Skip to content

Guia para abrir uma empresa de consultoria em TI

O que você verá neste artigo:

Pensando em abrir uma empresa de TI? Então, chegou a hora! Confira a seguir o guia com o passo a passo para abrir uma empresa de Tecnologia da Informação

A tecnologia da informação (TI) tem apresentado cada vez mais oportunidades para quem deseja seguir na área. Com o avanço da tecnologia, muitas das tarefas do nosso cotidiano mudaram: desde a forma como trabalhamos, até a maneira a qual consumimos informação e nos divertimos, por exemplo.

Em vista disso, a área de Tecnologia da Informação é uma das que mais crescem atualmente. A ligação entre as pessoas e o mundo tecnológico é um processo que não tem volta. Portanto, principalmente na última década, surgiu uma grande oportunidade de negócio para profissionais e analistas em TI: abrir uma empresa de tecnologia da informação.

Mas afinal, o que é tecnologia da informação?

Provavelmente, você já ouviu esse termo em algum lugar, não é mesmo? TI é a abreviação para Tecnologia da Informação, que consiste em um conjunto de soluções e atividades que envolvem banco de dados, hardwares, softwares e redes (doméstica ou empresarial).

Por meio dessas ferramentas, o analista em TI realiza a análise e o gerenciamento de informações, com o intuito de facilitar a rotina de quem não possui tanto conhecimento na área, mas, mesmo assim, faz uso de alguma tecnologia em seu dia a dia.

De acordo com a Gartner, grande consultoria mundial do setor tecnológico, o TI “É um termo comum para definir todos os recursos da tecnologia para o processamento de informações, incluindo softwares, hardwares, tecnologias de comunicação e serviços relacionados. No geral, a definição de TI não inclui tecnologias incorporadas, que não geram dados para o uso das empresas”.

Dessa forma, entende-se por TI todos os tipos de soluções tecnológicas que usamos diariamente dentro de uma empresa. Ou seja, tudo aquilo que começa a partir do acesso a um computador em rede para outros lugares, onde é possível produzir, realizar transmissões, gerenciar dados e diversas outras tarefas. Dessa forma, a TI ajuda o homem a lidar e trabalhar com todos esses dados.

Dentre alguns exemplos de aplicação da Tecnologia da Informação, estão:

  • Os softwares de gestão empresarial;
  • Os servidores que armazenam dados;
  • A rede de internet.
abrir empresa de TI

Vale a pena abrir uma empresa de T.I?

A área de TI é uma das que mais crescem atualmente. O mercado de Tecnologia da Informação é amplo, o que permite com que o analista de TI se especialize em diversas áreas de atuação.

A internet e a tecnologia estão em constante evolução. Afinal, nós nunca estivemos tão conectados. E, para suprir tamanha demanda, todos os dias surgem novas versões de aplicativos e programas. Para estar sempre por dentro dessas atualizações, é preciso muito estudo e dedicação. Então, sim, se você gosta de tecnologia, de estudar e está procurando por uma boa ideia de investimento, saiba que, ao abrir empresa de TI, você terá ótimas oportunidades de crescimento. Isso, principalmente para as seguintes áreas que estão em constante crescimento no país:

  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
  • Ciência da Computação;
  • Engenharia da Computação;
  • Sistemas de Informação;
  • Gestão de Tecnologia da Informação;
  • Banco de Dados;
  • Cibersegurança.

A importância da tecnologia da informação nas empresas

A tecnologia da informação nas empresas agrega valor às soluções oferecidas, otimiza processos e atende as demandas do mercado. Isso permite uma redução nos custos operacionais e aumento an agilidade na execução de tarefas.

Com a tecnologia da informação, é possível expandir os horizontes. Por meio dela, o profissional consegue prever cenários, analisar dados estratégicos e tomar decisões assertivas. Desta forma, é possível atingir os melhores resultados possíveis.

A Tecnologia da Informação pode otimizar as práticas de gestão financeira de uma empresa. A tarefa pode ser realizada por meio da coleta de dados e informações que ajudam a traçar metas e definir os objetivos a serem alcançados.

Da mesma forma, com a tecnologia da informação, é possível criar e otimizar os canais de vendas das empresas. Assim, é possível gerar mais lucro e aumentar a sua competitividade no mercado. Por exemplo, por meio da tecnologia da informação, é possível realizar a mensuração dos indicadores chave de desempenho (KPIs) da marca. Essa estratégia evidencia quais áreas da empresa mais precisam de atenção naquele momento.

Sobre o Mercado de TI

Os impactos causados pela pandemia da Covid-19 fizeram com que o mercado de TI crescesse significativamente. O relatório “COVID-19 – Impact on IT Spending Survey”, realizado no final de 2020 pela IDC, empresa especializada em inteligência de mercado, apontou previsões de crescimento de 7,1% no mercado de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e de 9,7% para a área de TI Empresarial.

E, ainda de acordo com a pesquisa, 42% das empresas brasileiras disseram que a expectativa é investir ainda mais no setor de TI do que previam antes da pandemia. O relatório apontou uma média de crescimento de 6% ao ano no cenário pré-covid. Agora, é previsto um crescimento de 6,8% até o final de 2021.

Os números apontam um claro e constante aumento no mercado de TI, área que tende a crescer ainda mais. A expectativa de crescimento para os próximos anos é alta. Principalmente depois que os empreendedores perceberam o quão necessário é contar com uma boa assessoria em tecnologia da informação.

Quais são os setores de TI que mais crescem no Brasil?

Dentro da área de Tecnologia da Informação, algumas vertentes se destacam bastante no mercado brasileiro. Esses são os casos das áreas de Software as a Service (SaaS) e Infrastructure as a Service (IaaS).

Antes da pandemia, a IDC previa um crescimento de 38,8% no setor de IaaS brasileiro. Porém, em um cenário pandêmico, a estimativa foi revista para 26,9%. Nesse ritmo, então, o setor de IaaS no Brasil duplicaria de tamanho em menos de quatro anos.

Outro setor que tem se destacado em níveis de crescimento é o de cloud computing, a famosa computação na nuvem. De acordo com dados do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC-BR), o armazenamento em nuvem cresceu de 25% para 38% no período de 2017 à 2019. Neste mesmo período, também se destacaram o uso de processamento em nuvem, que subiu de 16% para 23%, e de software corporativo, que cresceu de 20% para 27%.

É recomendado que, a curto prazo, as empresas de tecnologia concentrem os seus esforços em negócios promissores. Por exemplo, nas áreas de automação e inteligência de máquina que têm crescido muito nos últimos meses. Da mesma maneira, também é importante ficar atento às necessidades do mercado. Essas carências estão sempre sujeitas a mudanças e podem representar ótimas oportunidades de negócios.

Enquanto isso, os segmentos mais impactados, como implantação de hardware, terceirização de endpoints e comercialização de equipamentos têm sofrido desaceleração no ano de 2021.

De qualquer forma, abrir uma empresa de TI é uma excelente oportunidade para lucrar no cenário pós-crise. Afinal, as expectativas são que o setor decole com a transformação digital.

O que é Gestão da Tecnologia da Informação?

A Gestão da Tecnologia da Informação consiste na administração de recursos tecnológicos utilizados no processo de tratamento da informação de uma instituição, entidade ou organização.

Esse processo envolve coleta, armazenamento, processamento, seleção, comparação, avaliação e distribuição de dados. Posteriormente, esses registros serão convertidos em informações úteis que ajudarão na tomada de decisão. Cada uma dessas ações são responsáveis por:

  • Coleta: recolher dados que demonstrem o potencial para gerar informações úteis ao negócio;
  • Armazenamento: guarda as informações em bancos de dados para que eles fiquem seguros e centralizados;
  • Processamento: realiza uma primeira filtragem nesses dados, eliminando excessos;
  • Seleção: escolhe os dados mais promissores, com base em critérios específicos;
  • Comparação: relaciona esses dados para obter novas observações;
  • Distribuição: entrega os dados aos decisores;
  • Avaliação: analisa os dados para obter insights que ajudam na tomada de decisões.

A gestão da tecnologia da informação aplica uma série de metodologias, técnicas e ferramentas que ajudam a organização a alcançar seus objetivos por meio do uso da TI.

Dessa forma, é possível enxergar que este processo vai muito além da informática. Ele também envolve pessoas, processos e, principalmente, tecnologias, que participam e dão suporte ao processamento.

Em vista disso, é possível entender o porquê a gestão estratégia de TI tem crescido muito nos últimos anos.

Como abrir uma empresa de TI?

O mundo está cada vez mais informatizado. E, por esse motivo, a cada dia que passa, aumentam o número de empresas de TI no mercado. A área é bem ampla e viabiliza oportunidades para todos os profissionais capacitados que desejam investir e crescer.

Então, se você está pensando em abrir a sua empresa de TI, esse é o momento certo! O mercado nunca esteve melhor, mais estruturado e com tantas oportunidades de crescimento.

Para abrir uma empresa de TI, é preciso ficar atento à alguns detalhes. Afinal, o procedimento envolve algumas burocracias que, quando não bem estabelecidas, podem atrasar no processo de abertura do seu negócio. Mas, não fique preocupado, o Abertura Simples vai esclarecer, agora mesmo, todas as dúvidas possíveis a respeito do assunto.

Faça o download gratuito do e-book “Guia para abrir uma empresa de TI” e tenha acesso ao conteúdo exclusivo com o passo a passo para abrir uma empresa de tecnologia da informação.

abrir empresa de TI

Neste guia, você terá acesso a um conteúdo exclusivo e completo sobre os seguintes tópicos:

  • Vale a pena abrir uma empresa de TI?;
  • A importância da Tecnologia da Informação nas empresas;
  • O mercado de TI;
  • Quais setores de TI mais crescem no Brasil;
  • O que é Gestão da Tecnologia da Informação;
  • Como abrir uma empresa de TI;
  • Plano de negócios para abrir uma empresa de TI;
  • As tendências de TI;
  • Naturezas Jurídicas para empresas de Tecnologia da Informação;
  • CNAE para TI;
  • Como escolher o Regime Tributário para TI.

Abrir uma empresa de TI nunca foi tão fácil. Baixe agora mesmo o e-book gratuito e dê o pontapé inicial no seu sonho de empreender.

Além deste e-book, você também pode consultar diversos outros materiais educativos exclusivos produzidos pelo Abertura Simples. Confira!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.