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Validação financeira de uma ideia: entenda como fazer de forma simples

O que você verá neste artigo:

A validação financeira de uma ideia é o melhor caminho para empreender com mais segurança. Neste artigo, explicamos algumas dicas para fazer a sua. Confira!

Algumas vezes sentimos que tivemos uma ideia incrível e que certamente ela cairá no gosto do público, mas na hora de colocar a ideia em prática as coisas não saem como esperado. 

Para te ajudar a colocar suas grandes ideias em prática de forma financeiramente segura, neste artigo te explicaremos o que é e para que serve a validação financeira de uma ideia, as vantagens que trará para o seu negócio e como fazê-la. 

Boa leitura! 

O que é a validação financeira? 

A validação financeira tem como intuito compreender os riscos que existem na hora que sua empresa colocar determinada ideia em prática. Estudar a viabilidade financeira certamente garantirá um investimento mais seguro e afinado com a realidade do mercado em que atua.  

Para que tal estudo ocorra é preciso considerar ao menos três perspectivas: a viabilidade financeira, a viabilidade técnica e a viabilidade de demanda/mercado.  Mas antes mesmo de considerar essas dimensões você precisa ter bem definido o que é essa ideia que você quer transformar num eixo do seu negócio. 

Pode se dizer que a validação financeira te ajuda a reduzir o máximo possível os riscos na hora de investir.

Dessa forma você tem maior garantia de ser bem sucedido num novo empreendimento em seu negócio, pois enxerga de  forma mais precisa o quanto será necessário investir para tirar a sua ideia do papel e colocá-la no mercado. 

Selecionamos alguns questionamentos básicos que você empreendedor precisa ter respondido antes mesmo de colocar sua ideia em prática: 

  1. Meu produto e/ou serviço é uma solução para qual problema? 
  2. Qual público-alvo o meu negócio irá atender? 
  3. Como meu produto/serviço gera valor para o consumidor?
  4. Como é o funcionamento do meu produto/serviço? 
  5. Qual retorno financeiro ele me trará? 

Agora que você já respondeu a alguns questionamentos primordiais para entender o que de fato é a sua ideia, eles devem servir como um farol para o seu negócio e agregarão muito no estudo de validação financeira. 

Na hora de implementar a validação financeira considere algumas perspectivas

A perspectiva da viabilidade financeira

Se podemos dizer que tal negócio obteve sucesso pode apostar que é porque há um equilíbrio entre a demanda, o que ele produz e a rentabilidade que ele gera.

Na hora de observar a perspectiva financeira você deve considerar quais os arranjos financeiros são necessários para financiar sua ideia. 

Por exemplo: 

Passada essa etapa você precisa considerar algumas métricas financeiras para seu novo negócio e essas métricas podem sofrer variações de acordo com o modelo de negócio que é o seu novo investimento. 

Apesar das métricas variarem de acordo com o modelo de negócio há algumas que são mais gerais e comuns a todos os negócios. Considere as seguintes projeções: 

  • Qual custo fixo terei ao executar as operações? 
  • Qual custo variável posso ter ao executar as operações?  
  • Quanto o meu produto/serviço irá custar? 
  • Qual a relação de frequência que o cliente terá ao consumir o meu produto? 
  • Quanto de capital de giro será necessário empenhar para manter as operações funcionando? 

A perspectiva da viabilidade técnica

Na hora de avaliar a perspectiva da viabilidade técnica você precisa levar em conta se a equipe que há em sua empresa tem condições de entregar o produto ou serviço proposto. 

A equipe responsável pela parte técnica precisa detalhar o projeto, e a dinâmica que guiará todo o processo de execução.  Feito isso deve criar um documento com a estimativa de custo para que o projeto saia do papel.  Essa etapa é importante pois indica se será possível desenvolver de fato a ideia com os recursos tecnológicos que a empresa possui. 

A perspectiva da viabilidade de mercado

Quando o assunto é avaliar a perspectiva de mercado o ideal é que você se pergunte: há mercado para o produto/serviço que eu desejo criar

Se a resposta for positiva você precisa criar uma forma de estimar qual fatia de mercado você pode abocanhar com essa ideia e que público-alvo você precisa conquistar. 

Quando pensamos nos consumidores, uma das maneiras de estimar é fazendo um estudo focal com nichos de mercado que você estabeleceu previamente como clientes em potencial. 

Já quando o assunto é a análise do mercado como um todo, podemos contratar serviços especializados ou até mesmo tecer nossas próprias análises por meio de dados fornecidos por órgãos de pesquisa como o IBGE. 

Agora você já sabe o que é e qual a importância da validação financeira de uma ideia para o seu negócio, recomendamos que você saiba como desenvolver um plano de negócio. Baixe nosso ebook gratuito sobre o assunto.

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