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Continuar vendendo durante a pandemia: dicas essenciais para pequenas e médias empresas

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Continuar vendendo durante a pandemia é uma questão extremamente relevante para empreendedores de pequenas e médias empresas que atuam em serviços não essenciais. Isso porque prefeitos de diversas cidades brasileiras decidiram implementar o lockdown para conter o avanço da covid-19.

O decreto dos governantes visa conter o vírus, pois já não há leitos de hospitais em diversas cidades. Sabemos que isso acaba prejudicando pequenas e médias empresas. Contudo, vivemos em uma época altamente tecnológica que permite qualquer negócio seguir vendendo online. Por isso, listamos algumas dicas para ajudar os empreendedores. Confira!

Coloque seu produto online com marketplaces

A melhor opção é que os empreendedores criassem um e-commerce dos seus negócios para continuar vendendo durante a pandemia. Contudo, nem sempre o empreendedor tem os recursos financeiros e tecnológicos à sua disposição.

Neste caso, uma dica interessante é recorrer aos marketplaces, que são plataformas que cobram uma porcentagem e vendem o produto da empresa. Algumas opções interessantes são: Magalu, Mercado Livre e Amazon.

Crie redes sociais para o seu negócio

Outra maneira interessante de vender online é com a criação de redes sociais. No entanto, isso só será efetivo com uma boa estratégia de marketing. É fundamental, por exemplo, saber quem é seu público-alvo, entender em quais redes sociais ele está, desenvolver um cronograma de conteúdo e fazer postagens atrativas.

Desenvolva um e-commerce próprio

O e-commerce teve resultados impressionantes no ano passado. O aumento foi considerado por especialistas como uma resposta ao lockdown. Há diversas plataformas, como a WIX, que permite criar um e-commerce de maneira econômica e simples.

Caso necessário, diversifique seus produtos

Supondo que você venda um produto, mas neste momento ele não está saindo. É hora de se renovar. Não, necessariamente, é preciso parar de vendê-lo.

Contudo, é interessante estar atualizado para diversificar os produtos. Faça uma pesquisa de mercado, veja o que as pessoas estão realmente procurando dentro do setor que a empresa atue, e invista em produtos que gerarão lucro.

Fidelize seus clientes

Entender os seus hábitos, medos e anseios, e o que ele valoriza, é essencial para fazer uma boa venda. Entenda o que tem valor para ele e como o seu produto ou serviço completa/resolve as necessidades na vida dele.

Se você seguiu a dica anterior de conhecer quem você está tentando atrair, então a comunicação com essa pessoa não pode ser padrão. Você não deve falar mais do mesmo, pois isso todas as outras empresas já estão fazendo com milhares de e-mails, anúncio de venda, ligações e panfletos. Então, realize uma comunicação segmentada, clara e objetiva sobre como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo.

Crie uma experiência de atendimento única. Veja o caso da McDonalds, e tantas outras companhias que treinam seus funcionários a fim de garantir que todo o fluxo de atendimento seja realizado em um padrão. Para que a experiência e as entregas sejam completas, da mesma forma, com os mesmos sorrisos, com as mesmas perguntas.

Por fim, vale ressaltar que continuar vendendo durante a pandemia é uma missão para empreendedores e que requer cada vez mais conhecimento. Um desses conhecimentos, certamente, é sobre estratégia de marketing. Baixe nosso ebook e aprenda a desenvolver uma para o seu negócio.

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