Saiba mais sobre o novo programa CREDMEI, para facilitar o acesso à soluções financeiras para os MEIs
Muitas vezes, os microempreendedores individuais tem uma dificuldade muito grande em obter crédito. Segundo a CND – Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, o Brasil possui mais de 7 milhões de microempreendedores, porém apenas 18% destes têm um vínculo bancário de pessoa jurídica (PJ).
Mas agora, ter acesso a soluções financeiras pode ser algo bem mais fácil para os MEIs. Conheça o Programa CREDMEI, uma estratégia da Subsecretaria Especial de Micro e Pequena Empresa, junto ao Ministério da Economia.
O que é o CREDMEI?
Esse programa do Governo Federal é voltado aos microempreendedores individuais, e tem como objetivo simplificar o acesso a produtos e serviços junto aos bancos credenciados. A proposta é a desburocratização da relação entre o sistema bancário e o microempreendedor.
Com ele, o microempreendedor individual tem acesso a diversas soluções financeiras para o crescimento de seus negócios, como:
- Cartão de crédito ou débito empresarial
- Máquinas de crédito e débito, facilitando a venda de produtos ou pagamento por prestação de serviços
- Antecipação de recebíveis, para que o valor vendido no crédito seja recebido à vista
- Crédito para quitar despesas ou ampliar a empresa
- Seguros de proteção ao negócio ou à família
- Conta corrente de pessoa jurídica, podendo movimentar o dinheiro da empresa
- Investimentos
O programa CREDMEI não é um programa de concessão de crédito, e sim de facilitação do acesso destes serviços oferecidos pelas instituições financeiras.
A participação é gratuita, tanto para as instituições financeiras quanto para os empreendedores interessados.
Quais empreendedores podem aproveitar o CREDMEI?
O programa é destinado exclusivamente para microempreendedores individuais. Ou seja, todos aqueles cadastrados e formalizados no Portal do Empreendedor.
O empreendedor deve estar com seu cadastro atualizado e estar presente em um dos municípios contemplados na fase piloto do programa.
No momento o serviço está disponível apenas para as cidades de Brasília, Curitiba, Fortaleza, Manaus e Vitória. Porém, a solução será apresentada em outras cidades em breve.
Como participar do programa?
Usando apenas o seu computador ou smartphone, o empreendedor pode acessar o serviço e-CREDMEI pelo Portal do Empreendedor e fazer a solicitação.
Pelo portal, o MEI manifesta sua intenção pelos produtos e a instituição financeira analisa as propostas. Com a documentação em conformidade, os produtos e a conta são contratados. O cliente precisa apenas se encaminhar até a agência para assinar os documentos.
No momento de fazer a solicitação, é necessário ter em mãos o cadastro CNPJ atualizado, além de um documento de identidade e um comprovante de residência. Esses dois últimos deverão estar digitalizados para poder incluir no formulário.
Em três passos, ele pode fazer a solicitação do crédito junto ao banco do seu interesse.
- Pelo Portal, o empreendedor indica que tipo de solução precisa para o seu negócio e elabora a solicitação do produto e serviço financeiro;
- A instituição financeira receberá a solicitação, junto aos dados e documentos do empreendedor, facilitando e agilizando, assim, o processo de análise;
- Se aprovada, a instituição entrará em contato com o MEI para orientá-lo na assinatura do contrato.
Vale lembrar que a obtenção de crédito para o crescimento da empresa vai depender de outros fatores também. Além disso, o dinheiro obtido deve ser utilizado única e exclusivamente para o seu negócio, e não para fins pessoais.
Você já conhecia o CREDMEI? Ficou com alguma dúvida sobre esse serviço? Comente abaixo e acompanhe o Abertura Simples para ficar por dentro de tudo sobre o mundo dos negócios!
2 Comments
Olha eu gostei eu queria saber quando vai começar a qui em São Paulo ?
Oi Renata, tudo bem?
O programa já está em vigência. Entre no site do Portal do Empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/temas/ja-sou/servicos/acesso-a-produtos-e-servicos-financeiros/solucoes-financeiras-para-o-seu-negocio) para saber mais.