Skip to content

Validação financeira de uma ideia: entenda como fazer de forma simples

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A validação financeira de uma ideia é o melhor caminho para empreender com mais segurança. Neste artigo, explicamos algumas dicas para fazer a sua. Confira!

Algumas vezes sentimos que tivemos uma ideia incrível e que certamente ela cairá no gosto do público, mas na hora de colocar a ideia em prática as coisas não saem como esperado. 

Para te ajudar a colocar suas grandes ideias em prática de forma financeiramente segura, neste artigo te explicaremos o que é e para que serve a validação financeira de uma ideia, as vantagens que trará para o seu negócio e como fazê-la. 

Boa leitura! 

O que é a validação financeira? 

A validação financeira tem como intuito compreender os riscos que existem na hora que sua empresa colocar determinada ideia em prática. Estudar a viabilidade financeira certamente garantirá um investimento mais seguro e afinado com a realidade do mercado em que atua.  

Para que tal estudo ocorra é preciso considerar ao menos três perspectivas: a viabilidade financeira, a viabilidade técnica e a viabilidade de demanda/mercado.  Mas antes mesmo de considerar essas dimensões você precisa ter bem definido o que é essa ideia que você quer transformar num eixo do seu negócio. 

Pode se dizer que a validação financeira te ajuda a reduzir o máximo possível os riscos na hora de investir.

Dessa forma você tem maior garantia de ser bem sucedido num novo empreendimento em seu negócio, pois enxerga de  forma mais precisa o quanto será necessário investir para tirar a sua ideia do papel e colocá-la no mercado. 

Selecionamos alguns questionamentos básicos que você empreendedor precisa ter respondido antes mesmo de colocar sua ideia em prática: 

  1. Meu produto e/ou serviço é uma solução para qual problema? 
  2. Qual público-alvo o meu negócio irá atender? 
  3. Como meu produto/serviço gera valor para o consumidor?
  4. Como é o funcionamento do meu produto/serviço? 
  5. Qual retorno financeiro ele me trará? 

Agora que você já respondeu a alguns questionamentos primordiais para entender o que de fato é a sua ideia, eles devem servir como um farol para o seu negócio e agregarão muito no estudo de validação financeira. 

Na hora de implementar a validação financeira considere algumas perspectivas

A perspectiva da viabilidade financeira

Se podemos dizer que tal negócio obteve sucesso pode apostar que é porque há um equilíbrio entre a demanda, o que ele produz e a rentabilidade que ele gera.

Na hora de observar a perspectiva financeira você deve considerar quais os arranjos financeiros são necessários para financiar sua ideia. 

Por exemplo: 

Passada essa etapa você precisa considerar algumas métricas financeiras para seu novo negócio e essas métricas podem sofrer variações de acordo com o modelo de negócio que é o seu novo investimento. 

Apesar das métricas variarem de acordo com o modelo de negócio há algumas que são mais gerais e comuns a todos os negócios. Considere as seguintes projeções: 

  • Qual custo fixo terei ao executar as operações? 
  • Qual custo variável posso ter ao executar as operações?  
  • Quanto o meu produto/serviço irá custar? 
  • Qual a relação de frequência que o cliente terá ao consumir o meu produto? 
  • Quanto de capital de giro será necessário empenhar para manter as operações funcionando? 

A perspectiva da viabilidade técnica

Na hora de avaliar a perspectiva da viabilidade técnica você precisa levar em conta se a equipe que há em sua empresa tem condições de entregar o produto ou serviço proposto. 

A equipe responsável pela parte técnica precisa detalhar o projeto, e a dinâmica que guiará todo o processo de execução.  Feito isso deve criar um documento com a estimativa de custo para que o projeto saia do papel.  Essa etapa é importante pois indica se será possível desenvolver de fato a ideia com os recursos tecnológicos que a empresa possui. 

A perspectiva da viabilidade de mercado

Quando o assunto é avaliar a perspectiva de mercado o ideal é que você se pergunte: há mercado para o produto/serviço que eu desejo criar

Se a resposta for positiva você precisa criar uma forma de estimar qual fatia de mercado você pode abocanhar com essa ideia e que público-alvo você precisa conquistar. 

Quando pensamos nos consumidores, uma das maneiras de estimar é fazendo um estudo focal com nichos de mercado que você estabeleceu previamente como clientes em potencial. 

Já quando o assunto é a análise do mercado como um todo, podemos contratar serviços especializados ou até mesmo tecer nossas próprias análises por meio de dados fornecidos por órgãos de pesquisa como o IBGE. 

Agora você já sabe o que é e qual a importância da validação financeira de uma ideia para o seu negócio, recomendamos que você saiba como desenvolver um plano de negócio. Baixe nosso ebook gratuito sobre o assunto.

banner do ebook de plano de negócios

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

utilizamos cookies e respeitamos suas privacidade.