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Tudo o que você precisa saber para abrir uma casa de shows

 em Novos Negócios

SOBRE AS CASAS DE SHOWS

Você está pensando em abrir uma casa de shows? Muita gente que gosta de assistir a um belo show e apresentações artisticas, nunca parou para pensar em todas as atividades envolvidas por trás de tudo isso. O negócio é bastante variado, com possibilidade de ser explorado por pessoas de diversas classes sociais. Ele também é conhecido como mercado de cultura e do entretenimento.

Diversas coisas precisam ser feitas antes de o artista subir ao palco e a quantidade de tarefas e profissionais envolvidos numa única apresentação podem surpreender o observador. Isso porque, gerir uma casa de shows e espetáculos envolve, além da elaboração da programação de shows da casa e negociação com a produção dos artistas, uma série de tarefas para que seus frequentadores apreciem cada espetáculo num ambiente cujo som, iluminação, bebida, comida, entre outros, estejam à altura de suas expectativas.

O setor de entretenimento é bastante amplo e engloba os provedores de conteúdo diversos, os promotores de eventos, que podem ser promotores de espetáculo, os operadores de casa de espetáculo e de serviço de estacionamento, os operadores de alimentação, bebidas e produtos promocionais e operadores da comercialização de ingressos até o público final.

Em geral, as casas de shows e espetáculos são estabelecimentos comerciais voltados para diversão e entretenimento, com local para apresentações públicas de cantores, atores, músicos, bailarinos, com sistema de iluminação e música ambiente próprios, podendo também ter espaço para dança, socialização e venda de alimentos e bebidas. Contudo, o segmento de casas de shows e espetáculos é bastante diversificado e os estabelecimentos se distinguem pela programação, público-alvo, localização, decoração, etc, e fazem parte da chamada “economia da cultura”, um setor que, no Brasil, contava com 400 mil empresas, gerando 2,1 milhões de empregos formais e representando 7,8% das empresas do país, segundo dados divulgados pelo IBGE em 2012.

PLANO DE NEGÓCIOS

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços e produtos que irá oferecer em sua casa de shows. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua casa de shows, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços;
  • Quem serão os seus principais clientes;
  • Onde será localizada a empresa;
  • O montante de capital a ser investido;
  • Qual será o faturamento mensal;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne;

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

ESCOLHA O LOCAL

A localização é uma das principais razões de sucesso de um negócio. O empreendedor que deseja abrir uma casa de shows, deve buscar áreas onde existam estacionamentos por perto, ou optar pela implantação de um para seus clientes. É preciso também buscar locais próximos a restaurantes ou centros que atraiam um grande quantidade populacional.

O lugar deve ser próximo a pontos de táxi, já que nem todos os clientes possuem veículos. Caso haja a possibilidade, o empreendedor pode optar por locais longe de bairros residenciais ou áreas com um grande número de moradias, devido a Lei do Silêncio, que pode trazer problemas para sua casa de shows.

Além disso, para a escolha do imóvel onde será instalada a sua casa de shows, deve ser observados os seguintes detalhes:

  • É importante que a relação entre receitas operacional (estimada) versus despesas (aquisição, manutenção etc., do imóvel) esteja compatível com os objetivos definidos pelo empreendedor. Outros cuidados na escolha do ponto devem ser levados em consideração como, por exemplo, custo do aluguel, prazo do contrato, reajustes e reformas a fazer.
  • O empreendedor precisa assegurar-se de que o imóvel em questão atende as suas necessidades operacionais quanto à localização, capacidade de instalação, características da vizinhança, ou seja, se é atendido por serviços de água, luz, esgoto, telefone etc.
  • É preciso ter cuidado com imóveis situados em locais sujeitos a inundação ou próximos às zonas de risco.
  • Verifique a planta do imóvel aprovada pela Prefeitura, e veja se não houve nenhuma obra posterior, aumentando, modificando ou diminuindo a área primitiva, que deverá estar devidamente regularizada.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

COLABORADORES

Os colaboradores necessários para abrir uma casa de shows irá variar em relação ao tamanho da casa, dias de funcionamento, número de atrações, clientes, dentre outros fatores.

O atendimento é um item que merece uma atenção especial do empresário, visto que, nesse segmento de negócio, os clientes satisfeitos ajudam na divulgação da adega para novos clientes.

Geralmente, estes estabelecimentos possuem equipes fixas (empregados da casa) e prestadores de serviços que podem incluir diversos profissionais. Além dos artistas contratados e seu próprio time de colaboradores, a equipe de uma casa de shows pode incluir:

  • Gerente geral;
  • Gerente artístico e de programação;
  • Coordenador de mídia e promoção;
  • Coordenador administrativo e financeiro;
  • Garçons e equipe completa de restaurante (cozinheiro, auxiliares de cozinha, faxineiro etc.);
  • Bartenders (barman e barwoman) que saibam fazer drinks diferenciados;
  • Faxineiros;
  • Manobristas;
  • Seguranças;
  • Caixas;
  • Brigada de incêndio;
  • Plantão médico;

É importante evidenciar que a melhor opção para o começo do empreendimento é utilizar serviços como segurança e limpeza que sejam terceirizados.

Foto de um evento que atrai bastante publico para inspirar os empreendedores que querem abrir uma casa de shows

ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS

A estrutura e tamanho (metragem, número de assentos, mesas ou camarotes) das casas de shows é muito variável. O empreendedor deve estar atento as essas questões para abrir uma casa de shows. A estrutura física deve obedecer todas as normas de segurança, proteção contra incêndios, conforto térmico, bem como de acessibilidade.

A organização de uma casa de shows deve conter materiais para garantir a qualidade do som e o isolamento acústico. Assim, o posicionamento dos equipamentos de som é um fator essencial para obtenção da sonoridade superior no ambiente, propiciando uma qualidade homogênea de som em todo o espaço.

Outro fator essencial é garantir a segurança dos frequentadores. Sendo assim, é importante projetar uma casa de shows com espumas e tapetes anti-chamas, extintores apropriados com diferentes tipos de materiais. O projeto deve prever as saídas de emergência para escoamento de um alto contingente de pessoas. Geralmente, a estrutura física destes estabelecimentos compreende em almoxarifado, banheiros, bilheterias, camarins, estacionamento, guarda-volumes, palco, recepção, restaurante, salão (com pista, mesas, assentos, proteção acústica, iluminação e sonorização também variáveis caso-a-caso), vestiários, etc.

Alguns dos equipamentos necessários para abrir uma casa de shows são:

  • Varas de cenário fixas;
  • Ciclorama branco translúcido;
  • Cortina de boca de cena em veludo vermelho;
  • Consoles digitais;
  • Amplificadores;
  • Equalizador;
  • Caixas acústicas;
  • CD player;
  • Gravador de CD;
  • Microfones;
  • Duplo deck;
  • Subwoofer;
  • Iluminação;
  • Lâmpadas alógenas;
  • Máquina de fumaça;
  • Amplificador de sinal;
  • Subestação com potência instalada compatível;
  • Disponibilidade força especifica para o palco para áudio e iluminação cênica;
  • Luz de emergência com 130 KVA, com dupla alimentação da Light e transferência automática;
  • Ar condicionado;
  • Sistema de prevenção de incêndio e pânico;
  • Sistema de vídeo segurança;
  • Materiais de cozinha;

São necessários equipamentos para as áreas comuns (controle de acesso-catracas, bebedouros, ventiladores, espelhos, sinalização interna etc.). Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

DIVULGAÇÃO E DICAS

Os meios de divulgação de uma casa de shows variam de acordo com o porte e o público-alvo do estabelecimento. Dentre as ferramentas de divulgação mais utilizadas pelo setor são os flyers, folders, cartões, cartazes, luminosos, outdoors, anúncios em jornais de bairro ou de grande circulação, chamadas publicitárias em rádios e televisão, revistas, meios digitais, e-mail marketing, entre outros.

Outra opção é a divulgação de promoções em sites de compras coletivas, realizar promoções, sorteios e eventos são excelentes maneiras de atraírem mais clientes. E promoções podem ser feitas com sorteios de combos de bebidas, de aniversários, festas empresariais e até mesmo de ingressos para grupos de pessoas.

Para abrir uma casa de shows, é essencial ter uma boa estrutura para alcançar o sucesso, já que os frequentadores não querem pagar caro em um estabelecimento onde a bebida é quente, o banheiro é sujo e o ar-condicionado não dá vazão. Diante disto, ter uma boa estrutura e um arranjo interno bem distribuído, além de contar com boas instalações é fundamental.

Este é um negócio cujo planejamento e execução da programação de shows é fundamental. A qualidade dos artistas e espetáculos em cartaz é determinante para o sucesso do negócio. O empreendedor deve estar sintonizado com a evolução do setor, pois esse é um negócio que requer inovação e adaptação constantes, em face das novas tendências que surgem no cotidiano.

Se você investir em um planejamento detalhado, estratégia de negócios e dedicação, pode apostar que o sua casa de shows terá muito sucesso.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

Os documentos necessários para abrir uma casa de shows são simples:

  • Documentação na Junta Comercial;
  • CNPJ;
  • Cópia autenticada do RG e CPF;
  • Secretaria Estadual da Fazenda;
  • IPTU do imóvel;
  • Cópia do Contrato de Locação ou Compra e Venda;
  • Alvará de funcionamento;
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros Militar;
  • Entre outros documentos específicos da cidade.

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ABERTURA SIMPLES

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