Saiba como abrir MEI para cabeleireiro e formalize seu serviço

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Entenda quais são os passos necessários para abrir MEI cabeleireiro e use seu talento para lucrar de maneira formalizada!

Se tem algo que o povo brasileiro não abre mão é o cuidado com a beleza e estética. Tanto é que o Brasil ocupa a quarta posição mundial no mercado de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. As vendas desse setor vão continuar em alta, e por mais que as pessoas procurem por produtos e serviços mais em conta, elas vão continuar consumindo.

Essa tendência está crescendo, inclusive, entre os homens. Eles têm mostrado, cada vez mais, interesse em produtos e serviços de beleza e estética. Esse fato mostra um nicho de mercado importante a ser explorado pelos empreendedores que pretendem abrir um MEI cabeleireiro.

Por isso, explicaremos a seguir, passo a passo, como você pode abrir MEI para cabeleireiro e ter sucesso nos negócios. Continue lendo:

O que é MEI?

MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, e é a empresa constituída por uma pessoa que deseja se formalizar como pequeno empresário, trabalhando por conta própria.

Assim, a pessoa pode abrir empresa no próprio nome e atuar de forma regularizada perante o Governo.

Esse regime surgiu com a Lei Complementar nº 128/08, e sua proposta é de formalizar trabalhadores autônomos e empreendedores individuais.

Confira um guia completo sobre o MEI aqui

Cabeleireiro pode ser MEI?

Sim, a profissão de cabeleireiro está na lista de profissões aptas para ser MEI. Porém, vale lembrar que o MEI possui um limite de faturamento de até R$ 81 mil ao ano, proporcional a R$ 6.750 por mês.

Segundo a G1, mais de 630 mil profissionais do setor da beleza atuam como MEI. Já o número de profissionais com carteira assinada é bem menor. Em 2015, o Brasil possuía mais de 60 mil cabeleireiros, manicures e pedicures registrados.

Abrir MEI cabeleireiro tem várias vantagens, e quem se formaliza tem benefícios que outros profissionais não tem, como:

  • CNPJ e Alvará de Funcionamento sem burocracias nem custos;
  • Emissão de notas fiscais pela prestação dos serviços;
  • Baixo custo mensal de tributos em valores fixos (ICMS, ISS e INSS);
  • Cobertura Previdenciária;
  • Possibilidade de venda para o Governo;
  • Acesso a serviços e produtos bancários;
  • Profissionalização do seu negócio!

O salão de beleza pode ser MEI?

A resposta para essa pergunta é não, o salão propriamente dito não pode ser MEI, apenas os profissionais que trabalham nele. Para dúvidas sobre como abrir um salão de beleza, confira nossa matéria exclusiva com todos os procedimentos.

banner do ebook de como abrir uma clínica de estética
Baixe agora o ebook completo clicando no banner acima!

Plano de negócios para abrir MEI cabeleireiro

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material e equipamentos que você precisará no início. Além disso, deve-se pesquisar também o público que você deseja atender, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Resumo dos principais pontos do plano de negócios:

  • O que você irá oferecer com o seu MEI (produto ou serviço);
  • Gestão de pessoas e recursos humanos;
  • Controle financeiro;
  • Mercado, principais concorrentes e potenciais clientes;
  • Planos de expansão.

Equipamentos necessários para abrir MEI cabeleireiro

Além de abrir o MEI, você precisará de alguns equipamentos no início do seu próprio negócio, como:

  • Secadores de cabelo
  • Chapinhas/pranchas
  • Baby liss
  • Tesouras
  • Pentes e escovas
  • Recipientes para misturar as substâncias
  • Luvas e toalhas
  • Maquinas de cortar cabelos ou barbas
  • Capa de proteção par clientes
  • Produtos de hidratação
  • Shampoos e condicionadores especiais

Além disso, se o próprio salão em que você irá trabalhar não disponibilizar, você precisará de toalhas, aventais, luvas, condicionador, tinturas, rolos de cabelo, e outros itens básicos. Aposte em equipamentos que gastam menos energia, e isso irá influenciar na redução da conta do salão.

Produtos para cabeleireiro

Algo que faz muita diferença no setor de MEI cabeleireiro é a escolha dos produtos. O ideal é fazer uma boa pesquisa para encontrar as melhores opções no mercado.

É recomendado que, antes de usar essas substâncias nos clientes, você faça um teste de mecha para saber se há alguma reação alérgica. Por mais que seu produto seja mais “natural”, o couro cabeludo do cliente pode não reagir tão bem. Por isso, sempre faça o teste de mecha.

foto de cabeleireiro representando como abrir mei cabeleireira

Funcionários para MEI cabeleireiro

O MEI pode ter até um funcionário devidamente regularizado e cadastrado. Essa pessoa pode ganhar remuneração de um salário mínimo ou o piso salarial da categoria.

Para mostrar maior profissionalismo, monte uniformes ou aventais personalizados para você e esse funcionário. Além disso, invista no treinamento do colaborador, para que vocês possam oferecer sempre o melhor serviço ao cliente.

Leia uma matéria com 5 dicas essenciais para a gestão de pessoas nas PMEs

Divulgação do serviço

Ter uma boa divulgação do seu serviço fará toda a diferença, especialmente no início, para que ele se torne conhecido pelos futuros clientes e públicos em geral.

Mas não se esqueça: nesse ramo, o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação. Por isso, o atendimento impecável e serviço excelente serão essenciais para ter sucesso. Cativando um cliente, é muito provável que ele novos clientes – as vezes, tão fiéis quanto ele.

Com divulgação, você pode apostar também no marketing digital com uma fanpage no Facebook e um perfil no Instagram. Observe como outros cabeleireiros estão trabalhando na divulgação e determine os resultados que você deseja alcançar para entender se vale a pena seguir o mesmo caminho.

Documentação necessária

Os documentos necessários para abrir MEI cabeleireiro são simples:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que seu MEI seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu MEI cabeleireiro com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário