Conheça quais são os tipos de controle de ponto

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Precisa registrar o acesso dos colaboradores? Veja quais são os tipos de controle de ponto!

Se você tem mais de 10 colaboradores é obrigado a realizar o controle de ponto, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Caso este seja seu caso, é interessante conhecer quais são as opções disponíveis para realizar o controle com mais praticidade. Pensando em ajudar, decidimos compartilhar três opções. Confira!

Antes das opções, você sabe o que é controle de ponto?

O controle de ponto, basicamente, é um papel com tópicos, como horário de entrada e saída do trabalho e horário de entrada e saída do almoço. O documento é entregue ao colaborador, mensalmente, pelo departamento pessoal dos Recursos Humanos (RH).

Nele o profissional precisará anotar todas as informações diariamente e com muita precisão. No fim do mês, o colaborador deverá entregar a folha para o departamento financeiro.

O documento é importante, pois evita que a empresa tenha processos trabalhistas e ainda reduz erros na folha de pagamento.

3 métodos para realizar o controle de ponto

É importante que a empresa conheça as opções para que consiga definir qual é o melhor para sua realidade. Lembrando que cada um tem suas vantagens e custos financeiros. Por isso, vale a pena pesquisar e verificar qual realmente atenderá a demanda da empresa.

1. Folha de ponto

Clássica e economia. A folha de ponto pode ser feita de forma rápida e com baixo busco. Basicamente, a folha é um papel sulfite e impressa com uma tabela para que o colaborador preencha com seu horário de entrada e saída.  

2. Biometria

A biometria é utilizada por diversas empresas. Neste caso, basta que o colaborador coloque sua digital em um equipamento que os dados de entrada, saída e horário de início e fim do almoço serão computados.

No fim do mês, a equipe do departamento pessoal consegue acessar o sistema e verificar todos os dados necessários para realizar a folha de pagamento.

3. Cartão eletrônico

O cartão eletrônico funciona exatamente como a biometria, mas é um cartão que deve ser passado em uma máquina ou catraca. Assim como a biometria, as informações ficam registradas no sistema e podem ser acessadas a qualquer momento pelo departamento pessoal e/ou financeiro.

Quais informações são necessárias para realizar o controle de ponto?

Independentemente do método escolhido, o controle precisa necessariamente contar com algumas informações, como:

Hora de entrada: início do trabalho;

Hora de saída: encerramento do trabalho;

Horário de intervalo: início e encerramento do horário de almoço (no mínimo uma hora); 

Hora de início e término da hora-extra: quando houve o colaborador deve anotar.

É importante destacar que controle de ponto é individual, cada colaborador deve ter a sua, e que deve ser assinado pelo colaborador e entregue para o departamento pessoal todo mês.

Chegou até aqui e curtiu conhecer quais são os tipos de controle de ponto? Caso sim, temos certeza que você também gostará de ler nosso artigo com “5 dicas sobre como calcular a folha de pagamento”. 

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário