Saiba como montar um serviço de produção de games | Abertura Simples

Saiba quais aspectos você deve considerar ao montar um serviço de produção de games!

Você deseja montar um serviço de produção de games, mas não sabe por onde começar? Os jogos eletrônicos ou games estão inseridos em todas as camadas da sociedade, idealizados e criados para diversos propósitos tais como treinamento, educação, entretenimento e publicidade, não excluindo qualquer faixa etária ou gênero. Continue lendo:

SOBRE O MERCADO

No Brasil, a maioria das empresas de produção ou desenvolvimento de games ainda foca os esforços no mercado mais tradicional (entretenimento puro). Porém, vê-se um interesse crescente pelos advergames (uso dos games para divulgar marca) e o jogos voltados a educação e treinamento. As plataformas móveis, como smartphones e tablets, são as que apresentam maiores crescimento e oportunidades.

O primeiro jogo produzido no Brasil tem hoje mais de 20 anos. O que poderia ser considerado um marco inicial do desenvolvimento de jogos eletrônicos no País foi, na verdade, uma das muitas iniciativas isoladas na tentativa de se criar uma indústria nacional de games. Do início da década de 80 até o final da década de 90, pouca coisa mudou no cenário brasileiro. Raras empresas surgiram e não foram capazes de conquistar mercados, devido aos modelos de comercialização e limitação das plataformas a consoles e computadores. Enquanto isso, o mercado internacional tinha resultados explosivos um ano atrás do outro aumentando o abismo que separava as desenvolvedoras nacionais das estrangeiras. A partir do ano 2000, o cenário começou a mudar. Muitas empresas surgiram desde então e inúmeras iniciativas foram tomadas em áreas correlatas de jogos (feiras, cursos, simpósios etc). Um mercado para atuação no Brasil surgiu, ainda que de forma pequena. As empresas também conseguiram realizar as primeiras investidas internacionais. Surgem novas plataformas a partir de 2010.

Em 2016 a indústria de games movimentou quase US$ 100 bilhões e cresceu 21% em relação ao ano anterior, e o Brasil foi o 4o maior mercado consumidor de games, com mais de 60 milhões de usuários (Newzoo, 2016). Entretanto, as empresas brasileiras de desenvolvimento não acompanharam o crescimento, e ficaram na 11a posição mundial em receitas geradas, com US$ 1,5 bilhões. Ainda há muito potencial e mercado a ser explorado. Entre os polos de maior destaque da indústria de jogos digitais estão os de São Paulo e Campinas, que cresceram à sombra da USP e da Unicamp, o Porto Digital de Recife, que abriga perto de 120 companhias de software, e outros espalhados por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Brasília e região de Londrina e Maringá. Com a ampliação de cursos técnicos e superiores especializados em desenvolvimento de games, novos polos surgem.

O desenvolvimento do setor de jogos eletrônicos converge com as tendências tecnológicas. Atualmente no Brasil há uma grande discussão a respeito da implementação da TV digital e o seu impacto em termos de convergência tecnológica com internet, comunicação sem fios etc. Há um consenso de que interatividade será a palavra-chave para entender esse novo cenário de conteúdo digital. E interatividade é o nicho de mercado fundamental para a indústria de jogos. Nessa perspectiva, um novo campo será aberto para aplicações inovadoras envolvendo jogos eletrônicos. Explorar corretamente esta sinergia pode significar um importante caminho para as empresas desenvolvedoras de jogos no Brasil.

O perfil do usuário brasileiro de games é, resumidamente: jovem (66% entre 16 a 34 anos), homens e mulheres (há equilíbrio entre os gêneros), com preferência por jogos de estratégia e aventura, gratuitos e em plataforma mobile. Mais informações podem ser obtidas na Pesquisa Games Brasil.

TIRE SUAS IDEIAS DO PAPEL E SAIBA COMO MONTAR UM SERVIÇO DE PRODUÇÃO DE GAMES!

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais pontos para o sucesso de um empreendimento. O empreendedor que deseja montar um serviço de produção de games precisa oferecer uma infraestrutura adequada e condições que propiciem o seu desenvolvimento. Além disso, deve ser levado em consideração a proximidade com o público alvo, ou seja, locais de fácil acesso, que possuam uma alta visibilidade e fluxo de pessoas, entre outros.

Hoje existem estruturas que são mais flexíveis e se adaptam bem às necessidades da maioria dos negócios de desenvolvimento de games, como espaços de coworking e aluguel de escritórios completos, por hora ou diária. Qualquer que seja o tipo de imóvel escolhido, é importante observar os pontos citados acima e sua regularização perante a Prefeitura da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa.

COLABORADORES

A contratação de colaboradores dependerá muito do tamanho do empreendimento e da necessidade inicial do proprietário. Geralmente, o quadro de funcionários para quem deseja montar um serviço de produção de games necessita de: game designer e gerente de projetos; programador; artista – art diretor e/ou designer de som/música/sound designer; administrativo e alguém para cuidar do marketing e vendas.

Imagem de um menino jogando um jogo que foi desenvolvido por um empreendedor que resolveu deseja montar um serviço de produção de games

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendada para quem deseja montar um serviço de produção de games é de 60m², com flexibilidade de aumento conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Dentro desse espaço, o empreendedor deverá distribuir os setores de recepção, sala de criação e desenvolvimento dos games, escritório, copa e banheiro para os colaboradores.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Computadores, telefones, impressoras;
  • Mesas e cadeiras;
  • Computadores com placa de vídeo;
  • Softwares de criação de games 2D e 3D;
  • Dev kits;
  • Outros equipamentos para produção artística como mesas digitalizadoras e equipamento de som;
  • Entre outros

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar um serviço de produção de games, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre promoções e novidades; mídia especializada como por exemplo rádio, TV, jornais e revistas específicos da área e, finalmente, sites, blogs e videoblogs na internet (as mais fortes no segmento de games).

Como dica de negócio, aconselhamos ao empreendedor que ele possua foco, ou seja, entenda bem seu público e defina seu nicho de mercado pois a área de games é muito abrangente. É fundamental também que o proprietário esteja antenado a todas as atualizações e novidades que o segmento possui e o investimento em capacitação e especialização em determinados serviços é primordial para destacar-se da concorrência.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar um serviço de produção de games são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar um serviço de produção de games realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]MONTAR UM SERVIÇO DE PRODUÇÃO DE GAMES[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta