Skip to content

5 motivos para participar da Feira do Empreendedor

O que você verá neste artigo:

Está em dúvida se deve ou não participar da Feira do Empreendedor? Leia este artigo!

Adquirir novos conhecimentos é algo fundamental para todo empreendedor. Afinal, é por meio da atualização constante que o profissional consegue ter bons insights para o seu negócio. Sendo assim, participar da Feira do Empreendedor, promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), é uma ótima oportunidade de se atualizar e ainda realizar networking.

Há também outros motivos importantes para participar do evento. Por isso, decidimos listar todos neste artigo, mas, antes disso, vamos contextualizar um pouco sobre o que é o evento.

Afinal, o que é a Feira do Empreendedor?

Desde 1992, a Feira do Empreendedor acontece em diversos estados brasileiros, como São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso. Segundo o Sebrae, o objetivo do evento é “fomentar a criação de um ambiente favorável para geração de oportunidades de negócio e estimular o surgimento, a ampliação e a diversificação de empreendimentos sustentáveis, além de difundir o empreendedorismo como um estilo de vida”.

Em cada estado, a feira conta com características próprias. Contudo, em quase todas, é possível adquirir equipamentos ou abrir um negócio com um investimento inicial baixo. Além disso, as feiras visam cumprir as missões do Sebrae que são: incentivar o empreendedorismo e fortalecer os pequenos negócios.

De forma geral, a Feira do Empreendedor é focada em duas questões: promover a educação do empreendedor, por meio das informações, e viabilizar a geração de negócios, com espaços para a venda de produtos e serviços.

Entenda quais são os benefícios de participar da Feira do empreendedor

Não importa se você é empreendedor de um pequeno ou grande negócio, se manter atualizado e conquistar um bom relacionamento com o mercado é fundamental. Sendo assim, participar da Feira do Empreendedor pode ser uma boa oportunidade para isso. Há ainda outros motivos. Confira!

1. Participe de uma mentoria

Você tem um plano de negócio? Conhece bem seu público-alvo? Tem um planejamento de marketing? Sabe em qual estágio seu negócio está neste momento? Bom, se você respondeu não para uma ou mais pergunta, na Feira do Empreendedor você contará com uma mentoria realizada por profissionais altamente capacitados.

Durante a Feira, diversos profissionais ficam à disposição para orientar os empreendedores. A mentoria pode ser realizada tanto para esclarecer dúvidas simples até para refazer um plano de negócio ou encontrar a solução para um problema. Desta forma, se você precisa se ajuda, a Feira do Empreendedor pode ser o local ideal.

2. Compre equipamentos modernos

Anualmente, centenas de expositores compram espaços na Feira do Empreendedor para vender equipamentos. A Feira de São Paulo, realizada em 2018, por exemplo, contou com 425 expositores de diversos setores.

Sendo assim, durante o evento, o empreendedor poderá comprar equipamentos modernos e voltados para diversos negócios, como pet shop, salão de cabeleireiro, buffet para festas, indústria de alimentos etc. Ou seja, a Feira é uma ótima oportunidade de realizar a aquisição de equipamentos modernos para abrir ou modernizar o seu negócio.

3. Faça networking

O famoso cineasta Woody Allen disse, certa vez, que “80% do necessário para o sucesso é aparecer”. Você já deve ter entendido a importância de fazer um bom networking, certo?

O sucesso de um negócio está diretamente ligado com uma boa rede de contatos. É por meio dessa rede que o empreendedor consegue realizar parcerias importantes e ocupar espaços relevantes.

Só que para conquistar uma boa rede é necessário fazer networking. Isso significa que o empreendedor precisa estar no lugar certo e na hora certa para conhecer pessoas que sejam estratégicas para o seu negócio.

Uma maneira de fazer isso é participar de eventos, como a Feira do Empreendedor. Para ter uma ideia da relevância dessa feira, a edição de São Paulo recebeu, somente em 2018, mais de 147 mil pessoas. Já deu para entender porque a Feira é uma das mais importantes do Brasil?

4. Fique atualizado

Crédito: Sebrae / divulgação

Não basta estudar as teorias e achar que isso será o suficiente para manter um negócio competitivo para “sempre”. A atualização é fundamental para qualquer empreendedor. É se atualizando que ele pode analisar o mercado com mais profundidade e entender onde seu negócio precisa se renovar para se manter competitivo.

Sendo assim, a Feira do Empreendedor é um momento único de se atualizar. Todo ano, o Sebrae seleciona os profissionais mais capacitados e renomados do mercado para realizar diversas palestras. O evento conta com espaços destinados ao debate de determinados assuntos que são pertinentes para a vida profissional do empreendedor.

5. Faça parcerias e gere novos negócios

Além da área reservada para palestras, a Feira ainda conta com espaços destinados a geração de parcerias e novos negócios. Desta forma, o empreendedor que está precisando fazer parceria para expandir seu negócio ou até mesmo quer divulgar e vender seus produtos e serviços, pode contar com o evento.

Como participar da Feira do Empreendedor?

Como já mencionamos, a Feira do Empreendedor acontece anualmente em diversos estados brasileiros. Desta forma, o primeiro passo para participar é pesquisar se o Sebrae realizará o evento em seu estado.

Caso ocorra em seu estado ou você tenha disponibilidade para viajar até uma cidade que receberá a Feira, é só entrar no site da Feira do Empreendedor Sebrae. Em seguida, clica em realizar inscrição.

Dito disso, é hora de fazer seu cadastro

Explique qual é sua situação atual, por exemplo, dono de uma empresa, sócio ou tenho uma ideia. Em seguida, é só cadastrar seus dados pessoais, como endereço, data de nascimento, e depois responder um questionário sobre quais são seus objetivos na Feira.

Para finalizar, leia as condições e, caso concorde com os termos, clique em “Li e concordo”. Pronto seu cadastro está feito. Lembrando que o evento é gratuito, ou seja, não será necessário pagar qualquer taxa.

Chegou até aqui e decidiu que vai participar da Feira do Empreendedor? Boa decisão. Aproveitei a oportunidade para adquirir novos conhecimentos, realizar parcerias e fazer networking. Falando nisso, você sabe como criar uma boa rede de contatos? Caso não, confira o “Guia completo para se tornar um mestre do networking”. 


Para finalizar, lembre-se de continuar acompanhando o conteúdo do portal Abertura Simples para se manter atualizado sobre o mundo dos negócios. Além disso, caso precise de assessoria contábil, entre em contato com os nossos consultores.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!