Passo a passo: Como montar um canal de sucesso no YouTube!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Saiba como bombar o seu canal com vídeos no YouTube de sucesso!

Você já pensou em criar um canal no YouTube? Provavelmente sim. Hoje em dia, a plataforma já conta com mais de 1,8 bilhão de usuários ativos por mês.

Estudo do Google revelou até mesmo que os YouTubers já são mais influentes do que jornalistas no Brasil.

Se você também pensa em montar o seu próprio canal e talvez até ganhar uma grana com vídeos do YouTube, confira esse passo a passo completo que preparamos. Saiba como se tornar um criador de vídeos de sucesso com essas dicas:

Como lançar vídeos do YouTube e ter um canal de sucesso:


Conheça o seu público alvo

O primeiro passo e talvez um dos mais importantes para iniciar o seu canal no YouTube é pensar em qual será o seu público alvo. Isso irá guiar todos os conteúdos que você fará daqui pra frente. Além disso, sabendo ao certo quem é seu público alvo também irá auxiliá-lo a definir qual será o tipo de comunicação e divulgação utilizadas para lançar seus vídeos do YouTube.

Imagine só que você irá falar para empresários, de 30 a 50 anos, e utilize uma linguagem adolescente nos seus vídeos. É muito provável que eles não irão se identificar e não acompanharão o seu canal.

Pergunte a si mesmo quem são as pessoas que vão assistir os seus vídeos e também faça pesquisas sobre o seu público potencial. Além disso, analise os seus concorrentes e quantas pessoas já criaram conteúdos como o que você pretende criar.

É muito mais fácil ter sucesso com vídeos do YouTube escolhendo um nicho de público mais segmentado para trabalhar. Iberê Thenório, criador do canal Manual do Mundo (+7 milhões de inscritos) afirmou para a PEGN que “o problema é que a grande maioria quer estourar e fazer sucesso entre o grande público, como os YouTubers famosos”.

Comece o seu canal

Montar um canal no YouTube é simples. Basta que você acesse o site e faça login com a sua conta Google. Em seguida, clique sobre a sua foto no perfil, no canto superior direito, e selecione a opção “Meu canal“. O próximo passo é digitar o seu nome e pressionar o botão “criar canal“.

Caso você já tenha um canal e queira começar um novo, acesse as “Configurações“, ainda na foto do perfil. Logo na sequência, acesse a opção “Criar um novo canal” e escolher o nome do canal.

Não se esqueça de escolher um bom nome, que possua algo único, atraente, de identidade forte para que as pessoas consigam se lembrar facilmente.

Além disso, personalize o seu canal com uma foto de perfil e foto de capa com qualidade. Você pode tirar uma foto sua ou fazer uma composição com fotos gratuitas da internet que representem bem o conteúdo do seu canal.

Você pode utilizar o Canva, por exemplo, que é uma ótima ferramenta gratuita para aqueles que desejam descobrir um pouco mais sobre design. Sua interface intuitiva disponibiliza diversas opções de layout e customização de template, entre elas capas para YouTube e muito mais.

Tenha sempre conteúdos novos e vídeos do YouTube de qualidade

Um dos maiores erros dos iniciantes é lançar o canal e fazer um vídeo por ano. Se você quer que o seu canal faça sucesso, será necessário criar uma recorrência de conteúdos.

Se possível, mantenha uma frequência semanal de publicações dos vídeos, assim você conseguirá reservar mais tempo para a roteirização e edição dos vídeos do YouTube.

Assim, o seu público irá voltar e esperar ansioso pelas novas entradas de vídeos no seu canal!

Algumas dicas que podemos te dar para criar conteúdos relevantes e interessantes para o seu público são:

  • Crie títulos atraentes: Pense em vídeos que chamem as pessoas a clicar. O que você prefere assistir: “Fim de semana normal” ou “Minha avó pulou de um avião”?
  • Foque nas palavras-chave: Você sempre deve focar em palavras-chave quando for pesquisar sobre o tema que irá falar no vídeo, no processo de roteirização e também deve inclui-las na descrição dos seus vídeos;
  • Faça miniaturas chamativas: As capas dos vídeos devem ser bem feitas e visualmente chamativas para que a pessoa clique e assista o seu conteúdo;
  • Colaborações: Colaborar com alguém que tem mais inscritos ou até mesmo convidar essa pessoa para o seu canal é uma ótima forma de ampliar sua base de fãs.

Comece a monetizar

Você sabia que você pode ser pago pelas visualizações nos seus vídeos do YouTube? O YouTube oferece um serviço para os donos de canais chamado Programa de Parcerias do YouTube (em inglês, YPP).

Para participar do programa, é necessário se enquadrar em alguns pré-requisitos, como:

  • Ter no mínimo, 1 mil inscritos;
  • Ter acumulado 4 mil horas de conteúdo assistido nos últimos 12 meses;
  • Conteúdos que estejam de acordo com as políticas da empresa.

O conteúdo não pode violar as diretrizes da comunidade da plataforma. Ou seja, tanto os vídeos, miniaturas, títulos, tags, links externos e outros itens devem se enquadrar às Políticas do Programa de Parceria.

Não podem conter as seguintes condutas: nudez ou conteúdo sexual, conteúdo de incitação ao ódio, conteúdo explícito ou violento, conteúdo prejudicial ou perigoso, conteúdo prejudicial ou perigoso, assédio e bullyng virtual, spam, metadados enganosos e golpes, ameças aos direitos autorais, privacidade, falsificação de identidade e segurança infantil.

imagem vetorizada escrita "implemente seo" como uma das formas de fazer vídeos do youtube

Implemente SEO

Você sabe o que é SEO? Essa é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para ferramentas de busca), e representa um conjunto de técnicas para alcançar as melhores posições nos mecanismos de busca.

Tanto para as buscas no Google quanto para a própria busca do YouTube, quando você utiliza as técnicas de SEO, consegue fazer com que o seu vídeo se destaque perante todos os outros.

Tudo começa na escolha da palavra-chave, como disse anteriormente. Esse termo será a busca que as pessoas farão para encontrar o seu vídeo, por isso ele irá guiar toda sua estratégia.

Para escolher suas palavras-chave você pode utilizar o Google Trends, que apresenta gráficos de evolução de busca por esse termo. Inclua a busca que você gostaria de buscar informações e selecione o campo “Pesquisa do YouTube”.

Com as palavra-chaves escolhidas, busque incluir o termo no nome do arquivo antes de subir o vídeo, no título e na descrição. Além disso, utilize Tags e busque fazer uma transcrição do seu vídeo na descrição.


E aí, pronto para fazer sucesso com vídeos do YouTube? Já sabe como criar o seu canal ou ficou com alguma dúvida sobre esse assunto?

Comente e acompanhe os conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro de tudo no mundo dos negócios.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário