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Empreendedorismo na era digital: tudo o que você precisa saber para obter sucesso

O que você verá neste artigo:

O empreendedorismo na era digital veio para ficar e quem não se adaptar a ele pode acabar perdendo vantagem competitivo no mercado. Neste guia, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

A partir do empreendedorismo digital o mercado sofreu mudanças de grande impacto. Para as empresas que souberam aproveitar todas as vantagens do online, houve crescimento extraordinários.

No entanto, para aqueles que ficaram no offline, acabaram perdendo a oportunidade de conquistar mais clientes e mais faturamento. No entanto, saiba que ainda dá tempo se investir nesta nova modalidade de empreendedorismo que veio para ficar.

O que é empreendedorismo na era digital?

O artigo “The Characteristics of Digital Entrepreneurship and Digital Transformation: A Systematic Literature Review“, publicado na NCBI, explica que “o empreendedorismo digital está profundamente enraizado nas oportunidades digitais. A taxa de desenvolvimento tecnológico está em alta, sempre crescente, e os empreendedores digitais estão cientes das oportunidades que esse crescimento”.

Além disso, o artigo enfatiza que “para aproveitar essas oportunidades, os empreendedores buscam a transformação digital. A transformação digital pode ser definida como empresas que alteram suas operações e, em termos mais amplos, também pode se referir à mudança persistente de nossa civilização por meio do uso da tecnologia”.

Por fim, os pesquisadores ressaltam que “a transformação digital envolve o redesenho das práticas de negócios para incorporar a tecnologia digital em todas as facetas do negócio. Os empreendedores digitais têm oportunidades significativas por meio do uso de recursos de rede digital. Essas oportunidades se apresentam por meio de usuários de meios digitais que agora podem receber suporte, responder às mensagens e oferecer críticas construtivas e sugestões que as organizações podem utilizar”.

Quais as características do empreendedorismo na era digital?

Analyzing data

Como víamos no conceito acima, o empreendedorismo digital exige que o empreendedor esteja sempre atento as novidades e oportunidade online para o seu negócio. Contudo, há outras características relevante para prosperar no online, como:

Planejamento

Um belo dia o empreendedor decide que quer investir no online e cria um site. Não, não é assim que funciona. Colocar sua empresa no digital exige muito planejamento.

Será necessário, por exemplo, definir seu público-alvo, entender em quais mídias sociais ele está, quem serão seus concorrentes, definir o valor de investimento no online, criar uma estratégia de marketing. O online certamente é mais simples que o offline, mas exige muito planejamento.

Comunicação

Como mencionamos, não basta criar um site ou uma página no Facebook para estar no online. É necessário saber se comunicar de forma extraordinária com o seu público-alvo para que ele saiba que sua empresa está no digital e queira, de fato, comprar dela.

Conhecimento

Para investir no online, o empreendedor terá que adquirir novos conhecimento. Dois essenciais sobre e-commerce e marketing. Buscar artigos ou até fazer cursos sobre os temas é algo que recomendamos fortemente.

Quais são as principais vantagens de empreender no digital?

Há diversas vantagens no online, mas decidimos separar a que achamos relevante neste momento.

Baixo investimento

Em comparação com uma estrutura física, o online exige baixo investimento. Certamente, será necessário investimento, mas esse é inferior ao que será necessário para abrir uma loja, por exemplo.

Oportunidade de novo clientes

O online não tem barreiras geográficas. Sendo assim, sua marca poderá conquista potenciais clientes de todo o Brasil.

Como ser um empreendedor digital?

O primeiro passo para começar qualquer empreendimento é planejar. Sem isso, nada vai para a frente. Você deve analisar e responder três perguntas essenciais para abrir o seu e-commerce para empreendedores.

O planejamento deve ser de forma escrita, envolvendo todas as questões do negócio. O documento levará informações como logística, estoque, público-alvo, tipo de produto que será posto à venda, mercado potencial, investimentos, área de atuação e muito mais.

Leve em consideração também as tendências do mercado e os dados econômicos. Os fatores externos influenciam diretamente no seu negócio. E é claro, não se esqueça de analisar os concorrentes e o que você fará para se destacar vendendo produtos semelhantes.

Identidade Visual

Em uma loja física, a estrutura e aparência são pontos muito importantes na captação de clientes. Isso acontece também nas lojas virtuais. O seu site teve ter uma identidade visual bem estruturada, organizada e atrativa, para que as pessoas consigam encontrar o que querem de forma fácil.

Mas afinal, o que é identidade visual? É o conjunto de imagens, cores, símbolos, logotipos, fontes e padrões visuais que representarão graficamente a sua instituição. Por isso, a identidade visual do seu site deve ter a cara do seu negócio. É interessante que ela passe credibilidade, modernidade, e que também seja fácil de navegar.

É indispensável que esse trabalho seja feito por profissionais experientes e atualizados sobre as principais tendencias. Durante esse processo, deve ser definido o padrão visual, as cores, disposição de fotos, e muito mais. A criatividade deve ser bem explorada, mas de forma consciente. Um site com muitas informações ficará poluído, e de difícil compreensão.

Domínio

Agora é a hora de escolher o nome da sua loja. Porém, além disso, saber se ele está disponível na internet. O domínio do site será o endereço que levará as pessoas até sua loja virtual, e não precisa necessariamente ter o mesmo nome, mas o ideal é que seja, para que o cliente possa assimilar com mais facilidade.

Além disso, se o endereço for um nome mais curto e simples, ela será mais fácil de ser lembrada e pronunciada. Tudo para que o cliente não tenha problemas na hora de digitar o site.

Pense que quanto melhor o domínio escolhido, menos você terá de gastar com divulgação, pois a memorização do nome já garante que muitas pessoas se lembrem de uma ou outra empresa. Além disso, ter um bom domínio pode garantir também um posicionamento melhor no Google e em outros sites de busca.

Plataforma

A escolha da plataforma ideal é talvez o passo mais importante na abertura de um e-commerce do zero, pois é ela quem vai determinar o futuro da sua loja virtual. A plataforma é como uma casa, ao mesmo passo que o domínio é o endereço.

Uma plataforma flexível e sujeita a mudanças é essencial para que você possa adaptá-la às suas necessidades e preferências. Vale lembrar também que as plataformas gratuitas são mais limitadas a isso, podendo atrapalhar o crescimento do seu negócio.

Basicamente existem duas opções de plataformas recomendadas: Open Source e as plataformas alugadas.

A primeira opção é de código aberto, permitindo que você customize a sua escolha na hora de montar o seu e-commerce. Dessa forma, é possível mudar o layout e as funções à sua escolha, porém não são a melhor opção para quem quer começar com algo simples e de baixo custo, pois exige que você tenha conhecimento em programação ou contratação de alguém que entenda.

Já nas plataformas alugas você apenas paga um valor (geralmente mensal) e não precisa se preocupar com o código do seu site. Basta alugar e já começar a cadastrar os produtos para começar a vender. De certo modo isso é eficiente para quem deseja começar um e-commerce com pouco dinheiro, porém limita as opções de deixar o seu site com a cara do seu negócio.

Site respansivo

Hoje em dia ter um site responsivo já passou de um diferencial, e se tornou uma necessidade. Os smartphones, tablets e até mesmo as Smart TVs fazem parte do dia a dia das pessoas, e muitas optam por fazer compras pelo próprio aparelho. É nesse momento que surge a responsividade.

E você deve estar se perguntando, o que são sites responsivos? São aqueles que, independentemente da plataforma em que estejam sendo acessados, adaptam seu layout ao tamanho e resolução de cada uma. É inviável criar um site diferente para cada dispositivo, por isso fica evidente a importância da responsividade no sucesso de um negócio.

Além disso, ter um site responsivo também ajuda a ter uma posição melhor nos sites de busca. Quem já se adaptou a esse modelo fica um passo à frente daqueles que ainda não se atualizaram. Dependendo da plataforma que você escolher para o seu site, é possível que ela já ofereça essa opção.

Segurança para e-commerce para empreendedores

A importância de um sistema seguro para sua loja virtual não deve ser deixada de lado. Não só pela segurança das transações eletrônicas, mas também pela experiência de compras de seus clientes. Afinal, ninguém quer passar suas informações de cartão de crédito em um ambiente que não transparece segurança.

Empresas que trabalham com dados pessoais de clientes devem ter um Certificado Digital (SSL) que proteja essas informações. O certificado criptografa as mensagens entre empresa-cliente e cliente-empresa.

A informação só é descriptografada assim que é recebida pelo destinatário. Dessa forma, mesmo que haja interceptação entre a transmissão, não é possível acessar o conteúdo.

Se a empresa não investir na segurança do site, os riscos são prejudiciais para ambos os lados. Os programas conhecidos como “malwares” podem se infiltrar no seu servidor e acessar o banco de dados da sua loja virtual. Entre os riscos que uma loja virtual está sujeita estão:

  • Invasão do site para modificar a estrutura do site
  • Invasão para uso de recursos do sistema
  • Invasão para o roubo de informações do banco de dados de pagamento
  • Invasão para roubo de outros tipos de dados, como mailing da loja

Formas de pagamento

Ao mesmo passo em que você define os preços dos seus produtos por meio de uma análise do público-alvo e dos concorrentes, é necessário também escolher quais serão as formas de pagamento disponíveis no seu site.

Algumas plataformas oferecem a opção de pagamento através do próprio site, sem a necessidade de um intermediário. Mas é possível também efetuar o pagamento por outro meio, como o PayPal, por exemplo.

É importante que você ofereça diversas opções de pagamento para seus clientes, além do cartão de crédito. Muitas pessoas, principalmente por medo de oferecer seus dados, optam pelo boleto. Isso muitas vezes é um diferencial que pode levar os clientes a optarem pela sua loja e não por outra.

Marketing

Perfeito, o seu e-commerce já está ativo. Mas se você não o anunciar, as pessoas nunca saberão que ele existe. Você deve investir na divulgação de seu negócio, seja por meio de redes sociais, e-mail marketing, anúncios, links patrocinados ou por outras diversas ferramentas, para que o seu negócio chegue até as pessoas certas.

Os consumidores procuram muito pela internet para buscar mais informações e comparar os produtos. Por isso, a importância de manter o seu marketing digital bem ajustado.

Para isso, será necessário desenvolver uma estratégia e desembolsar um certo investimento. Você pode contar com uma agência especializada em marketing digital, ou fazê-lo você mesmo. Mas não se esqueça de que esse trabalho deve ser constante, não apenas para anunciar mas também para manter um bom relacionamento com seus clientes.

Logística

Assim que sua loja online começar a realizar vendas, ela irá se defrontar com um ponto crítico desse setor: o transporte das mercadorias a todos os clientes, em suas mais diversas localidades, com o menor custo.

Nesse momento, a logística tem o papel de planejar, executar e controlar o transporte, frete e embalagem dentro e fora da empresa. O dono de um e-commerce precisa considerar também o atendimento a distância para pedidos de produto ou dúvidas, seja por telefone, e-mail ou até mesmo pelo Whatsapp.

Além de proporcionar uma vantagem competitiva, ter uma boa logística fará que você agrade uma grande fatia de mercado. Ter um e-commerce do zero e não se preocupar com a estrutura logística é o mesmo que não esperar retorno, e pode muitas vezes dar diversos prejuízos.

Legislação

Assim como qualquer loja física, o e-commerce também possui leis, que são compostas basicamente pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC) e pelo Decreto nº 7.962/2013, mais conhecido como Lei do E-commerce.

O primeiro foi criado muito antes do comércio eletrônico existir, portanto não possui elementos específicos para esse modelo de negócio. Já o segundo foi instaurado para completar as lacunas que faltavam no CDC, tornando-se o principal regulamentador de e-commerce no país.

As três frentes prioritárias da Lei do e-commerce são:

  • Informações claras e visíveis
  • Atendimento ágil e eficaz
  • Direito de arrependimento

Como desenvolver um plano de marketing para o digital?

Mencionamos aqui que o plano de marketing será um dos aliados para o empreendedorismo na era digital. Por isso, nossa recomendação é que o leitor invista mais tempo para adquirir conhecimento sobre o assunto. Baixe nosso ebook “Guia de Marketing Digital para iniciantes”.

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2 Comments

  1. Ótimo conteúdo, super completo. O site está de parabéns, com informações muito relevantes.

    • Obrigada,Patrícia!


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