Skip to content

Posso abrir empresa em endereço residencial? Confira aqui a resposta para sua dúvida

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Uma das dúvidas de quem deseja empreender é: Posso abrir empresa em endereço residencial? Confira a resposta neste artigo!

Para responder à pergunta:Posso abrir empresa em endereço residencial? precisamos mencionar que isso pode ser possível, sim, mas existem três regras que os empreendedores precisam se atentar. Vamos falar sobre cada uma delas a seguir.

Prefeitura

O primeiro ponto para entender se o é possível abrir empresa em endereço residencial é falar com a Prefeitura da sua cidade. A maioria das cidades permitem, mas algumas não. É o caso de Vitória e Recife. Além disso, há algumas cidades que não permitem em casos de comércios na residência, como São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte.

Sócios

Uma regra muito comum em diversas cidades é que um dos sócios da empresa precisa morar no endereço de residencial no qual a empresa funcionará. Somente assim, a prefeitura liberará o Alvará de Funcionamento.

Isso faz com que a prefeitura garanta que o endereço da empresa seja apenas uma direção para o recebimento de correspondência, por exemplo, e que a atividade exercida no local não irá impactar negativamente na comunidade.

Condomínio

Caso o empreender tenha um endereço residencial localizado dentro de um condômino, será necessário a permissão do síndico.

 Sendo assim, no processo de abertura de empresa, o empreendedor precisará de uma declaração que comprove que o endereço será utilizado apenas para o recebimento de correspondência e que não haverá circulação de pessoas ou mercadoria.  

Agora que já explicamos a pergunta: posso abrir empresa em endereço residencial? É importante mencionar que o empreendedor precisará entender os outros processos necessários para abrir empresa.

Alguns deles são: escolher a natureza jurídica da sua empresa, definir o regime tributário, escolher o nome do negócio, fazer a viabilidade da empresa junto com a prefeitura, desenvolver um contrato social e registrá-lo na junta comercial ou no cartório na sua cidade, abrir uma conta bancária jurídica, fazer a inscrição municipal.

Além disso, também é necessário fazer o cadastro na Caixa Econômica Federal, fazer o cadastro da empresa na providencial social, fazer a inscrição estadual, obter o alvará de funcionamento e, quando necessário, o alvará sanitário.

Sim, são diversos processos que compõem abrir uma empresa e todos eles podem ser feitos de forma simples e rápida com o auxílio de um escritório de contabilidade. Não tem uma indicação de contador?

Conheça a Abertura Simples

Nós, da Abertura Simples, realizamos todo esse processo por você, para que sua empresa seja aberta de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Nossa equipe está à disposição para atender a todos as etapas da abertura de empresa.

Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir empresa conosco. Entre as diversas vantagens da Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo.

Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais. Entre em contato com nossos representantes.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.