Ter seu escritório de contabilidade em casa tem suas vantagens e desvantagens. Confira!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entenda o Home Office de contabilidade, além de suas vantagens e desvantagens

Hoje em dia, com a tecnologia mais acessível, algumas pessoas já estão mudando o seu modelo de trabalho e optando pelo home office. Inclusive os profissionais de contabilidade. Mas afinal, o que é Home Office? Ao pé da letra, esse modelo de trabalho significa o escritório em casa, ou seja, o profissional que desenvolve suas atividades da própria casa, sem que ele precise se deslocar para a empresa.

Adotar um escritório em casa, ou mesmo disponibilizar essa opção para seus funcionários, é viável economicamente tanto para o contador quanto para a própria empresa. Porém, é necessário entender que existem vantagens e desvantagens a se analisar antes de optar pelo Home Office.

Para trabalhar Home Office de Contabilidade:

Vantagens

  • Flexibilidade: Um dos pontos principais do Home Office é a flexibilidade de horários e organização do tempo. O contador que opta por esse modelo de trabalho pode economizar suas horas de deslocamento, trânsito, reuniões e interrupções, permitindo que ele tenha mais horas para trabalhar ou fazer outras coisas.
  • Economia: Ainda que se gaste com energia elétrica, telefone e internet na casa do contador, esse custo definitivamente é menor do que seria em um escritório. Sem falar nos gastos com deslocamento e estrutura que serão economizados ao se trabalhar de casa.
  • Qualidade de vida: Outro benefício de trabalhar em casa é a qualidade de vida, logo que o ambiente doméstico traz mais conforto e autonomia para adotar um ritmo próprio de trabalho. O tempo que antes era gasto para transporte, pode ser usado para estudos, exercícios, descanso ou até mesmo para dedicar-se à família, por exemplo.
  • Autonomia: Muitas pessoas enfrentam dificuldade em enfrentar a rotina de trabalho em um escritório, além da relação com o chefe. O contador que decide trabalhar de casa possui essa vantagem; ele pode gerir o próprio negócio, cumpre seus horários, e ainda pode trabalhar de onde quiser, com a vestimenta que quiser.

Desvantagens

  • Distrações: Para que esse tipo de serviço dê certo, é necessário dedicação e foco. Do contrário, o contador pode se perder facilmente nas distrações como celular, redes sociais, televisão e livros. Isso faz com que sua produtividade caia drasticamente, perdendo horas importantes de trabalho.
  • Atendimento ao cliente: Se o profissional possui o hábito de visitar ou receber clientes (o que geralmente é indicado em escritórios de contabilidade), ele pode acabar sendo prejudicado pelo Home Office. Fazer reuniões em casa pode não ser a melhor opção, mas pode ser solucionada em um escritório físico, ou até mesmo em coworkings e salas alugadas.
  • Fácil de se perder: Trabalhar demais ou trabalhar de menos; qualquer uma dessas opções é péssima para quem trabalha Home Office. Quem não controla seus horários acaba perdendo sua organização, seus prazos e metas. Nesse quesito, o escritório físico possui a vantagem de ter tudo isso estipulado.
  • Sem direitos trabalhistas: Outra desvantagem para um contador que deseja trabalhar de casa tem relação aos direitos trabalhistas. O profissional autônomo acaba perdendo alguns direitos como garantia de férias, 13º salário, seguro desemprego, licença maternidade, e mais.

Conclusão

O sucesso do escritório contábil que atua Home Office depende muito do profissional. Se o contador tiver disciplina, comprometimento, foco em seus objetivos e autocontrole, ele conseguirá trabalhar bem independente de onde esteja. Porém, é necessário balancear todos os fatores para escolher o melhor modelo. Existem algumas dicas para trabalhar Home Office e ainda melhorar a produtividade. Confira clicando aqui.


Você utiliza esse modelo de trabalho? Conhece dicas para outros empreendedores trabalharem Home Office de contabilidade? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

4 Comments

  1. Em um mundo globalizado, a gestão do tempo e os custos da produção para indústria, comercio e prestação serviços são metas e diferencial de mercado, cada setor ter buscado ferramentas em inovações, principalmente em seus próprios negócios, ou seja , mais enxutos e o melhor aproveitamento do seu tempo em busca de novos mercados.
    No setor contábil, como em grandes organizações estes mecanismo de flexibilidade veem trazendo resultados, portanto , hoje ameaça é não fazer mudanças, sou testemunha que é possível fazer em nosso setor, os escritórios virtuais, substituíram em menos de dez anos os tradicionais , como o papel do contador terá uma nova roupa ( Consultor de Negócios, Gestor ou outra nomenclatura de mercado).
    Com a flexibilização na área trabalhista que era um empecilho jurídico a este trabalho, agora já aprovado tomando como segurança jurídica , talvez em bem menos tempo no (BRASIL), isto ocorra com maior numero de empresas físicas para virtuais.
    Com as melhorias nas organizações em boas praticas, somando com as intelectuais individuais, serão oferecidos milhares de vagas neste conceito de racionalização com aproveitamento de competências mais especificas , gerando renumerações maiores e qualidade de vida, e com menor agressão ao Planeta (Terra).
    Por este motivo e outros é que devemos sempre está alerta, renovar e ampliar capacidades e aperfeiçoando outras que viram, portanto, o novo hoje , já está ultrapassado amanhã.
    Atenciosamente.
    Silvio Aparecido Ramos
    Contabilista
    Graduado: Recursos Humanos
    MBA: Gestão de Pessoas

    • Olá Silvio, ficamos felizes em saber que você compartilha do nosso pensamento de que hoje o home office abre um leque enorme de facilidades para os trabalhadores e empreendedores. O mundo está se atualizando, e as empresas e modelos de negócios também não podem ficar para trás!

  2. Muito esclarecedora a matéria, ao me formar em ciências contabeis tenho como foco trabalhar em home office.


Faça um Comentário