QUE É MARKETING COMPARTILHADO PARA CONTABILIDADE?

Também conhecido como co-marketing, essa estratégia se trata de quando duas empresas (ou mais) que possuam um público parecido se unem para criar um impacto que não conseguiriam sozinhas. Então, as duas alinham seus esforços e interesses para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto/serviço, e compartilhar os resultados que essa ação de marketing produz.

Por exemplo, o seu escritório de contabilidade reuniu-se com outros contadores para fazer um investimento no Google. Com essa parceria, o resultado será bem mais rentável do que se o seu escritório fizesse sozinho. O Marketing Compartilhado para contabilidade beneficia muitos escritórios, pois alinham os interesses e esforços de diversos profissionais que, juntos, buscam atingir o sucesso.

POR QUE O MARKETING COMPARTILHADO É DIFERENTE DE CO-BRANDING?

Apesar de serem parecidos, existem sim algumas diferenças entre co-marketing e co-brandig. Uma ação de co-branding envolve a colaboração entre duas empresas para criar um produto que indique as forças de cada uma. Outra possibilidade é associar uma marca a produtos parceiros.

O co-marketing (marketing compartilhado) pode incluir tanto a criação de um produto quanto de peças de conteúdos. A diferença é que nesse modelo a promoção fica por conta de ambas as empresas, que compartilham os resultados no final, como por exemplo, leads gerados.

POR QUE O MARKETING COMPARTILHADO PARA CONTABILIDADE FUNCIONA?

Comumente encontramos escritórios de contabilidade se preocupando muito com todo tipo de concorrência possível. Acham que mesmo que o serviço seja complementar ou trabalhe com um perfil de clientes diferentes, os veem como grandes inimigos.

O seu cliente pode optar por não contratar consultoria financeira empresarial, alteração contratual, controle patrimonial, planejamento tributário, entre outros. E nesse sentido, quanto mais os escritórios de contabilidade conseguirem maximizar os esforços de educar o mercado e gerar demanda, maior fica o tamanho do bolo a ser dividido pelos diversos players.

O ideal é fazer o Marketing Compartilhado com empresas que tenham ofertas mais complementares e não sejam concorrentes diretos, mas mesmo que os produtos sejam próximos, ainda pode valer nesse sentido. Se juntos o impacto é maior do que separados, o investimento tende a valer a pena.

Não se trata só de ter uma boa relação com outras empresas, nem conhecer melhor o seu público. O marketing compartilhado para contabilidade visa aumentar os lucros!

Imagem de alguns contadores fazendo parceria para implementarem a estratégia de marketing compartilhado para contabilidade

QUAIS SÃO SEUS BENEFÍCIOS?

CONQUISTAR AUDIÊNCIA NOVA

Produzir conteúdo e promove-lo é um dos pilares da estratégia de Inbound Marketing. Quando se faz marketing compartilhado para contabilidade, se tem acesso aos novos potenciais clientes. Essa é sua chance de ganhar acesso privilegiado a uma audiência nova, que normalmente não te daria atenção.

MAIOR ALCANCE DAS AÇÕES

A união de dois ou mais escritórios por si só já causam mais impacto na promoção, do que se fosse feito apenas de forma única. É muito mais vantajoso unir duas audiências que têm uma certa relação para uma promoção.

RECONHECIMENTO DE MERCADO

Cada mercado tem seus próprios experts e andar com eles e fazer parcerias é uma forma de se posicionar com um deles. Marketing Compartilhado para contabilidade é uma excelente forma de mostrar a todos que sua empresa faz parte de um seleto grupo de referências.

ECONOMIA DE TEMPO E DINHEIRO

Todas as ações de Marketing Digital possuem um retorno muito positivo e com um baixo custo de investimento. Com o Marketing Compartilhado para contabilidade não é diferente. Uma das principais vantagens do marketing compartilhado é justamente o fato de que você dividirá os gastos e as tarefas com o parceiro.

TRABALHO DIVIDIDO

Além de ter um alcance maior, o trabalho envolvido na produção de qualquer tipo de material, em geral, é cortado pela metade. A ideia dessa estratégia é distribuir as funções para garantir que ninguém fique sobrecarregado, especialmente se os dois parceiros ou mais estiverem no mesmo patamar.

CONSTRUÇÃO DE AUTORIDADE

Você já parou para pensar na influência que uma determinada companhia causa na sua imagem pública, se aparece relacionada a seu nome? Cada mercado tem seus próprios especialistas e essa também é uma forma de se posicionar e ganhar notoriedade ao unir-se a eles.

Dessa forma, o Marketing Compartilhado para contabilidade aparece como uma excelente forma de mostrar a todos que sua empresa faz parte de um seleto grupo de referências.

LINK BUILDING

Mais do que promover a campanha via Email Marketing, mídias sociais ou outros canais, você pode também promovê-la no site do seu escritório. Isso faz com que o Marketing Compartilhado para contabilidade seja vantajoso também em termos de SEO. As empresas podem cada uma criar um post no blog e redes sociais, por exemplo, sobre o lançamento dessa novidade e no conteúdo citar e linkar a empresa parceira.

Banner do ebook vendas na contabilidade


E aí, está preparado para aplicar as estratégias de Marketing Compartilhado em para contabilidade em seu escritório? Nesta primeira parte, nós conceituamos essas estratégias e mostramos um pouco de como ela pode otimizar os resultados do seu escritório quando utilizada da maneira certa. Na próxima quarta feira, lançaremos a parte 2 onde mostraremos como aplicar-lo em seu escritório de contabilidade.

O Abertura Simples possui uma proposta para ajudá-lo com isso, trazendo mais clientes e melhorando a venda de serviços contábeis do seu escritório. Cuidamos de tudo para que você cresça ainda mais! Clique no botão abaixo para saber mais sobre essa parceria incrível:

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Imagem de uma mulher que trabalha em uma gráfica conferindo a matéria do papel imune