Confira como montar um serviço de personal trainer

 em Novos Negócios

Você está pensando em montar um serviço de Personal Trainer? Tem sido observado que a população cada vez mais apresenta problemas relacionados com a falta de exercícios. A desculpa mais frequente é a falta de tempo ou falta de condições para atividades físicas, prática que é agravada pela economia de movimentos em nossa rotina, como as comodidades do controle remoto, telefone celular, elevadores e escadas rolantes, sem mencionar as horas diárias dedicadas a televisão ou ao computador. Infelizmente parece ser um fenômeno de dimensões mundial, pois uma das doenças associadas a falta de exercícios como a obesidade tem prevalecido em quase todo planeta.

Porém, é notável o crescimento pela busca por uma melhor qualidade de vida, e com isso o profissional que vem ganhando espaço no mercado da saúde e esporte é o Personal Trainer. Esse profissional atua em uma área da educação física que vem crescendo e ganhando prestígio nos últimos anos.

O Personal Trainer, ou treinador pessoal, trabalha atendendo um único aluno ou pequenos grupos, sempre respeitando a individualidade e condição física de cada aluno ao montar um circuito de treinamento individual. Este é um profissional de fitness licenciado em educação física, qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento físico individualizado, preferencialmente com conhecimento nas áreas de treinamento desportivo, fisiologia do exercício, anatomia e biomecânica do movimento.

A Pesquisa Vigitel 2013 aponta que o percentual de pessoas que praticam atividades físicas durante o tempo livre passou de 30,3% para 33,8% nos últimos cinco anos, revelou a pesquisa. Isso representa um crescimento de 11% no número de pessoas que no tempo livre praticam exercícios.

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM SERVIÇO DE PERSONAL TRAINER:

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, por exemplo, como você ira montar seu serviço de Personal Trainer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira que você poderá contar para o desenvolvimento do seu serviço.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material e equipamento. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá utilizar seus serviços de Personal Trainer, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

O profissional que quer montar um serviço de Personal Trainer precisa saber que ele é um prestador de serviços, e que esses serviços podem ser realizados nos mais diversos lugares, desde que sejam devidamente seguros e que os equipamentos utilizados sejam de qualidade e certificados.

Vale reforçar que não existe localização específica para atuação deste serviço. O local será definido de acordo com o tipo de treino, os objetivos e o desejo do cliente, pois as aulas podem ser ministradas em uma série de locais, a exemplo de parques, clubes, academias, condomínios e até mesmo nas residências dos clientes caso estes disponham do espaço necessário.

Ainda assim, alguns fatores devem ser observados quando da escolha do local no qual os serviços serão realizados, como por exemplo, lugares próximos ao seu público alvo, que tenham estacionamento de fácil acesso, que possuam um ambiente agradável (área verde) e que disponham de cuidados com a ventilação e a iluminação.

O profissional deve-se atentar também aos pontos comerciais próximos, que podem ser favoráveis e desfavoráveis. Uma sugestão interessante para o Personal Trainer é a pesquisa de convênios com empresas, locação de espaços em clubes, hotéis, centro comerciais e médicos, entre outros.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

FUNCIONÁRIOS

Por se tratar de uma atividade que pode ser realizada por MEI (Micro Empreendedor Individual), o profissional que quer montar um serviço de Personal Trainer, realizará suas atividades individualmente, sem a necessidade de contratações de outros especialistas ou funcionários.

Entretanto, o trabalho integrado de diversos profissionais como nutricionistas, fisioterapeutas, esteticistas, etc, podem trazer bons resultados para o cliente, além de oferecer um serviço muito mais completo.

Caso o atendimento seja realizado pela mesma pessoa que presta o serviço, é necessário conhecimento tanto para gestão do negócio quanto para o atendimento ao cliente. É imprescindível também que o profissional busque constantemente informações e especializações para atualizar seus conhecimento e prover um atendimento cada vez mais qualificado.

Imagem de um profissional auxiliando sua aluna para incentivar os empreendedores que querem montar um serviço de Personal Trainer

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

O empreendedor deverá atentar-se para a disponibilização de espaços adequados para que a prestação de serviços aconteça da melhor forma possível, em um ambiente agradável, bem iluminado e de fácil movimentação dos alunos.

O profissional que irá montar um serviço de Personal Trainer poderá trabalhar de diversas formas: em sua residência, onde deverá possuir um espaço para atendimento aos clientes com um mínimo de equipamentos; na casa do próprio cliente (neste caso o personal deverá ter equipamentos que possam ser de fácil transporte); em academias, nas quais não haverá a necessidade de equipamentos próprios pois estas já possuem; ou em parques e locais agradáveis, onde haverá a necessidade de transporte de equipamentos.

O profissional deva possuir um escritório em sua casa ou uma sala comercial, para que possa realizar os contatos iniciais com seus clientes e como ponto de realização das avaliações físicas por exemplo.

De maneira geral, os equipamentos utilizados pelo profissional Personal Trainer vai variar muito do tipo de treino, do lugar e da estrutura das academias onde prestará o serviço.

Os equipamentos mais comuns para constar na planilha de treinos são:

  • bastão;
  • elásticos;
  • extensores;
  • colchonetes;
  • caneleiras, pesos e/ou halteres.
  • monitor de frequência cardíaca;

É importante evidenciar que a quantidade de equipamentos deverá atentar-se ao espaço físico no qual o serviço será estruturada, pois quando realizada na residência ou em apenas uma sala comercial, serão poucos os equipamentos. Quanto mais salas para a realização dos atendimentos, mais equipamentos serão necessários.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A propaganda é uma importante ferramenta para tornar seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. O objetivo da divulgação é construir uma imagem positiva frente aos clientes e tornar conhecidos os serviços oferecidos pelo profissional. A mídia mais adequada é aquela que tem linguagem apropriada ao público-alvo, que se enquadra no orçamento do empresário e tem maior visibilidade junto ao cliente.

Para o profissional que quer montar um serviço de Personal Trainer, a divulgação é mais direcionada para a indicação entre os clientes e amigos/familiares. Por isso, o empreendedor deverá prestar um serviço altamente qualificado a cada cliente, pois neste tipo de negócio, o famoso “boca a boca”, ainda é uma forma bastante propagada.

Outras aproximações, tais como a criação de um blog pessoal com dicas de exercícios e saúde interagindo com os potenciais clientes e até mesmo páginas em redes sociais já são técnicas utilizadas por profissionais desse segmento. Outra forma muito utilizada por Personal Trainers que frequentam academias é a utilização de camisetas personalizadas com nome e telefone para contato e distribuição de panfletos.

Como dicas, podemos ressaltar que em qualquer atividade da vida social ou pessoal, quanto melhor planejada, melhor será executada. Assim, em qualquer tipo de negócio, o tempo que se gasta antes de começar é dinheiro que se deixa de perder: os problemas, prováveis ou meramente possíveis, já foram pensados e a solução equacionada antes que ele vire perda.

O profissional precisa saber que a principal matéria-prima para a oferta de serviços de um Personal Trainer é a sua qualificação profissional e sua experiência no mercado de trabalho. O principal produto ofertado por um Personal Trainer é o treinamento individual, escolhido por aluno e professor a partir das características e dos objetivos do aluno.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar um serviço de Personal Trainer são simples:

  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Folha espelho do IRPF;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

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