Entenda o que são as normas brasileiras de contabilidade

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

As normas brasileiras de contabilidade servem para regulamentar o setor. Entenda mais sobre o assunto!

Criadas em 1976, as normas brasileiras de contabilidade (NBCs) passaram por mudanças em 2006 para se adaptarem aos padrões internacionais. Elas são utilizadas no Brasil tanto para definir um padrão técnico das tarefas contábeis quanto para definir um padrão ético na postura do profissional.

Diante disso, é fundamental que todo profissional contábil tenha conhecimento, mesmo que básico, dos principais conceitos difundidos por essas normas, já que isso impacta na qualidade dos serviços oferecidos. Pensando em ajudar os contadores, decidimos compartilhar algumas informações relevantes sobre o assunto. Confira!

O que são, de fato, as normas brasileiras de contabilidade?

As NBCs são um conjunto de regras, regulamentada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que visam nortear a atuação técnica e ética dos profissionais contábeis. Além disso, também visa possibilitar um entendimento mais profundo por pessoas que não atuam na área.

Quais são as principais normais brasileiras de contabilidade?

As normas brasileiras de contabilidade são dividas em duas categorias: normas técnicas e normas profissionais.

Normas técnicas

Elas direcionam alguns pontos essenciais que permeiam as ações realizadas pelos profissionais contábeis. São normas bem especificas e que podem auxiliar para que o contador realize um trabalho de qualidade. Ao todo, as normas técnicas são dividas em 10 categorias. Abaixo falamos sobre cada uma.

Normas completas: são mais de 70 regras que determinam algumas bases para a produção dos relatórios e demonstrações contábeis, distribuição de lucros, transferência de ativos, contratos para seguro etc.

Normas específicas: são 12 regras definidas para às entidades cooperativas, desportivas, sistema público de escrituração digital e outros.

Normas simplificadas para Pequenas Empresas: são determinações que devem ser aplicadas especificamente para pequenas empresas.

NBC TO: 6 regras sobre informações não históricas.

NBC TA: 60 normas estabelecidas para auditoria independente.

NBC TSC: 3 regras que normatizam serviços correlatos, por exemplo, demonstrativos contábeis.

NBC TR: 4 normas voltadas para a revisão das informações contábeis históricas.

NBC TI: normas que visam organizar os procedimentos de auditoria interna.

NBC TSP: conjunto de regras que define a atuação no setor público. Abrange regulamentando de contratos de concessão e sistemas de informação de custos.

NBC TP: direcionam os serviços dos peritos contábeis.

Normais profissionais

Elas regulamentam a atuação do profissional visando que o mesmo desenvolva um trabalho ética. Essas normais são dividas em três categorias:

NBC PA: voltadas para o Auditor Independente, essa categoria conta com normas que abordam temas, como qualidade, qualificação técnica, independência do trabalho, revisão externa de qualidade etc.

NBC PG: normais gerais que podem ser seguidas por todo tipo de profissionais do setor contável.

NBC PB: normas que regulamentam a atuação do Perícia Contábil.

Quais a importância das normais brasileiras de contabilidade?

Os processos contábeis são de extrema importância para qualquer empresa. Justamente por isso precisam ser éticos e transparentes. Neste sentido, seguir as normais é fundamental para qualquer profissional que queira se destacar por uma conduta honesta e com credibilidade.

Por seguirem os padrões internacionais, as normas brasileiras quando aplicadas em uma determinada empresa podem proporcionar diversos benefícios, como a facilidade para entrada no mercado internacional ou atrair investidores estrangeiros.  

Conclusão

Agora que você já sabe da importância das normas brasileiras de contabilidade, não deixe de coloca-las em prática e siga estudante para se tornar um profissional cada vez mais competitivo no mercado. Nossa recomendação é que você siga aprendendo aqui no portal Abertura Simples. Leia nosso artigo e “Entenda mais sobre marketing digital para escritório de contabilidade”.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário