Skip to content

Mapa para Simplificação: projeto quer ajudar a reduzir tempo de abertura das empresas

O que você verá neste artigo:

O Mapa para Simplificação visa auxiliar servidores públicos com o passo a passo para melhorar o processo de abertura de empresas no país

Abrir uma empresa no Brasil pode levar, em média, até 62 dias e exige seis procedimentos, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras. Diante disso, a burocracia é a primeira barreira para quem quer abrir um negócio.

“Não há um passo a passo claro que deve ser seguido pelo empreendedor e há um excesso de requisições que complica o processo – o que gera vai e volta de documentos e pessoas -, o tempo de resposta dos órgãos é lento e as decisões de aprovação são muitas vezes influenciadas pela subjetividade de cada servidor público”, explica um comunicado da Endeavor, organização sem fins lucrativos.

Mapa para Simplificação: uma alternativa para otimizar a abertura de empresa

Contudo, mesmo diante dos desafios é possível fazer diferente. Há municípios, no Brasil, no quais as empresas podem ser abertas em até uma hora. Essas cidades são beneficiadas pela simplificação, pois geram mais emprego, renda, inovação e melhor arrecadação de tributos.

Desta forma, a questão é: como expandir iniciativas de simplificação para todos os municípios brasileiros? A dificuldade se encontra, algumas vezes, na falta de conhecimento dos gestores e servidores públicos sobre o passo a passo necessário ao redesenho.

O fato foi identificado pela Endeavor por meio de estudos acadêmicos sobre o tema. Diante disso, a organização decidiu lançar o Mapa para Simplificação que apresenta um passo a passo para melhorar e agilizar o processo de abertura de empresas e também apresentar os melhores exemplos nacionais e internacionais de simplificação do processo.

O material foi desenvolvido em parceria com mais de 40 especialistas e burocratas com ampla experiência em desburocratização. Além disso, o conteúdo também destaca estratégias de sucesso adotadas em locais, como Canadá, Austrália, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, São Paulo e Uberlândia. O conteúdo da Mapa é gratuito e está disponível para quem tiver interesse em acessar!

 “O trabalho de capacitação e preparo de servidores para a desburocratização está alinhado a recomendações do Doing Business para melhoria do ambiente de negócios.  Dados publicados no relatório de 2019 apontam que em economias nas quais servidores são treinados, são gastos em média 12 dias a menos para incorporar um negócio e 29 dias a menos para incorporar uma propriedade em comparação com aquelas em que nenhum treinamento é oferecido”, comenta a organização.

Curtiu saber sobre o Mapa para Simplificação? Nossa recomendação é que você, contador, leia o conteúdo do documento, pois ele pode ajudar a exigir mais agilidade dos servidores no momento de realizar a abertura de empresas.  

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário