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Quer saber como abrir uma padaria? Confira o passo a passo!

O que você verá neste artigo:

Você já pensou em abrir uma padaria? Confira o passo a passo neste artigo!

O consumo diário de pães é um hábito para muitas pessoas. Segundo o PROPAN, existem mais de 60 mil padarias em todo o país, gerando mais de 700 mil empregos diretos e 1,5 milhão indiretos. O crescimento do mercado alimentício é constante.

Por estarem na rotina de muitos brasileiros, as padarias são estabelecimentos que possuem grande demanda, ou seja, se você quer abrir uma padaria, saiba que ainda há espaço no mercado. Porém, como todo e qualquer negócio, é preciso criatividade para oferecer um diferencial. Mas não se preocupe, o Abertura Simples criou um artigo com tudo o que você precisa saber para abrir uma padaria de sucesso. Continue lendo.

Tudo o que você precisa saber para abrir uma padaria

Uma padaria ou panificadora é um comércio, também podendo ser considerado uma pequena indústria de fabricação dos itens comercializados, com exceção de empreendimentos que vendem somente produtos terceirizados. Este negócio tem grande popularidade em vários países. Em sua grande maioria, são empresas de pequeno porte. O pão e demais produtos panificados como pães doces, salgados, biscoitos e etc, são os principais produtos comercializados pelas padarias.

Atualmente, com um mix de serviços diversificados, as padarias se fortaleceram no mercado tão competitivo. Afinal, neste ambiente, diversificar e priorizar a produção própria e a oferta de produtos é fundamental. Entre as opções há os segmentos de boulangeries (pães elaborados), restaurante, pizzaria, confeitaria, (bolos e doces sofisticados), adega, fast food (lanches e refeições rápidas por quilo), conveniência, até o happy hour (frios, bebidas e variedades) e cafeteria.

Como é o mercado?

Conforme a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP – Em 2018 existem no Brasil cerca de 63,2 mil padarias em todo o Brasil, e é o Estado de São Paulo o detentor do maior número de panificadoras do país. Ainda, segundo a ABIP, temos:

Vendas

Aumento na ordem de 2,81% (sem descontar a inflação), o que equivaleria a um faturamento de R$ 92,63 bilhões. Demonstrando um crescimento mesmo em momentos de aceleração econômica brasileira lenta.

Produção própria

A apuração mostra que o faturamento com a produção própria ainda é o fator que puxa o crescimento do setor, num índice um pouco melhor que o registrado em 2017 (era 5,4% em 2017, passando para 5,87 em 2018).

Revenda

Em contrapartida a produção própria, os produtos de revenda oferecidos foram importantes na composição do ticket médio, entretanto ocorreu uma queda de 3,79% em relação a 2017.

Fluxo de Clientes

Em 2018, as empresas pesquisadas registraram uma queda no fluxo de clientes equivalente a -1,06%. É novamente um movimento de perda de fluxo, que foi registrada de 2013 a 2016 e interrompida em 2017.

Ticket médio

Apesar da baixa no fluxo de clientes o setor alcançou um bom percentual de aumento no Tíquete médio, houve um crescimento de 3,91%, um resultado um pouco melhor que no ano anterior, cuja taxa de crescimento havia sido de 2,12%.

Pão francês

O produto central de uma padaria não foi o responsável principal pelo aumento das vendas, pelo contrário, o volume de venda caiu 4,61% e o faturamento também caiu 1,14%, somente não foi maior devido o aumento de 3,64% nos preços do pão francês.

Numa análise conclusiva dos indicadores a Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria – ABIP considera que a realidade e cenário para as empresas de panificação e confeitaria brasileiras se mostra bastante competitivo. As indústrias de congelados que vêm crescendo nos últimos 15 anos permitiram uma ampliação do número de pontos de venda que vendem ou revendem produtos panificados. Isso ampliou sobremaneira a concorrência para as padarias, sendo que aquelas mais tradicionais foram as que mais sentiram os efeitos desse aumento na competição.

A maior concorrência, no entanto, vem dos supermercados, na comparação com o setor de supermercados, as empresas de panificação e confeitaria pesquisadas indicaram um crescimento menor. De acordo com informações da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). As vendas do supermercadista cresceram 10,15% no acumulado de janeiro a novembro de 2016.

Conheça os modelos

Atualmente as padarias oferecem variados tipos de pães, bolos, lanches e até refeições, apresentando um mix diversificado de serviços. Entre os principais modelos, podemos citar 4, são eles:

Boutique

Localizadas em regiões de alto poder aquisitivo, e oferecem produtos próprios e importados.

Padaria de serviço

Localizadas em regiões centrais e ruas com grande circulação de pessoas. Oferecem além dos produtos de padaria e confeitaria serviços como bar, lanchonete, fast food, entre outros.

Padaria de conveniência

Localizadas em bairros residenciais. Além da fabricação de produtos próprios de padaria, confeitaria, bar e lanchonete, oferecem uma gama de produtos de conveniência.

Pontos Quentes

Essa é uma tendência europeia onde a padaria abre uma filial, envia alguns tipos de pães já embalados e outros tipos de pães congelados (ou resfriados) para serem assados no ponto quente. Não há necessidade de grandes espaços, pois não há setor de produção e o estoque é de reposição diária pela matriz, utilizando menor número de mão de obra.

Padaria de serviço

Localizadas em regiões centrais e ruas com grande circulação de pessoas. Oferecem além dos produtos de padaria e confeitaria serviços como bar, lanchonete, fast food, entre outros.

Plano de negócios

O plano de negócios serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. No plano de negócios você irá definir assuntos como, os serviços que irá oferecer em sua padaria, por exemplo: roscas e pães, biscoitos, bolachas, salgados, doces, bolos e tortas, entre outros. Além disso, o plano de negócios também detalha a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá frequentar sua padaria, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Resumo dos principais pontos do plano de negócio:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?

Saiba a importância de ter um plano de negócios em sua empresa

Localização

O pão é um alimento consumido por todos, porém a localização é um dos fatores que mais influenciam no faturamento.  Na hora de fazer essa seleção, é necessário levar em conta alguns aspectos, como o público alvo.

Enquanto faz o planejamento para abrir uma padaria, você irá definir a faixa de renda e os hábitos de consumo das pessoas que deseja atingir. Com isso em mãos, ficará mais fácil escolher a região em que essas pessoas estão presentes.

O ponto ideal para montar uma padaria é um local com grande fluxo de pessoas, boa visualização da sua loja e fácil acesso para os clientes. Em grandes centros, dê preferência a locais próximos aos terminais de ônibus ou metrô. Verifique também se o cliente terá facilidade para estacionar. Se optar por bairros residenciais, é preciso pesquisar para saber se aquela região apresenta uma boa quantidade de imóveis com tendência de compra por perto, e se não há muitas outras padarias na vizinhança.

É necessário também, ficar atento aos aspectos legais e regularizações de acordo com as licenças exigidas. Antes de fechar o contrato, deve-se consultar a Prefeitura para confirmar se a sua padaria poderá funcionar naquele endereço escolhido. Verifique quais são as restrições da prefeitura para os planos da Lei de Zoneamento e do Plano Diretor da cidade.

Confira aqui 7 dicas para escolher o ponto comercial ideal para sua empresa

Estrutura e equipamentos

O espaço mínimo necessário para uma padaria é 100m². Sua estrutura consiste em um espaço para a exposição dos produtos e atendimento ao cliente, uma área para a recepção e depósito da matéria prima, uma pequena área para administração, um espaço para produção, vestiários e copa.

Os equipamentos necessários para abrir uma padaria são:

  • Amassadeira;
  • Balança digital;
  • Mesa de inox;
  • Modeladora;
  • Divisoras de colunas;
  • Batedeira profissional;
  • Fôrmas;
  • Fornos;
  • Câmara de crescimento;
  • Cilindro;
  • Armário e esteira;
  • Resfriador;
  • Balcões;
  • Balcões refrigeradores;
  • Fatiadeira;
  • Máquina para cortar frios;
  • Geladeira;
  • Freezers verticais.

Não se esqueça que também são necessários equipamentos para escritório e caixa, como computador, telefone, impressora, máquina de cartão, entre outros.

Como abrir uma padaria?

Há uma série de aspectos que devem ser considerados na hora de abrir um empreendimento e com uma padaria não é diferente. Neste tópico, mostraremos quais pontos você deve dar atenção para montar uma padaria. Confira!

1 – Escolha o tipo de atividade

O primeiro passo para abrir uma padaria é identificar qual o segmento da atividade que você deseja. Para designar isso, existem três distinções:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica da padaria

Após identificar qual o segmento de atividade, é necessário verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa. Isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;

3 – Defina o porte da padaria

Depois de definir a natureza jurídica da sua padaria, chegou a hora de saber qual o porte dele. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna a documentação necessária

É obrigatório a apresentação de documentos importantes na hora de abrir uma padaria. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir padarias. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos para montar uma padaria:

Para os sócios

Se você for abrir uma padaria com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (A Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da padaria, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua padaria só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

5 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma padaria é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Documento Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

6 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é o documento que indica se a sua padaria pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

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1 Comment

  1. Parabéns a todos profissionais desta página Abertura Simples, conteúdo muito proveitoso e profissionalizante … abriu muito minha mente e minha visão ficou ampla… Parabéns.


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