8 passos iniciais para abrir um salão de beleza!

 em Novos Negócios

Se tem algo que o povo brasileiro não abre mão é o cuidado com a beleza e estética. Tanto é que o Brasil ocupa a quarta posição mundial no mercado de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. As vendas desse setor devem continuar em alta, e por mais que as pessoas procurem por produtos e serviços mais em conta, elas vão continuar consumindo.
Essa tendência está crescendo, inclusive, entre os homens. Eles têm mostrado, cada vez mais, interesse em produtos e serviços de beleza e estética. Esse fato mostra um nicho de mercado importante a ser explorado pelos empreendedores que pretendem abrir um salão de beleza.
Por isso, explicaremos a seguir, passo a passo, como você pode abrir um salão de beleza e ter sucesso nos negócios. Continue lendo:

8 passos para abrir um salão de beleza:

1. Faça um plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. Além do planejamento, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.
Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar seu salão de beleza, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.
Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

2. Escolha o local

A localização do salão de beleza é um dos fatores que mais influenciam no faturamento. Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo. Enquanto faz o planejamento da sua empresa, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes. O ideal é escolher um local que disponha de estacionamento, pois as clientes passarão um bom tempo no seu salão e isso faz toda diferença.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração é a vizinhança. Se ao redor do local onde você deseja abrir o salão já tiver muitos outros, talvez seja um grande risco investir ali. Porém, o isolamento também pode ser perigoso. Se não há nenhum salão por perto, existem duas possibilidades: ou você pode ir muito bem por ser o pioneiro, ou algo não é compatível com o público desta região.
É necessário, por fim, ficar atento também aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se o salão de beleza poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.
Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

3. Equipamentos

Além de equipamentos para escritório, como computadores e telefones, será necessário alguns outros para montar seu salão de beleza, entre eles:

  • Espelhos
  • Secadores de cabelo
  • Chapinhas
  • Cadeiras
  • Lavatórios
  • Equipamentos de lavagem
  • Armário (para estoque)
  • Prateleiras para produtos
  • Tesouras

Além disso, você precisará ainda de shampoo, toalhas, aventais, luvas, condicionador, tinturas, rolos de cabelo, e muitos outros itens básicos para montar um salão de beleza. Aposte em equipamentos que gastam menos energia, e isso irá influenciar na redução da conta do salão.
Essa talvez seja a parte mais custosa de montar um salão de beleza, pois esses equipamentos geralmente são um pouco caros, mas isso varia dependendo do tamanho do salão. Talvez sejam necessários mais equipamentos, por isso o ideal é guardar um bom valor para investir na estrutura.

4. Estrutura

Um dos pontos que fazem grande diferença em um salão de beleza é a iluminação, pois você estará trabalhando com a imagem das pessoas. Uma boa iluminação dará melhor aspecto quando os clientes olharem o resultado do seu trabalho no espelho.
Pensar bem nos móveis também é um tópico importante, pois seus clientes ficarão sentados por muito tempo no local, e por vezes levarão acompanhantes. Por isso, é essencial que eles se sintam confortáveis neste tempo em que estiverem ali.
Assim como a luminosidade, as cores das paredes também tem um papel importante no ambiente. Para deixar o local mais agradável, evite cores escuras ou muito chamativas, pois elas cansam a vista. O ideal é usar, no máximo, uma parede em cor destacada, se você gostar desse estilo.

5. Funcionários

Para mostrar maior profissionalismo, monte uniformes ou aventais personalizados com a marca do salão para os funcionários. Além disso, invista na seleção e treinamento dos colaboradores, principalmente no quesito atendimento ao cliente.
Leia uma matéria com 5 dicas essenciais para a gestão de pessoas nas PMEs

Foto em um salão de beleza, representando como abrir um um salão de beleza - Abertura Simples

Foto em um salão de beleza

6. Divulgação

Ter uma boa divulgação do seu salão fará toda a diferença, especialmente no início, para que seu negócio se torne conhecido pelos futuros clientes e públicos em geral. Mas não se esqueça: nesse ramo, o boca a boca ainda é a melhor forma de divulgação. Por isso, o atendimento impecável e serviço excelente serão essenciais para ter sucesso. Cativando um cliente, é muito provável que ele novos clientes – as vezes, tão fiéis quanto ele.
Com divulgação local, você pode apostar no marketing digital com um site e uma fanpage no Facebook. Observe como sua concorrência está trabalhando na divulgação e determine os resultados que você deseja alcançar para entender se vale a pena seguir o mesmo caminho. E não se esqueça de escolher um bom nome logo que representem a sua empresa.

7. Investimento

O ideal sobre os investimentos iniciais para abrir um salão de beleza é separar:

  • 50% para investimento fixo de equipamentos e materiais
  • 35% para o capital de giro, compra de mercadorias, materiais diretos, pagamento de mão-de-obra e custos fixos
  • 10% para reserva técnica
  • 5% para registro da empresa, divulgação e marketing, e outros custos

Geralmente, o retorno costuma chegar entre 1 a 3 anos.

8. Documentação necessária

Os documentos necessários para abrir um salão de beleza são simples:

  • Cópia autenticada do RG e CPF
  • Comprovante de residência
  • Folha espelho do IRPF
  • IPTU do imóvel
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que seu salão seja aberto de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.
Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.
Entre em contato com nossos representantes e inicie seu salão de beleza com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Mulher com um notebook, representando abrir MEI - Abertura SimplesFoto de uma lanchonete, representando como abrir uma lanchonete - Abertura Simples