Saiba o que são os gatilhos mentais e também alguns que são muito importantes para o Marketing Digital
Nós fazemos milhares de decisões todos os dias, que vão desde a comida que vamos comer, até mesmo qual caminho pegar. Inclusive, as coisas que decidimos não fazer também fazem parte dessas escolhas. Mas uma coisa importante para nós nesse momento é saber que essas decisões também estão diretamente relacionadas ao consumo. E o Marketing Digital pode muito bem utilizar isso a seu favor.
Os gatilhos mentais são ótimos para conhecer seus clientes e saber como influenciá-los. Mas você sabe o que são e como utilizá-los no Marketing Digital? Continue lendo para saber como implementá-los na sua estratégia!
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais podem ser definidos como técnicas de persuasão, que estão relacionadas com as emoções e percepções sociais que todos nós temos.
Diante de tantas escolhas, nosso cérebro toma algumas decisões no modo “piloto automático” para evitar nosso esgotamento. É como se ele filtrasse quais decisões merecem mais atenção e, com as demais, ele fizesse exatamente o que já foi “educado” a fazer.
Reagir aos gatilhos mentais é algo natural do ser humano diante de estímulos externos, produzindo sintomas favoráveis ou desfavoráveis. Algumas ações passam a acontecer de maneira automática e você sequer estava dando atenção a elas, ou mesmo percebeu do que se tratava.
Por exemplo, quando você decide caminhar. É como se o primeiro passo fosse dado de maneira consciente e os demais apenas estivessem acontecendo sem que você precisasse sequer pensar a respeito.
Como usar gatilhos mentais para melhorar o marketing da minha empresa?
Por saberem entregar o que o consumidor deseja, grandes empresas tornaram-se destaque ao longo dos anos. Isso acontece, pois estas marcas utilizam os gatilhos mentais como técnicas de persuasão. Dessa forma, eles conseguem aumentar o desejo de compra dos consumidores. Ao usar um marketing de atração efetivo, é gerado um efeito direto no aumento de vendas.
Por isso, se você, empreendedor, trabalha com marketing e vendas, é preciso espelhar-se nas ações das empresas acima, para entender como o neuromarketing funciona.
Se bem-feita a estratégia, os gatilhos mentais podem nutrir o consumidor para construir um relacionamento com a sua marca. E, dessa forma, gerar mais valor, mostrar um resultado maior e causar um efeito positivo na vida do consumidor.
Ao persuadir o seu público, é preciso que a estratégia seja realizada com cuidado e ética. Não exagere ou passe informações extrapoladas. Pois, isto pode causar um gatilho de reversão.
Como os gatilhos mentais podem ser utilizados no Marketing e Vendas?
Descubra como os principais sentidos das pessoas podem ser estimulados pelos Gatilhos Mentais.
Reciprocidade
O sentimento de reciprocidade pode surgir quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca. E por conta deste sentimento, nos sentimos obrigados a retribuir o favor.
A estratégia de Marketing de Conteúdo é uma boa maneira de trabalhar o princípio de reciprocidade. Pois, ao entregar um conteúdo de valor gratuitamente para o cliente, este ato poderá fazer com que futuramente ele queria comprar de você por conta do sentimento de retribuir um favor.
Mas esta não é a única maneira de utilizar a reciprocidade. Você pode mandar brindes para o cliente em sua primeira compra. Dessa forma, ele sentirá vontade de realizar uma segunda compra.
Autoridade
Para utilizar este gatilho de autoridade, é necessário trabalhar a confiança dos seus clientes e clientes em potencial. Para isso, você deve posicionar a sua marca como líder no mercado, demonstrando autoridade no que diz e faz.
Ao comportar-se como quem realmente sabe o que está fazendo, passando autoridade sobre o assunto, o seu público sentirá que a sua empresa é a melhor do ramo.
Assim como na reciprocidade, o Marketing de Conteúdo é uma estratégia fundamental para realizar este gatilho. Afinal, por meio do conteúdo valioso que você entregará, ele sentirá autoridade da sua empresa.
Prova social
As pessoas, por serem seres sociáveis, tendem a ser influenciáveis e gostarem de coisas só porque outras pessoas gostam, fazem ou usam. Por isso, a partir do momento em que um produto ou serviço mostre popularidade no seu site, pode ser desencadeado um estímulo de desejo de compra imediata.
Dessa forma, é importante informar os produtos e serviços mais vendidos, bem como os motivos que o tornam tão desejado pelo público. Os resultados poderão ser surpreendentes.
Novidade
A partir de uma pesquisa realizada pelos alunos de Neurologia da Universidade UCL, no Reino Unido, foi demonstrado que a exposição a algo novo aumenta a liberação de dopamina no cérebro. Ou seja, diante de novidades, o nosso cérebro emite sensações de recompensa. Esse potencial para o prazer nos motiva a procurá-la sempre.
No Marketing Digital, esse princípio pode ser colocado em prática por meio de mensagens anunciando novidades em breve. Seja um conteúdo exclusivo e mais completo sobre um determinado assunto, uma nova versão do produto ou serviço etc.
O importante é anunciar novidades de tempos em tempos para manter o interesse do público pelo seu negócio sempre em alta.
Escassez e da urgência
Para uma estratégia bem-sucedida, transmitir o sentimento de escassez e urgência é fundamental. Por meio dele, é disseminado a sensação de que a pessoa está correndo o risco de perder uma grande oportunidade.
A melhor maneira de colocar em prática este gatilho, é sugerindo que os produtos ou serviços possuem quantidade limitada e o interesse por eles é alto. Além disso, diante uma promoção, pode ser sugerido que os preços e condições de pagamento sejam por tempo limitado.
Benefícios
Esse gatilho está muito relacionado à busca pelo prazer. No momento da compra, o cliente não está buscando o produto, e sim os benefícios que eles trazem para a sua vida.
Portanto, nas estratégias de marketing e vendas, mostre como as suas soluções vão melhorar a vida das pessoas. Faça o cliente perceber o prazer que vai sentir ao usar o produto.
Antecipação
O gatilho da antecipação busca instigar o público sobre o que vem por aí. Mas aqui as marcas devem trabalhar mais com expectativas e criar um cenário futuro do qual os consumidores queiram participar.
Prazer x Dor
No marketing, as empresas costumam usar esse gatilho para mostrar a transformação que a compra pode trazer para a vida das pessoas. Para isso, é preciso conhecer as dores da sua persona, o que traz satisfação para ela e como o seu produto pode levar de um ponto a outro.
Confiança
A confiança é a base de qualquer relacionamento e por isso é importante que seus clientes confiem na sua empresa.
Tente ao máximo mostrar transparência, ter diálogo aberto com o seu público e solucionar questões da melhor maneira possível. Assim, você nutre um sentimento de que ele pode confiar na sua marca e no seu produto.
Exclusividade
O princípio da exclusividade mexe com as emoções do ego do indivíduo. Embora seja mais utilizado no marketing de luxo, esta estratégia não é exclusiva do setor. É comum ver pré-vendas com itens personalizados, brindes ou até mesmo autografados.
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