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Confira como montar um serviço de personal trainer

O que você verá neste artigo:

Você está pensando em montar um serviço de Personal Trainer? Tem sido observado que a população cada vez mais apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios.

A desculpa mais frequente é a falta de tempo ou falta de condições para atividades físicas, prática que é agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como as comodidades do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes, sem mencionar as horas diárias dedicadas à televisão ou ao computador. Infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundiais, pois uma das doenças associadas à falta de exercícios como a obesidade tem prevalecido em quase todo planeta.

Porém, é notável o crescimento da busca por uma melhor qualidade de vida, e com isso o profissional que vem ganhando espaço no mercado da saúde e esporte é o Personal Trainer. Esse profissional atua em uma área da educação física que vem crescendo e ganhando prestígio nos últimos anos.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM SERVIÇO DE PERSONAL TRAINER:

O que é um personal trainer?

Resumidamente, o personal trainer é um profissional licenciado em educação física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento.

Ou seja, o personal trainer é o profissional que possui competência para ministrar e supervisionar treinos, com vistas ao alcance das metas estabelecidas conjuntamente com o aluno.

O Personal Trainer, ou treinador pessoal, trabalha atendendo um único aluno ou pequenos grupos, sempre respeitando a individualidade e condição física de cada aluno ao montar um circuito de treinamento individual. Este é um profissional de fitness licenciado em educação física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento.

Como é o mercado?

A partir dos anos 90, houve uma maior consciência por parte da população acerca do interesse por temas relacionados à saúde e qualidade de vida, com isso a procura por academias de ginástica aumentou drasticamente. Assim a profissão de personal trainer foi se alastrando junto à necessidade de serviços personalizados e atualmente é uma das profissões mais lembradas, quando o assunto é condicionamento físico. O serviço que antes era restrito apenas ao ambiente de academias de ginástica, foi ganhando notoriedade e atualmente é realizado tanto em domicílio, nas academias dos condomínios, em ambientes corporativos, ao ar livre, etc.

Sabe-se que a falta de atividade física é um fator de risco para as doenças crônicas não transmissíveis, como as cardiovasculares, cânceres e diabetes. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), ao ano, 3,2 milhões de mortes em todo mundo são atribuídas à falta de atividade física. E as pessoas têm se conscientizado sobre o assunto, e por isso vêm buscando alternativas e, uma delas, é a busca dos serviços de um personal trainer que poderá atendê-las de maneira integral com a elaboração e o acompanhamento de um plano de treinamento personalizado.

Em termos futuros, esse profissional precisa estar antenado aos avanços da ciência, desenvolver empatia e buscar um relacionamento de longo prazo com seus clientes.

Por isso é fundamental definir seu campo de atuação e especializar-se para criar autoridade em determinado segmento. Aqui pode-se escolher, por exemplo, trabalhar com o pessoal da terceira idade, ou com foco em emagrecimento, ou em condicionamento físico, entre as diversas possibilidades de nichos existentes nessa área.

Entre as oportunidades do mercado, pode-se citar o contínuo crescimento do número de pessoas em busca de um atendimento personalizado, o envelhecimento da população, a possibilidade de atendimento na modalidade de pequenos grupos, a possibilidade de realizar parcerias corporativas entre outras.

O que é e como montar um plano de negócios?

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, por exemplo, como você irá montar seu serviço de Personal Trainer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira que você poderá contar para o desenvolvimento do seu serviço.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material e equipamento. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá utilizar seus serviços de Personal Trainer, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio?
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?
  • Quais serão os seus principais clientes?
  • Onde será localizada a empresa?
  • O montante de capital a ser investido?
  • Qual será o faturamento mensal?
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Escolha uma boa localização

O profissional que quer montar um serviço de Personal Trainer precisa saber que ele é um prestador de serviços, e que esses serviços podem ser realizados nos mais diversos lugares, desde que sejam devidamente seguros e que os equipamentos utilizados sejam de qualidade e certificados.

Vale reforçar que não existe localização específica para atuação deste serviço. O local será definido de acordo com o tipo de treino, os objetivos e o desejo do cliente, pois as aulas podem ser ministradas em uma série de locais, a exemplo de parques, clubes, academias, condomínios e até mesmo nas residências dos clientes caso estes disponham do espaço necessário.

Ainda assim, alguns fatores devem ser observados quando da escolha do local no qual os serviços serão realizados, como por exemplo, lugares próximos ao seu público alvo, que tenham estacionamento de fácil acesso, que possuam um ambiente agradável (área verde) e que disponham de cuidados com a ventilação e a iluminação.

O profissional deve-se atentar também aos pontos comerciais próximos, que podem ser favoráveis e desfavoráveis. Uma sugestão interessante para o Personal Trainer é a pesquisa de convênios com empresas, locação de espaços em clubes, hotéis, centro comerciais e médicos, entre outros.

Colaboradores

Por se tratar de uma atividade que pode ser realizada por MEI (Microempreendedor Individual), o profissional que quer montar um serviço de Personal Trainer, realizará suas atividades individualmente, sem a necessidade de contratações de outros especialistas ou funcionários.

Entretanto, o trabalho integrado de diversos profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, esteticistas, etc, podem trazer bons resultados para o cliente, além de oferecer um serviço muito mais completo.

Caso o atendimento seja realizado pela mesma pessoa que presta o serviço, é necessário conhecimento tanto para gestão do negócio quanto para o atendimento ao cliente. É imprescindível também que o profissional busque constantemente informações e especializações para atualizar seus conhecimentos e prover um atendimento cada vez mais qualificado.

Qual a estrutura e equipamentos necessários?

O empreendedor deverá atentar-se para a disponibilização de espaços adequados para que a prestação de serviços aconteça da melhor forma possível, em um ambiente agradável, bem iluminado e de fácil movimentação dos alunos.

O profissional que irá montar um serviço de Personal Trainer poderá trabalhar de diversas formas: em sua residência, onde deverá possuir um espaço para atendimento aos clientes com um mínimo de equipamentos; na casa do próprio cliente (neste caso o personal deverá ter equipamentos que possam ser de fácil transporte); em academias, nas quais não haverá a necessidade de equipamentos próprios pois estas já possuem; ou em parques e locais agradáveis, onde haverá a necessidade de transporte de equipamentos.

O profissional deve possuir um escritório em sua casa ou uma sala comercial, para que possa realizar os contatos iniciais com seus clientes e como ponto de realização das avaliações físicas, por exemplo.

De maneira geral, os equipamentos utilizados pelo profissional Personal Trainer vai variar muito do tipo de treino, do lugar e da estrutura das academias onde prestará o serviço.

Os equipamentos mais comuns para constar na planilha de treinos são:

  • Balança;
  • Adipômetro;
  • Bastão;
  • Elásticos;
  • Extensores;
  • Colchonetes;
  • Caneleiras, pesos e/ou halteres.
  • Monitor de frequência cardíaca.

É importante evidenciar que a quantidade de equipamentos deverá atentar-se ao espaço físico no qual o serviço será estruturado, pois quando realizada na residência ou em apenas uma sala comercial, serão poucos os equipamentos. Quanto mais salas para a realização dos atendimentos, mais equipamentos serão necessários.

Como abrir um serviço de personal trainer?

Como podemos ver, há uma busca cada vez maior pela prática de atividades dessa natureza abrindo um vasto campo de oportunidades para profissionais qualificados nessa área.

Então, se você quer abrir um serviço de personal trainer, continue lendo para ver o passo!

1 – Escolha o tipo de atividade

Antes mesmo de decidir abrir um serviço de personal trainer, é necessário identificar qual o segmento da atividade que você deseja. Para designar isso, existem três distinções:

  • Prestação de Serviços: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio atacadista: direcionado para lojistas e Comércio Varejista, direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

O segundo passo é verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas , mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da empresa

Depois de definir a natureza jurídica da sua empresa, chegou a hora de saber qual o porte dela. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

O profissional de educação física que trabalha como personal trainer não pode mais ser enquadrado como Microempreendedor Individual (MEI). As ocupações que exigem alto potencial intelectual, profissões que dependem de regularização legal e formação não são permitidas ao MEI. Ou seja, o personal trainer tem suas atividades regulamentadas pelo Conselho Regional de Educação Física e isso é algo incompatível com o conceito de empresário que se aplica ao MEI.

Em todo caso, é possível abrir uma empresa por meio de outras modalidades. Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas. O contador poderá avaliar as possibilidades de enquadramento como Empresário Individual, EIRELI, LTDA, ME ou Autônomo.

  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna a documentação necessária

Para abrir um serviço de personal trainer, é obrigatório a apresentação de documentos importantes. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos preparados para abrir uma empresa.

Para os sócios

Se você for abrir uma empresa com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios do serviço de personal trainer, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Realize o registro na Junta Comercial

Seu serviço de personal trainer só funcionará legalmente se você realizar seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Para isso, é necessário apresentar no cartório o Contrato Social e os documentos dos sócios da empresa.

5 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir um serviço de personal trainer é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ.

No site, faça o download do Programa Básico de Entrada. Em seguida, realize a impressão, preencha e envie pelos correios para a Receita Federal ou leve pessoalmente.

6 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a sua empresa pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Como divulgar meu serviço de personal trainer?

A propaganda é uma importante ferramenta para tornar seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da divulgação é construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pelo profissional. A mídia mais adequada é aquela que tem linguagem apropriada ao público-alvo, que se enquadra no orçamento do empresário e tem maior visibilidade junto ao cliente.

Para o profissional que quer montar um serviço de Personal Trainer, a divulgação é mais direcionada para a indicação entre os clientes e amigos/familiares. Por isso, o empreendedor deverá prestar um serviço altamente qualificado a cada cliente, pois neste tipo de negócio, o famoso “boca a boca”, ainda é uma forma bastante propagada.

Outras aproximações, tais como a criação de um blog pessoal com dicas de exercícios e saúde interagindo com os potenciais clientes e até mesmo páginas em redes sociais já são técnicas utilizadas por profissionais desse segmento. Outra forma muito utilizada por Personal Trainers que frequentam academias é a utilização de camisetas personalizadas com nome e telefone para contato e distribuição de panfletos.

Como dicas, podemos ressaltar que em qualquer atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor planejada, melhor será executada. Assim, em qualquer tipo de negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda.

O profissional precisa saber que a principal matéria-prima para a oferta de serviços de um Personal Trainer é a sua qualificação profissional e sua experiência no mercado de trabalho. O principal produto ofertado por um Personal Trainer é o treinamento individual, escolhido por aluno e professor a partir das características e dos objetivos do aluno.

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