Os cinco maiores problemas de manter a sua empresa na informalidade

 em Legalização de Empresas

Ao ter uma ideia de negócio, várias pessoas ficam entusiasmadas com suas criações, seus produtos e/ou serviços, mas se esquecem de dar o devido valor na regularização de suas empresas. Este passo é muito importante e essencial para o crescimento do seu negócio. Apenas isso irá possibilitar uma série de benefícios e representatividade para a sua empresa.

E engana-se quem pensa que regularizar a atividade da sua empresa dá “muito trabalho” ou é burocrático demais. Basta que você procure as orientações certas e entidades que estão interessadas em fazer o seu negócio crescer. Vale a pena contar com profissionais que podem te ajudar e também, solucionar essas burocracias a fim de que você tenha sucesso no seu negócio.

Veja aqui alguns problemas de manter a sua empresa na informalidade!

Dificuldade para a emissão de notas fiscais

Quando você não dispõe de um CNPJ, não tem como emitir notas fiscais para o seu negócio. E isso impede que ele cresça significativamente, já que empresas grandes que podem demandar o seu serviço ou comprar o seu produto, podem não aderir esse serviço em decorrência da falta de nota fiscal.

Além disso, a emissão de notas fiscais traz mais credibilidade ao seu negócio e proteção para o caso de fiscalização.

Dificuldade para negociar com fornecedores

Ter uma empresa formalizada garante prazos para a compra com seus fornecedores. Enquanto que quando você ainda não dispõe de um CNPJ e mantem a sua empresa na informalidade, essa compra pode ser feita apenas à vista, dificultando o seu crescimento em larga escala.

Essa negociação torna-se facilitada quando você tem um CNPJ registrado e isento de protestos. Portanto, além de ter um registro junto aos órgãos responsáveis é indispensável ser um bom pagador para conseguir melhores condições de faturamento.

Ilegalidade diante dos órgãos de fiscalização

Se você faz a prática de venda de produtos/serviços sem ter um registro nos órgãos responsáveis, a sua atividade é considerada ilegal, sendo passível de multa ou advertência por parte de instituições federais. Portanto, esse é um dos maiores riscos de manter a sua empresa na informalidade.

Problemas com a receita federal

Manter a sua empresa na informalidade impede a arrecadação de impostos pelos órgãos competentes a essa atribuição no governo federal. Isso pode acarretar problemas com a Receita Federal. Portanto, é fundamental contratar um contador ou empresa de contabilidade para cuidar deste aspecto financeiro da sua empresa, a fim de garantir um trabalho dentro da legalidade e com um cálculo justo da sua contribuição.

Dificuldade para contratar funcionários

A sua empresa precisa crescer. E por isso, precisa contar com funcionários para fazer o trabalho que muitas vezes você não pode executar, afinal você é só um. Delegar tarefas, contratar pessoas e gerenciá-las é um passo necessário para o seu desenvolvimento.

Porém, se você mantem a sua empresa na informalidade, não tem como contratar funcionários assegurados pelas leis trabalhistas, o que pode acarretar em danos para você e para os trabalhadores, se eles decidirem acionar algum órgão responsável por essa fiscalização.

É muito importante ter a sua empresa legalizada e formalizada diante dos órgãos competentes. Isso é fundamental para o seu crescimento como empreendedor e também um incremento na comercialização de seus produtos e serviços.

Você tem uma empresa regularizada para atuar no mercado? Conte para a gente um pouco mais sobre sua experiência e tire suas dúvidas nos comentários abaixo!

 

Postagens Recentes
Comentários
pingbacks / trackbacks

Deixe uma resposta

Foto da cidade de São Paulo com o escrito "prepare-se para a anistia de imóveis da cidade de São Paulo"