11 tendências de Marketing Digital em 2019 para bombar o seu negócio!

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Quer saber quais são as principais tendências de Marketing Digital em 2019 para a sua empresa bombar este ano? Então continue lendo:

Virou regra: entra ano, sai ano, na era da internet, as inovações ocorrem de maneira rápida e contínua. Todos os dias surgem novas tecnologias, plataformas, aplicativos, programas e ferramentas para atender ao usuário que, por sua vez, está cada vez mais ativo.

O marketing digital é uma realidade dentro das corporações. Uma campanha bem executada pode atender às necessidades de qualquer negócio e aumentar a demanda pelo produto ou serviço que o seu estabelecimento oferece, com um investimento baixo. Mas, os tempos mudaram e embora a necessidade dessa estratégia passe a ser cada vez mais essencial, é preciso estar atento a todas as mudanças que os acompanha. As mídias sociais, o streaming de conteúdo e a facilidade de criar ou consumir conteúdo digital tornaram a Internet o local ideal.

Então, se você deseja saber quais são as tendências de Marketing Digital em 2019 para aplicar em seu empreendimento e bombar este ano, continue lendo:

11 TENDÊNCIAS DE MARKETING DIGITAL EM 2019 PARA ALAVANCAR OS SUCESSOS DO SEU NEGÓCIO!

Antes de começarmos, quero te falar que nós temos um e-book completo com dicas incríveis para você, empreendedor, entender como funciona a estratégia de Marketing Digital.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital

Sua marca com mais autenticidade

O consumidor estará no centro de todas as ações de marketing digital não somente neste ano, mas também em todos os outros. Porém, a gestão de marca ou branding é um nicho do marketing que visa construir uma impressão positiva da marca de uma empresa dentre a opinião pública.

A palavra-chave para a gestão de marca em 2019 é a autenticidade e a constante interação com os usuários. Os consumidores atuais estão mais conectados aos empreendimentos que oferecem conteúdos publicados por pessoas, ou seja, usuários, e não com o nome da própria empresa em si. Os benefícios de se tornar uma marca que é vista positivamente pelo público são muitos e um deles é o aumento das vendas.

Que tal conferir 5 dicas para construir uma marca forte no mercado? Clique aqui e confira nossa matéria.

Uso das vozes cada vez mais presentes

Graças à Siri e ao Google, principalmente, a interação verbal com dispositivos continua a crescer. O verdadeiro argumento por trás de todo esse sucesso é que falar é uma maneira mais fácil e até preferida de se comunicar. Uma das características das pesquisas por voz é que elas oferecem apenas alguns resultados para o usuário. É, portanto, muito mais difícil de colocar o seu site nessas buscas, mas em contra partida, a taxa de conversão é muito maior também.

Por isso, é uma tendência que merece os esforços dos empreendedores para otimizar o seu site e alcançar esse público.

Mobile marketing

Atualmente, não é possível nem imaginar a elaboração de uma estratégia que não considere a otimização e os resultados para os dispositivos móveis. No Brasil, por exemplo, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones. A previsão é de que, em 2019, esses números se tornem ainda mais impressionantes.

Ou seja, sites com designs responsivos e o desenvolvimento de aplicativos para facilitar, cada vez mais, a vida desse consumidor são super tendências de Marketing Digital em 2019.

Para você entender melhor sobre o mobile marketing, clique aqui e descubra quais são as suas vantagens.

Conteúdos criados para micro-momentos

Os micro-momentos, termo cunhado pelo Google, são situações extremamente específicas dentro da jornada de compra do consumidor, nas quais ele busca por informações na internet. Segundo o próprio Google, existem basicamente 4 momentos:

  • Eu quero saber;
  • Eu quero ir;
  • Eu quero fazer;
  • Eu quero comprar.

O esperado para o ano que vem é que os micro-momentos se intensifiquem, especialmente em decisões de compras relativamente simples (como “o que almoçar hoje” ou “o que comprar de presente de Natal para minha mãe”).

Novidades nas redes sociais

Você achou mesmo que elas ficariam de fora das tendências de Marketing Digital em 2019? Pois pensou errado.

As principais redes sociais anunciaram novidades nos últimos meses que causarão grande impacto para as empresas que, por sua vez, terão que se adaptar à nova realidade.

O Facebook trouxe uma mudança de algoritmo, onde existem mais posts de familiares e amigos na timeline das pessoas, o que acaba ignorando os conteúdos das páginas de empresas e marcas. Para conseguir a atenção desse usuário, a melhor solução é apostar nas estratégias de conteúdos com um maior foco em engajamento, aumentando o seu alcance orgânico nesta rede

Já o Instagram, que lançou recentemente o IGTV, pretende dar ainda mais visibilidade para esta ferramenta este ano, já que ele incentiva a publicação de vídeos com até uma hora que ficarão armazenados para sempre em sua conta. Além disso, foi destacada que esta é uma rede social que cresce a cada dia e que tem, em sua maioria, um público mais jovem e extremamente interativo.

Imagem de uma lousa que está escrito as tendências de Marketing Digital em 2019

WhatsApp Marketing

Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o aplicativo WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o Marketing Digital das empresas. Para 2019, os empreendimentos desfrutarão ainda mais desse aplicativo, por meio do WhatsApp Business ou então, outras estratégias de automação dos serviços de atendimento ao cliente.

Marketing de conteúdo de um jeito diferente

O Marketing de Conteúdo é uma área que também passa por mudanças e apresenta algumas tendências para este ano.

Influenciando diretamente as tendências de micro-momentos e nas novidades das redes sociais, o conteúdo de qualidade segue estabelecido como uma das maneiras mais eficientes para gerar leads e fechar negócios. Mas, para 2019, é preciso que as empresas se aprofundem mais nos conteúdos lançados, deixando-os mais especializados, personalizados e focados em um determinado assunto.

Influenciadores locais

Uma das grandes tendências de Marketing Digital em 2019 é o uso de influenciadores locais nas suas estratégias.

O marketing de influenciadores já existe algum tempo e é uma ação que geram ótimos números. Ela consiste em contratar personalidades que sejam reconhecidas pelos consumidores para que eles façam ações e comuniquem aos seguidores sobre as vantagens do produto da empresa. E, com esta alta tanto dos influenciadores e as redes sociais na vida das pessoas, surgiram as estratégias de nichos altamente especializados.

Então, se a sua empresa for local (tanto em áreas de interesse, como geograficamente), a tendência para 2019 é focar em parcerias de longo prazo com influenciadores locais.

Caso você queria saber mais sobre o assunto, temos uma matéria especifica sobre o Marketing de Influencia. Clique aqui para conferir.

Muita transmissão ao vivo – lives

As transmissões ao vivo via ferramentas como YouTube, Facebook, Instagram foram bastante populares e, segundo pesquisa realizada pela empresa Livestream, em conjunto com a New York Magazine, 73% dos negócios B2B que já utilizaram as lives, tiveram um ROI (Return on Investment) positivo. Além disso, 97% das empresas sinalizaram que tiveram um aumento significativo por seus produtos e serviços.

Uso dos chatbots

O desenvolvimento tecnológico afeta o futuro e as tendências de várias áreas e, com o marketing digital, não poderia ser diferente. A popularidade dos chatbots vem por meio das mudanças constantes no modo como as pessoas se comunicam na internet. Eles já estão presentem em diversos aplicativos, páginas e sites.

Esses robôs podem ajudar os clientes a comprar produtos online, reservar ingressos de cinema e mesas em restaurantes, esclarecer as dúvidas mais comuns e muitas outras funções.

Business Intelligence (BI) e Big Data

O Business Intelligence no marketing digital são processos, técnicas e ferramentas que auxiliam na visibilidade das estratégias e de seus indicadores de performance – KPI’s. Na área de BI, é um recurso bastante utilizado, principalmente os dashboards, painéis que ajudam a ter visibilidade em tempo real das estratégias em andamento. Graças a esta tendência, é possível tomar melhores decisões e potencializar a geração de leads para um negócio.

Mãos na massa!

Agora que você já sabe que as tendências de Marketing Digital em 2019 exigirão muitas atualizações e preparo, chegou a hora de colocar a mão na massa e começar a planejar a sua caminhada de sucesso neste ano.

É importante unir e avaliar as várias vertentes do marketing nas suas estratégias e usar aquelas que mais se encaixam no perfil tanto da sua empresa, quanto do seu público-alvo.


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