Confira os principais passos para montar uma loja de açaí de sucesso!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Está planejando montar uma loja de açaí, mas não sabe por onde começar? Este tipo de negócio está relacionado à alimentação saudável, qualidade de vida das pessoas e praticidade da alimentação rápida. É uma fonte rica em minerais e esse é um alimento muito importante na mesa dos habitantes da região norte do país e o seu consumo data dos tempos pré-colombianos. Quer entrar na área? Continue lendo para descobrir:

SAIBA COMO MONTAR UMA LOJA DE AÇAÍ DE SUCESSO!

SOBRE O MERCADO

Estima-se que as atividades de extração, transporte, comercialização e industrialização de frutos e palmito de açaizeiro são responsáveis pela geração de 25 mil empregos diretos e geram anualmente mais de R$ 40 milhões em receitas, fundamentalmente para as economias nos estados de maior produção.

O forte crescimento do mercado de fruto de açaí tem sido o indutor dessa expansão. A concentração de açaizeiro no estuário amazônico, com a área estimada em 1 milhão de hectares, torna a espécie um componente da floresta nativa, formando maciços de açaizais naturais. Em decorrência da facilidade de extração de seus frutos, a espécie permite à indústria instalada na região o abastecimento seguro e fácil, com custo baixo da matéria-prima e do transporte. Ao mesmo tempo, possibilita o aproveitamento permanente das áreas de várzea e igapó, exploradas, anualmente, com o cultivo do arroz e cana-de-açúcar, evitando, dessa maneira, o abandono dessas áreas e a sua transformação em capoeira desprovida de espécies valorizadas, fato bastante comum na agricultura itinerante regional.

O mercado regional é muito forte, por ser importante na alimentação diária das populações locais, pelos seus altos valores nutricionais e de unânime preferência popular por seu singular paladar. Em Belém é estimada a existência de mais de 3 mil pontos de venda de açaí, comercializando diariamente 120 mil litros, atendendo, basicamente, as populações de baixa renda. No Pará, o consumo vem aumentando no decorrer dos anos, como consequência do processo de congelamento utilizado pelo consumidor, que faz com que o produto seja consumido durante todo o ano.

A demanda pelo açaí fora da região norte também está em alta, com o produto tendo boas possibilidades de mercado, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Goiás e na Região Nordeste.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como por exemplo, os serviços e produtos que irá oferecer. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento. Para atrair potenciais clientes, é desejável escolher locais que possuam um grande fluxo de pessoas, que permitirá uma maior visibilidade da loja, seja próximo a imóveis residências e comerciais e que tenha fácil acesso, ou seja, esteja próximo a pontos de ônibus, metros e estacionamentos para maior comodidade do consumidor. Outro ponto importante é saber da segurança da região e também da quantidade de concorrente que você vai ter no local.

COLABORADORES

A contratação dos colaboradores para montar uma loja de açaí dependerá exclusivamente da necessidade e do tamanho do empreendimento. Inicialmente, o empreendedor deverá contratar: atendentes e auxiliares de limpeza.

É necessário que o empreendedor contrate profissionais que possuam experiência na área de atuação, já que eles influenciaram diretamente a qualidade do atendimento e do produto.

Imagem de um açaí para inspirar o empreendedor que deseja montar uma loja de açaí

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura mínima recomendável para montar uma loja de açaí é de 50m², com flexibilidade de expansão conforme o empreendimento for se desenvolvendo. Neste espaço, deverão ser instalados os setores de produção, espaço para as mesas, área de exposição dos produtos, sanitários e um pequeno escritório.

Alguns dos equipamentos necessários são:

  • Mesas, cadeiras, computadores, impressoras, telefones e armários para escritório;
  • Impressora fiscal;
  • Gaveteiros;
  • Balcão de atendimento;
  • Mesas e cadeiras;
  • Máquinas de açaí expresso;
  • Balança eletrônica;
  • Balcão frigorífico;
  • Bancada de inox;
  • Estantes;
  • Freezer;
  • Ilha para congelados;
  • Mesas de apoio;
  • Utensílios para corte, limpeza e acondicionamento;
  • Entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

A divulgação é um importante instrumento para tornar a empresa e seus serviços conhecidos pelos clientes potenciais. Para o empreendedor que deseja montar uma loja de açaí, as ações de marketing devem estar concentradas de acordo com o porte e o público alvo escolhido.

O empreendedor pode investir nos mais variados meios, apostando tanto nos materiais impressos como também, os meios digitais. Ele pode utilizar mala direta e e-mail informando sobre novidades e promoções; materiais impressos como por exemplo flyer e folders e, finalmente, investir na criação de perfis em redes socais, afinal, elas são os maiores motores de buscas por avaliações e referências sobre determinado assunto.

Como dica de negócio, é recomendável que o empreendedor saiba que este é um ambiente bem competitivo e por isso, usar a criatividade é um aspecto fundamental para o sucesso do seu empreendimento. Além disso, é importante estar antenado nas principais tendências na área e sempre estar atento na concorrência e no público-alvo. Entender quais são as suas necessidades e entregar exatamente o que eles estão precisando é um fator determinante para atrair e fidelizar esses consumidores.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para montar uma loja de açaí são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

Clique aqui e saiba o que você precisa para obter um CNPJ para sua empresa

Banner do e-book Guia de Abertura de Empresas

ABERTURA SIMPLES

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo o processo para que o empreendedor que deseja montar uma loja de açaí realize de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais.

Entre em contato com nossos representantes e inicie seu projeto com a Abertura Simples de forma fácil clicando abaixo:

[mk_button dimension=”three” size=”medium” outline_skin=”dark” bg_color=”#54963D” text_color=”light” icon=”mk-li-portfolio” url=”https://aberturasimples.com.br/abra-sua-empresa/” target=”_blank” align=”center” id=”Buton ID” margin_top=”15″ margin_bottom=”15″]MONTAR UMA LOJA DE AÇAÍ[/mk_button]

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário