fbpx

Qual a importância da contabilidade nas empresas?

 em Contabilidade

Entenda a verdadeira importância da contabilidade nas empresas e saiba como mostrar valor no seu serviço

O contador presta diversos serviços que são primordiais nas empresas. Esse profissional é essencial para resolver problemas de gestão e até mesmo prever outros que você, muitas vezes, nem imagina. Porém, muitos empreendedores ainda não entenderam que o contador é uma das peças principais no funcionamento de uma organização.

Por conta disso, apresentamos abaixo algumas das coisas que um contador pode fazer por você e também qual é a importância da contabilidade para que sua empresa consiga ter bons resultados e prosperar. Continue lendo:

O que um contador pode fazer pela empresa?

Durante muito tempo, Contabilidade era visto como algo ruim em nosso país, sendo alguém que só traz mais despesas e guias de pagamento em um negócio. Porém, foi-se o tempo em que o profissional dessa área era visto apenas como forma de apuração e cálculo de impostos.

Hoje em dia, a contabilidade tem papel fundamental no crescimento de uma empresa. Contar com uma assessoria contábil é ter um aliado para gerenciar diversas questões da empresa, em especial nas finanças. A Contabilidade pode ser definida como uma ciência social que busca estudar e colocar em prática técnicas de administração e economia.

Além disso, a prática contábil, desde os primórdios, têm a função de auxiliar no processo de administração dos empreendimentos. Ou seja, o contador é o profissional essencial na tomada de decisões de uma empresa ou negócio.

Isso porque o contador pode fornecer e auxiliar na geração de informações e relatórios exclusivos. Portanto, já por esta definição podemos ver que o papel da contabilidade é de grande importância para os negócios.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

Qual a importância da contabilidade afinal?

Por meio de documentos fiscais, um profissional contábil fornece aos administradores e proprietários, dados importantes da saúde financeira dos negócios. Estas análises também possibilitam um acompanhamento e organização melhor estruturada da vida financeira das empresas.

Posteriormente, aliado a esta organização o profissional contábil tem conhecimento suficiente para auxiliar em processos de gestão financeira, como:

  • Auxiliar no Fluxo de Caixa;
  • Balanço Patrimonial (Ativos e Passivos);
  • Acompanhamento, apuração e análise de Receitas, Custos e Despesas;
  • Analisar a possível lucratividade e rentabilidade.

Um contador também é muito útil na hora de conseguir condições de crédito, empréstimos e financiamentos em instituições financeiras. Isso porque ele como: Balanço Patrimonial, DRE e Declarações de Lucros e Prejuízos acumulados (DLPA).

Como contador, como mostrar isso para meus clientes?

Uma das formas de mostrar o seu verdadeiro valor e importância da contabilidade é implementando a Contabilidade Consultiva. Diferente da contabilidade feita por aqueles que apenas pensam em ficar em seus escritórios, monitorando os processos de guias, obrigações e folhas, a contabilidade consultiva é mais focada no cliente, interessada nos problemas dele e em como fazer a diferença nos seus negócios.

Se você quer se tornar um aliado dos seus clientes, e nunca mais ser chamado de “mal necessário”, você pode conferir a matéria que preparamos com tudo que você precisa saber para implementar a Contabilidade Consultiva em seu escritório clicando aqui.


E aí, você já sabe a importância da contabilidade nas empresas? É um contador e está com dificuldade na geração de valor no seu escritório? Confira as matérias que preparamos semanalmente para que você possa fazer seu escritório crescer ainda mais: Quero melhorar minha contabilidade!

Postagens Recentes
Mostrando 2 comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

foto do filme o contador, representando um dos filmes para contadoresfoto de alguns dados em papel, representando os indicadores de negócios