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Como promover uma gestão contábil criativa? Estudo revela

O que você verá neste artigo:

Como promover uma gestão contábil criativa é a dúvida de muitos profissionais. Justamente por isso uma pesquisa contábil decidiu revelar o mistério.

Contabilidade e criatividade? Por mais improvável que isso possa parecer, dada a precisão do trabalho, uma pesquisa contábil demonstrou um interesse crescente pela criatividade, particularmente em como os gerentes podem usar incentivos para promovê-la. 

As pesquisas da The American Review da American Accounting Association abordaram a questão de uma maneira inovadora e fizeram descobertas que vão contra o pensamento convencional sobre criatividade.

“Os psicólogos frequentemente defendem o argumento de que a criatividade não pode ser forçada por incentivos e, de fato, pode ser prejudicada por incentivos que impedem qualquer motivação de ser criativo”, escrevem os co-autores do estudo, professores de contabilidade Steven J. Kachelmeier, da Universidade do Texas em Austin, e Laura W. Wang e Michael G. Williamson, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign. 

Os professores admitem que é improvável que a promessa de recompensas possa avançar diretamente a criatividade. No entanto, eles supõem que isso possa ser feito  indiretamente  “iniciando o processo criativo, com ganhos a serem promovidos mais tarde”.

“Constatamos que um esquema simples de compensação para a quantidade de ideias enviadas gera mais ideias de alta criatividade. Contudo, isso ocorre somente no segundo estágio, ou seja, após o período de incubação “.

O que eles querem dizer é que os incentivos baseados em quantidade “têm um efeito indireto, estimulando o processo criativo que se beneficia da incubação”.

Como promover uma gestão contábil criativa? Estudo revela: pagamento por ideias

E esse efeito, consideram os professores, é impressionante. Em um experimento, realizado em duas partes, eles descobriram, no primeiro estágio, que:

  1. O pagamento de indivíduos pelo número de ideias produzidas resultou em duas vezes mais ideias do que as produzidas por indivíduos que simplesmente recebiam um valor fixo; 
  2. Porém, o número de ideias julgadas altamente criativas foi praticamente o mesmo nos dois grupos. No entanto, após um curto período de incubação – ou seja, uma pausa no pensamento sobre a tarefa em mãos – o grupo que foi pago com base na quantidade de ideias produziu uma média de 2,9 ideias altamente criativas na segunda etapa do experimento, como comparado a 2,06 pelo outro grupo.  

Em outras palavras, a combinação de incubação com remuneração baseada em quantidade gerou um aumento de 40% na alta criatividade em relação ao pareamento com remuneração fixa.

“A ideia de que um período de incubação contribui para a criatividade não é nova, mas seu valor prático para os gerentes que buscam incentivos à criatividade não é claro. Uma questão-chave é: quais incentivos devem ser implementados inicialmente para obter o máximo benefício da incubação”, explica.

E continua “em nosso estudo, estruturamos a remuneração de várias maneiras diferentes e descobrimos que, baseando-se na quantidade, pavimentamos o caminho para os melhores resultados pós-incubação. Em essência, a combinação de quantidade de incentivos com a incubação produz uma sinergia, com a combinação tendo um efeito maior do que a simples adição dos dois sugere”, explica Kachelmeier.

Os professores atribuem isso ao fato de que a ênfase na quantidade estimula o pensamento divergente – isto é, o pensamento que se afasta da norma, “mas não é necessariamente eficaz ou criativo”.  

É particularmente provável que os incentivos baseados em quantidade levem a pensamentos divergentes, porque o “desejo de gerar o maior número possível de ideias motiva [indivíduos] a buscar novos padrões”, o que aumenta as perspectivas de criatividade.

 Ou, como o estudo afirma, “o pensamento divergente no primeiro estágio medeia a vantagem criativa do incentivo da quantidade no segundo estágio … consistente com o raciocínio de que pensar de maneira diferente é um pré-requisito para o pensamento criativo”.

Chegou até aqui e achou interessante saber como promover uma gestão contábil criativa? Leia também como promover uma boa liderança na contabilidade.

Fonte: American Accounting Association

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