Entenda quais vantagens a folha de pagamento pode oferecer para o seu negócio

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manter os dados contábeis atualizados e pagar os funcionários corretamente são algumas das vantagens da folha de pagamento. Só que não para por aí…

Segundo o decreto nº 3.048, de 6 de maio de 1999, que Regulamenta a Previdência Social, todas as empresas são obrigadas a preparar a folha de pagamento mensalmente.  

O decreto define que a empresa é obrigada a “preparar folha de pagamento da remuneração paga, devida ou creditada a todos os segurados a seu serviço, devendo manter, em cada estabelecimento, uma via da respectiva folha e recibos de pagamentos”.

Por ser algo obrigatório, muitos empreendedores pensam que o desenvolvimento da folha é somente uma formalidade.

Contudo, é muito mais do que isso e pode oferecer diversos benefícios para as empresas. Para ajudar nossos leitores a entender a importância do documento, decidimos compartilhar aqui quis são as vantagens da folha de pagamento. Confira!

4 vantagens que a folha de pagamento pode oferecer para o seu negócio

Desenvolvida pelo departamento pessoal, dos Recursos Humanos (RH), a folha de pagamento conta com diversas informações estratégicas, como nome do segurado: trabalhador avulso, autônomo, empregado e equiparado, empresário ou pessoas físicas sem vínculo empregatício; cargo, função ou serviços; parcelas integrantes da remuneração; parcelas não integrantes da remuneração; nome das seguradas em gozo de salário-maternidade; descontos legais entre outras.

Essas informações, além de permitir pagar os colaboradores com exatidão, são essenciais para que a empresa consiga conquistar uma série de benefícios, como:

Atuação dentro da lei

A primeira vantagem de desenvolver a folha de pagamento é que a empresa estará cumprindo suas obrigações legais. Sendo assim, não terá problemas judiciais ou com processos trabalhistas. Por isso, trata-se de algo fundamental para qualquer empresa que realmente queira atuar com total responsabilidade.

Pagamento de tributos em dia

Por meio da folha de pagamento, a empresa conseguirá manter as informações financeira de cada colaborar em dia. Com isso, será possível calcular com mais exatidão o pagamento de tributos.

Organização do pagamento de cada colaborador

Imagine não ter ideia de quanto a empresa gasta com pagamento da equipe? É algo complicado, né? Afinal, isso impacta em outras questões, como gestão financeira etc. Por isso, a folha de pagamento é tão importante. Ela permite que a empresa se organize e tenha de forma exata o pagamento de cada colaborador.

Informações financeiras mais confiáveis

Sabendo quanto vale cada funcionário e quanto de imposto é necessário pagar, a empresa terá suas informações financeiras mais organizadas e confiáveis. Algo fundamental para que ela possa ter um maior controle financeiro de custos, gastos, investimentos etc.

Para finalizar, é interessante mencionar que as vantagens da folha de pagamento só podem ser observadas quando a empresa realiza a mesma com total eficiência. Atualmente, muitas empresas terceirizam o desenvolvimento do documento, pois os terceirizados atuam com profissionais qualificados e com softwares específicos.

Ficou interessado em saber como calcular a folha de pagamento? Nossa recomendação é que você leia nosso artigoFolha de Pagamento: o que é, benefícios e como calcular” e entenda tudo sobre o assunto.  

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário