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Entenda como o seu escritório de contabilidade pode escolher um nicho de mercado para trabalhar

O que você verá neste artigo:

Explorar um segmento que não é muito trabalhado possui diversas vantagens. Uma delas é que você consegue diferenciar-se dos seus concorrentes, entregando algo inédito ao público alvo em questão.

Atualmente tem se falado muito para os profissionais contábeis segmentarem seus serviços em nichos de mercado para conseguirem performar com mais sucesso. Por isso, o Abertura Simples preparou um material para que você, contador, entenda melhor o que é nicho de mercado e como aplicar no seu trabalho. Continue lendo:

COMO O SEU ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE PODE TRABALHAR COM UM NICHO DE MERCADO?

O QUE É NICHO DE MERCADO:

De modo geral, um nicho de mercado é um pedaço de um grande mercado, ou seja, é uma sub parcela de um segmento grande que ainda não está sendo atendido pelas empresas.

QUAIS AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DE SEGMENTAR UM NICHO CONTÁBIL?

Segmentar é importante porque, se a empresa atende um público muito grande, fica um pouco complicado entregar um serviço com excelência. Por isso, a segmentação de mercado ajuda no melhor desempenho e posicionamento, além de entregar ao cliente algo que não era oferecido antes, e o mais importante: concedendo um serviço de QUALIDADE ao consumidor.

Como desvantagem, destacamos apenas que concentrar seus esforços em um nicho de mercado pode fazer com que o seu escritório restrinja demais o setor e isso, futuramente, pode acarretar alguns problemas.

Para escolher um nicho de mercado é preciso fazer muita pesquisa, muito estudo e um bom planejamento para que nenhuma decisão seja tomada de forma precipitada.

SAIBA COMO DEFINIR UM NICHO PARA O SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL:

Para que o seu escritório tenha resultados satisfatórios, uma boa maneira de iniciar sua pesquisa de nicho e aumentar seus conhecimentos de modo a se tornar um especialista é utilizar os mesmos recursos que seus potenciais clientes utilizam, como por exemplo, inscrever-se em publicações comerciais do segmento; pesquisar com outros prestadores de serviços que atendam o mesmo setor que você; participar de eventos, fóruns, congressos, feiras e workshops do nicho escolhido; dentre outras ações.

Depois de ter escolhido o nicho, o profissional contábil precisará:

DEFINIR O NICHO DE MERCADO

Os nichos são definidos conforme o escritório entende que aquele segmento é favorável e compatível com os seus objetivos. Portanto, na hora de adotar essa escolha, deve-se levar em consideração alguns aspectos como por exemplo: preparo da empresa para atender aquele público específico; porte da empresa; setor de atuação e a localidade do seu escritório em relação as empresas que você atenderá. Lembre-se: busque os nichos que possuam pouca ou nenhuma oferta de serviço.

IDENTIFICAR AS OPORTUNIDADES DE SEGMENTAÇÃO

Faça uma pesquisa e identifique quais são as oportunidades de mercado que aquele nicho escolhido te oferece e que você, contador, pode entregar.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

ESPECIALIZAR-SE

A principal preocupação dos potenciais contratantes é a falta de conhecimento que o profissional contábil pode ter sobre o seu segmento. Se um empreendedor tem um pequeno negócio agro, é fundamental que seu contador compreenda as questões operacionais e financeiras exclusivas deste segmento, para que possa assessorá-lo em vários aspectos do negócio e não apenas em aspectos legais.

TRABALHAR COM AÇÕES DE COMUNICAÇÃO FOCADAS NAS NECESSIDADES DO NICHO

Com um nicho de mercado estabelecido, suas ações de marketing ficam muito mais focadas nesse público, atingindo 100% o público certo com a mensagem certa. Para saber mais sobre Marketing Contábil, acesse aqui e confira as regras e como trabalhar a sua divulgação na contabilidade.

FAÇA UM CHECKLIST

Responda a essas perguntas para saber se a sua escolha lhe trará bons resultados:

  • O que está acontecendo no segmento?
  • Quais são as principais dores? Quais são os desafios?
  • Quais foram as mudanças registradas nos últimos anos?
  • Existem questões regulatórias ou alguma outra mudança que pode impedir a sua prestação de serviço?
  • Quais as especializações necessárias para atender esses consumidores?
  • Quais são as tendências atuais e futuras para este mercado em questão?

Imagem de um alvo sendo acertado de todos os lado e logo acima um sendo acertado só por um, representando o nicho de mercado

METODOLOGIAS

Para a identificação de possíveis oportunidades e ameaças de mercado, existem algumas metodologias que o profissional contábil pode utilizar para auxilia-lo na tomada de decisão.

OCEANO AZUL

A estratégia de Oceano Azul ensina ao empreendedor a detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes. Esse é um conceito que foca na inovação do modelo de negócio e sua principal ferramenta é a curva de valor.

Os 6 princípios do Oceano Azul são:

  • Reconstruir barreiras no mercado;
  • Concentrar-se no panorama geral;
  • Ir além da demanda existente;
  • Formular a estratégia na sequência adequada;Superar os obstáculos organizacionais;
  • Orientar a execução estratégica

ANÁLISE SWOT

Essa estratégia baseia-se nas forças, oportunidades, fraquezas e ameaças de uma empresa. A SWOT ajudará o profissional a entender a situação atual do negócio, os pontos que podem ser melhorados, o público-alvo e os acertos recorrentes. A análise é feita com quatro quadrantes principais e por meio deles, a empresa consegue identificar e potencializar seus pontos fortes, minimizar seus pontos fracos, aproveitar as oportunidades de mercado e se prevenir de possíveis ameaças.

Se você quiser saber mais sobre essa metodologia, clique aqui.

CONCLUSÃO

Definindo um nicho de mercado para o seu escritório de contabilidade, você conseguirá agregar maior valor percebido sobre os serviços que você oferece, atuando como um especialista para um mercado-alvo. Além disso, você apresenta e comprova seus diferenciais competitivos, torna-se referência no assunto e suas ações de marketing ficam mais focadas.

Como dito anteriormente, a ação de segmentar um mercado pode trazer como desvantagem a restrição da entrada de novos clientes, mas por outro lado, essa limitação trará como retorno a exclusividade de serviços, com alto valor agregado.


E aí, está preparado para escolher um nicho de mercado para o seu escritório de contabilidade? Você já trabalha com um segmento específico? Se sim, comente como foi essa experiência e como você chegou a esse setor.

Entre em contato conosco, comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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