Software Contábil: 10 melhores para você conhecer e utilizar

Antes de escolher um software contábil para o seu negócio, não deixe de conferir essa lista com os 10 melhores!

Controlar e gerenciar um escritório contábil próprio já não é algo fácil, ainda mais quando se tem a empresa de outros empresários também para cuidar.

Os contadores são conhecidos justamente pela sua rotina agitada, tanto pelo número de tarefas, quanto pelo alto impacto que seu trabalho gera nos clientes.

Uma dica para manter tudo em ordem e as obrigações dentro dos prazos é utilizar a tecnologia a seu favor. Ficar por dentro das tendências da tecnologia digital e utilizar softwares contábeis pode ser muito útil na rotina do contador.

Abandone os papéis e aposte nos relatórios gerados por meio das plataformas. Você verá como sua vida e a do seu cliente ficará bem mais simples!

Por isso, apresento a você uma lista com 10 das principais ferramentas que você precisa conhecer antes de escolher o software contábil ideal para o seu negócio. Confira:

Por que preciso de um software contábil?

Muitos contadores ainda não entenderam a importância de utilizar um software contábil, e acabam perdendo destaque perante o mercado. Porém, a tecnologia traz diversos benefícios aos profissionais que desejam ver os seus negócios crescerem. Entre elas, as principais são:

  • Otimização de processos;
  • Aumento da produtividade;
  • Diminuição das taxas de erros e riscos;
  • Redução de custos;
  • Possibilidade de análises estratégicas;
  • Atualização perante as alterações fiscais;
  • Qualificação e melhoria do serviço prestado;
  • Melhor gestão do seu negócio e negócio dos seus clientes.

Software contábil: qual escolher?

Utilizar um software contábil se tornou mais do que um diferencial. Hoje, já é obrigação. Porém, a escolha, entre tantas opções, deve ser feita de forma criteriosa. Para auxiliá-lo nessa decisão, separamos 10 dos softwares mais comentados, que vão facilitar o seu trabalho no controle contábil. Continue lendo:

Domínio

Uma pesquisa realizada em 2017 revelou que, entre os 11 softwares mais utilizados pelos contadores, o Domínio estava em primeiro lugar com 16%, representando quase o dobro do segundo colocado. Essa ferramenta atende a necessidade de pequenos escritórios porque conta com administração dos principais serviços, como:

  • Lalur
  • Patrimônio
  • Processos
  • Contabilidade
  • Registros
  • Auditoria
  • Escrita Fiscal
  • Centro de Treinamento

Com Domínio, é possível controlar e calcular a folha de pagamento mensal e semanal, lançar notas, administrar as retenções de PIS, COFINS, ISS, INSS, Contribuição Social e muito mais.

ContaAzul para Contadores

Para muitos contadores, o ContaAzul é um dos sistemas mais completos para o dia a dia do negócio. Esse sistema facilita a integração entre contador e cliente. Seu objetivo é tornar a contabilidade mais ágil, e para isso faz a gestão de documentos comprobatórios, sem a necessidade de troca de emails ou até mesmo comparecimento à empresa.

Conectando o sistema de gestão ao software do cliente, ambos podem fazer a importação e transferência automática de informações. E o melhor de tudo: em segurança. Isso porque o sistema de armazenamento em nuvem garante a proteção contra ameaças virtuais que possam acessar o conteúdo.

Omie

Um sistema de gestão em nuvem completo para utilizar no seu negócio contábil. A Omie é um CRM que, forma simples, intuitiva e acessível, faz a organização das principais áreas de uma empresa. Tanto o financeiro, venda de serviços e produtos, compras, estoque e finanças, e ainda integra todas as informações do contador em um só lugar.

Com todas essas informações reunidas, o trabalho do contador se torna muito mais ágil, produtivo e com uma melhor qualidade. Com a Omie é possível controlar processos operacionais independente de ser um serviço, comércio ou indústria, além de gerar relatórios a qualquer momento.

Contmatic – Contador Online

Esse sistema é ideal para manter uma boa comunicação do escritório contábil com seus clientes. Com o Contador Online, você pode enviar obrigações e relatórios pela própria internet, sem a necessidade de nenhum papel. Basta processar todas as informações do cliente no seu escritório, enviar para o software contábil e ele notifica seu cliente.

Assim que o cliente visualiza, o próprio sistema registra em histórico tudo que foi enviado ou recebido. Além disso, o Contador Online também disponibiliza:

  • Recebimento dos Apontamentos da Folha automaticamente para o sistema de Departamento Pessoal;
  • Recebimento dos Lançamentos Contábeis Mensais;
  • Envio de Relatórios Mensais;
  • Envio de Obrigações Federais, Estaduais e Municipais;
  • E muito mais!

Arquivei

Consultar Notas Fiscais pelo CNPJ diretamente com a Secretaria da Fazenda é apenas uma das funcionalidades que o Arquivei disponibiliza para os contadores. Esse software contábil apresenta diversas funcionalidades, como:

  • Centralização de arquivos XML;
  • Gestão facilitada de NFS-e, NF-e e NFC-e;
  • Envio de fechamento de mês por email;
  • Download de NFe e CTe emitidos.

Se quiser entender na prática como funciona a plataforma, é possível também fazer um teste gratuito.

Nibo

O Nibo é um software contábil fácil, prático e essencial para os contadores. Ele possibilita que o contador controle as contas a pagar e contas a receber, sem necessariamente delimitar parâmetros.

É possível integrar instituições bancárias de modo automático, simplificando vários processos. Além disso, o contador também pode realizar análises substanciais por meio de relatórios gerados pelo próprio sistema.

Se até ai já não fosse tudo ótimo, toda movimentação financeira é integrada com o uso do programa contábil e os documentos podem ser armazenados em nuvem dentro da plataforma. Incrível, né?

Nucont

Com o objetivo que elevar a classe contábil a um nível mais alto de reconhecimento, a Nucont surgiu para mostrar o valor do profissional contábil ao empresário. Com gráficos e indicadores visuais, o contador pode apresentar informações relevantes para o empreendedor e ajudar na tomada de decisões com insights valiosos.

Para contadores que desejam se tornar consultores, a Nucont é o software contábil ideal, pois é possível realmente extrair informações ricas e analisá-las antes de informar ao cliente.

Sage

O Sage possui um sistema totalmente integrado para controle da parte tributária, fiscal, patrimonial e até mesmo das folhas de pagamento. Além disso, o software apresenta ferramentas para melhorar o relacionamento com o cliente.

A plataforma oferece ainda atendimento online e suporte técnico 24 horas, além de uma parte dedicada exclusivamente a educação a distância. Por meio de materiais e videoaulas, a Sage capacita seus clientes e colaboradores para que possam fazer o melhor proveito do software contábil.

HubCount

A HubCount é focada em reduzir drasticamente o tempo gasto em atividades manuais e repetitivas através da automação de processos, transformando tarefas que levariam dias, em minutos. Assim, o contador tem seu tempo valorizado e consegue focar em outras atividades no escritório, por exemplo no crescimento do mesmo.

Uma das principais funcionalidades é o Report Contábil, um software contábil robusto que conta com mais de 40 indicadores, utilizando gráficos intuitivos e dinâmicos, que permitem ao contador enxergar e apresentar insights valiosos para seu cliente.

Além disso, a HubCount conta com automações de rotinas como:

  • Checar mensagens da receita em lote;
  • DCTF Automatizada;
  • Cálculo de impostos retidos automático;
  • Automação Simples Nacional;
  • e muito mais!

Você pode ver tudo funcionando na prática, fazendo um teste gratuito

Mastermaq

A Mastermaq está há 27 anos no mercado contábil e sabe que o contador se preocupa em manter o seu escritório relevante para o futuro, por isso oferece soluções que integram inovação e competitividade.

Podemos citar também o MasterConnect, que é um software contábil da empresa com atendimento 100% online e conta com funções como a facilitação de envio e recebimento de documentos e a criação de alerta de prazos de entregas.

O Auditor Premium é outra ferramenta interessante, gerando relatórios relacionados às análises e cruzamentos feitos nos arquivos SPED, otimizando o tempo do contador.

Além desses dois, a Mastermaq também oferece soluções para a IRPF e outras obrigações.


Agora que já apresentamos a lista, você já sabe qual software contábil implementar em seu negócio? Não deixe isso passar, comece a utilizá-los e veja a produtividade de todo time subir.

Possui alguma dica para outros contadores? Comente abaixo e não deixe de acompanhar os conteúdos do Abertura Simples para ficar por dentro de tudo no mundo contábil.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Guia de Vendas na Contabilidade

Faça como mais de 30 mil contadores. Baixe agora mesmo o Guia de Vendas na Contabilidade e começe a tracionar seu escritório hoje mesmo.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta