Skip to content

Conheça 5 vantagens do plano financeiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Você sabia que seis a cada dez empresas fecham em menos de cinco anos? Os dados do IBGE revelam que a gestão eficiente é o melhor caminho para não virar estatística. Diante disso, o controle das finanças é essencial. Entenda quais as vantagens do plano financeiro para a sua empresa!

Empreender é arriscado, mas não precisa ser tanto. Os dados financeiros, por exemplo, são o caminho mais adequado para que a jornada empreendedora seja mais segura. O planejamento financeiro permite compreender todo o contexto do negócio. Desta forma, é possível investir com mais segurança e ainda tomar decisões precisas e que proporcionaram o sucesso da empresa.

Lawrence Gitman explica, em seu livro Princípios da Administração Financeira, que o “planejamento financeiro é um dos aspectos importantes para funcionamento e sustentação de uma empresa, pois fornece roteiros para dirigir, coordenar e controlar suas ações na consecução de seus objetivos”.

Ele ainda enfatiza que “dois aspectos-chave do planejamento financeiro são o planejamento de caixa e de lucros. O primeiro envolve o planejamento do orçamento de caixa da empresa; por sua vez, o planejamento de lucros é normalmente realizado por meio de demonstrativos financeiros projetados, os quais são úteis para fins de planejamento financeiro interno, como também comumente exigidos pelos credores atuais e futuros”.

Conheça as principais vantagens do plano financeiro

Sua empresa realmente está no azul? Você consegue projetar o crescimento dela? Sabe onde investir? Caso não, saiba que obter esses dados são fundamentais para uma gestão completa e eficiente.

Afinal, você terá todos os dados financeiros da sua empresa em mãos. Desta forma, as decisões tanto de investimento quanto de redução de gastos podem ser realizadas com muito mais exatidão. O plano permite obter as informações com muito mais facilidade e essa é uma das vantagens, mas há ainda outras que devem ser levadas em consideração. Confira!

1. Investir com segurança

O investimento é o único caminho para que a empresa consiga crescer cada vez mais. Só que sem um plano financeiro, investir pode ser muito arriscado. O plano permitirá, por exemplo, projetar o crescimento da empresa, compreender em quais áreas o investimento, de fato, pode gerar um bom retorno.

2. Decisões estratégicas

Você sabe, por exemplo, qual o setor da sua empresa que mais gera despesas ou qual gera mais lucro? As informações são importantes e podem ser obtidas por meio de um plano financeiro. A partir de dados como esses, o empreendedor poderá tomar decisões estratégicas para manter a vida financeira da sua empresa em equilíbrio.

3. Redução de gastos

Ao compreender todo o cenário econômico da empresa, o empreendedor terá condições de analisar os gastos da sua empresa. Ele saberá se eles realmente são necessários e se geram um bom retorno. Caso não, ele poderá simplesmente reduzi-los ou eliminados. Isso permitirá uma economia considerável para o caixa da empresa.

4. Maior controle do capital de giro

O capital de giro é o recurso que a empresa tem em caixa e que permite pagar todas as despesas para que as atividades continuem. Desta forma, quanto maior o capital de giro, melhor será para o negócio.

Com o plano, o empresário poderá trabalhar para conquistar um capital de giro cada vez maior. Isso será possível, pois ele poderá, por exemplo, reduzir os gastos, melhorar os investimentos etc.

5.  Aumento do lucro

Você pode ter observado que as vantagens mencionadas acima levam a algo muito relevante: ao aumento do lucro. A partir do momento que o empresário controle seu fluxo de caixa, calcula o ROI dos investimentos, controle de forma eficiente as finanças e ainda investe com segurança, ele conquistará cada vez mais um aumento do seu lucro. Não precisamos dizer o quanto isso é benéfico, certo?

 Agora que você já conhece as vantagens do plano financeiro, o que acha de aprender ainda mais sobre gestão financeira para empreendedores? Leia nosso artigo e aprenda como controlar o fluxo de caixa da sua empresa!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário