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Está pensando em abrir uma vidraçaria? Então confira aqui o passo a passo para ter sucesso!

O que você verá neste artigo:

Vai abrir uma vidraçaria, mas não sabe por onde começar? Veja o passo a passo aqui!

Este é um empreendimento que corta e comercializa vidros, espelhos, cristais, peças de arte feitas em vidro, entre outros. Dependendo do interesse do empreendedor, também podem ser realizados trabalhos específicos de jateamento, laminação e pintura. Esse segmento permite uma linha com grande variedade de produtos, que abrange desde o vidro de utilização comum, até vidros especiais, como é o caso dos vidros blindados.

VAI EMPREENDER? CONFIRA ESTE PASSO A PASSO PARA VOCÊ ABRIR UMA VIDRAÇARIA DE SUCESSO!

O que é uma vidraçaria?

A Vidraçaria é um empreendimento que corta e comercializa vidros, espelhos, cristais, peças de arte feitas em vidro, etc. Dependendo do interesse do empreendedor, também podem ser realizados trabalhos específicos de jateamento, laminação e pintura. Esse segmento permite uma linha com grande variedade de produtos, que abrange desde o vidro de utilização mais comum, até vidros especiais, como é o caso dos vidros blindados.

Como é o mercado?

O crescimento do mercado nacional de vidros planos, muitas vezes com taxas superiores ao desenvolvimento do país, além de criar um parque de oportunidades, torna o mercado muito mais competitivo. Isto faz com que as vidraçarias tenham que se profissionalizar para poder enfrentar a concorrência e ofertar ao seu público produtos e serviços com maior valor agregado.

Nos últimos anos houve uma explosão na produção e no número de indústrias processadoras de vidros no Brasil. O consumo per capita chegou próximo a dez quilos e o transformado, incluindo o automotivo, representa 2/3 desse total. Hoje o país possui quase quinhentos processadores cobrindo todo o território nacional, oferecendo ao mercado um amplo portfólio de soluções em vidro, em grande quantidade e alta qualidade.

No entanto, o momento é de ajustes e os fatores que promoveram esse crescimento acelerado não estão mais presentes. Estamos vivendo um período de economia conturbada, com forte retração de consumo. A tendência é que o setor se mantenha estagnado enquanto não acontecer a retomada da construção civil e do setor automotivo.

A fim de dimensionar esse mercado, o empreendedor que deseja abrir uma vidraçaria deverá pesquisar os indicadores econômicos e sociais da região em que pretende iniciar o negócio. É fundamental que se analisem alguns índices como: tamanho da população, população economicamente ativa, índice de potencial do consumo, índice de desenvolvimento humano, etc.

O que é e como montar um plano de negócios?

O Plano de Negócios é um documento de planejamento que irá descrever seu negócio, os objetivos dele e os passos que devem ser dados para alcançá-los. Este relatório serve para que o empreendedor tenha uma visão mais ampla sobre a empresa e o mercado no qual está inserida. 

Nesse documento, são incluídos planejamentos específicos para várias áreas do negócio, como finanças, marketing, comercial e logística, além de detalhar a questão financeira e os recursos humanos que você poderá contar para o desenvolvimento da empresa.

Para desenvolver o planejamento, é necessário juntar todos os investimentos de material, equipamento, pagamentos de funcionários e maquinário. Além disso, deve-se pesquisar também o público que irá contratar o seu serviço, quem serão seus principais concorrentes, o mercado e muito mais.

Ao fazer um plano bem feito usando uma boa metodologia, são reduzidos os riscos de negócios enfrentarem problemas e aumentadas as suas chances de sucesso. No entanto, vale destacar que esse planejamento não elimina os riscos, mas evita que erros sejam cometidos pela falta de análise, diminuindo as incertezas do seu negócio.

RESUMO DOS PRINCIPAIS PONTOS DO PLANO DE NEGÓCIO:

  • O que é o negócio?;
  • Quais os principais produtos e/ou serviços?;
  • Quais serão os seus principais clientes?;
  • Onde será localizada a empresa?;
  • O montante de capital a ser investido?;
  • Qual será o faturamento mensal?;
  • Em quanto tempo espera que o capital investido retorne?;

Escolha um bom ponto de venda

A localização é um dos principais fatores de sucesso de um empreendimento.

O empresário que deseja abrir uma vidraçaria precisa encontrar um estabelecimento que favoreça o seu negócio. Por isso, deve escolher aqueles locais que possuem uma boa visibilidade, grande fluxo de pessoas e que essas pessoas sejam o seu público alvo. Além disso, deve estar próximo de pontos comerciais ou de bairros residências e deve, principalmente, favorecer a acessibilidade do consumidor (próximo a metrô, ponto de ônibus e estacionamento).

O local ainda deve permitir, com facilidade, o acesso de caminhões para carga e descarga dos produtos, facilitando o recebimento das mercadorias adquiridas e o escoamento dos produtos vendidos. Além de fornecer um espaço adequado para armazenar os vidros, perfis de alumínio e insumos com segurança.

Colaboradores

A quantidade de colaboradores para abrir uma vidraçaria dependerá do tamanho e da necessidade do empreendedor. Para iniciar, geralmente são necessários: técnico, montadores, auxiliar de montagem, auxiliar de limpeza, auxiliar administrativo e atendentes.

Quais os equipamentos e estrutura necessários?

Assim como os colaboradores, a estrutura mínima para abrir uma vidraçaria vai depender da necessidade e do tamanho do empreendimento. A estrutura de uma Vidraçaria deve ser composta por uma área de atendimento com showroom, área para corte e processamento dos pedidos, uma área para depósito, além de um pequeno escritório para administração. 

A área de atendimento e showroom deve possibilitar a exposição dos produtos ofertados e proporcionar bem-estar ao cliente. O escritório da administração pode ser pequeno, bastando um espaço que seja suficiente para a realização das atividades básicas de relacionamento com fornecedores, registros e controles sobre o negócio.

Já os equipamentos necessários para montar uma vidraçaria, são:

  • Mesas e cadeiras;
  • Armário;
  • Impressora HP laser jet;
  • Computadores;
  • Telefone;
  • Estante de aço;
  • Impressora de cupom fiscal;
  • Balcão de atendimento;
  • Mesa para corte;
  • Furadeira elétrica de impacto;
  • Brocas diamantadas;
  • Furadeira para vidro;
  • Lixadeira para vidro;
  • Instrumentos de mediação;
  • Canetas de corte;
  • Equipamentos de proteção individual (botas, capacetes, luvas, máscaras respiratórias, óculos, protetor auricular, etc)
  • Entre outros.

Como montar uma vidraçaria?

Nos últimos anos, o vidro se tornou um elemento indispensável na hora de compor projetos de forma harmônica e com uma infinidade de possíveis variações estéticas. O ramo de vidraçaria está altamente ligado à ambientação, conforto e funcionalidade.

O alto crescimento deste mercado faz com que crie-se um leque de oportunidades para o empreendedor que deseja montar uma vidraçaria. Então, se você quer abrir uma vidraçaria, confira o passo a passo abaixo!

1 – Escolha o tipo de atividade da vidraçaria

Para abrir uma vidraçaria, é necessário identificar, primeiramente, qual o segmento da atividade que você deseja. Para designar isso, existem três distinções:

  • Serviço: trabalho realizado a título de mão de obra física ou intelectual;
  • Indústria: atividade econômica que visa transformar matéria-prima em materiais comercializáveis;
  • Comércio: direcionado para lojistas e Comércio Varejista, direcionado ao consumidor final.

2 – Escolha a Natureza Jurídica

Logo em seguida, é preciso verificar qual o tipo de natureza jurídica da sua empresa, pois isso ajudará a definir o regime jurídico no qual ela se enquadra.

Informar a natureza jurídica no ato de formalização da empresa é indispensável, já que cada uma delas possui diferentes formas de aplicação das normas. Existem diversas naturezas jurídicas, mas às empresas, são atribuídas:

  • Empresário Individual (EI): Uma única pessoa constitui uma empresa, cujo nome empresarial deve ser composto por seu nome civil, completo ou abreviado. É a pessoa física titular da empresa, podendo constituir apenas uma em seu nome;
  • Sociedade Limitada (LTDA): É aquela que reúne dois ou mais sócios a fim de explorar atividades de produção ou circulação de bens e serviços. Inclui-se toda a empresa que contribui com moeda para a formação de capital social e realização da constituição empresarial;
  • Sociedade Simples (SS): Exploram atividade de prestação de serviços decorrente de atividades intelectuais e de cooperativa. Ou seja, os sócios não exercem nenhuma atividade voltada ao comércio, e sim exercem suas profissões. Exemplo: contadores, advogados, cooperativas e representações comerciais;
  • Sociedade Anônima (SA): Todas as empresas que não atribuem seu capital social a um nome específico, mas sim se dividem em ações. Essas ações podem ser transacionadas e eliminadas. Neste caso não é necessário nenhum contrato social ou outro ato oficial como nas sociedades limitadas;
  • Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI): Empresa formada por somente uma pessoa, onde o capital pertence unicamente ao titular. Esse capital deve ser obrigatoriamente integralizado, e não pode ser inferior a 100 vezes o salário-mínimo vigente.

3 – Defina o porte da vidraçaria

Após definir a natureza jurídica da sua vidraçaria, chegou a hora de saber qual o porte dela. As opções devem ser escolhidas a partir do seu faturamento.

  • Microempreendedor Individual (MEI): Modalidade em que o faturamento máximo deve ser de R$81 mil por ano e não permite com que o parceiro participe como sócio ou titular de outra empresa;
  • Microempresa (ME): É permitido empresário individual e sócios. O teto de faturamento anual é de R$360 mil.
  • Empresa de Pequeno Porte (EPP): Modalidade em que a faixa de faturamento anual começa em R$360 mil e vai até R$4,8 milhões.

4 – Reúna os documentos para abrir uma vidraçaria

É obrigatório a apresentação de documentos importantes na hora de abrir uma vidraçaria. Alguns documentos possuem prazos determinados para serem cumpridos, já que possuem data de validade. Por isso, essa etapa requer a ajuda de um contador especializado em abrir uma vidraçaria. Nós podemos te ajudar!

Confira a seguir alguns dos documentos para montar uma vidraçaria:

Para os sócios

Se você for abrir uma vidraçaria com sócios, será necessário seguir os documentos de cada um deles:

  • 1 cópia simples do comprovante de residência;
  • Certidão de casamento (se casado);
  • 2 cópias autenticadas do RG e CPF de cada (Carteira Nacional de Habilitação também é válida);
  • 1 cópia de folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente.

Para a empresa

  • CNPJ;
  • 2 cópias simples do IPTU do imóvel;
  • 2 cópias do Contrato de Locação ou Compra e Venda.

Contrato Social

O contrato social é um documento importante e que deve ser assinado por todos os sócios da empresa, a fim de firmar a sociedade. Nele, devem estar devendo a cada participação de cada um dos sócios da vidraçaria, bem como suas cotas, investimentos e participação nos lucros.

Realize o registro na Junta Comercial

O registro é considerado uma certidão de nascimento da empresa e deve ser feito antes de obter o CNPJ. Sua vidraçaria só funcionará legalmente se você realizar o seu registro na Junta Comercial ou no Cartório de Pessoas Jurídicas do seu Estado.

5 – Abra um CNPJ

O processo de abertura de um CNPJ para abrir uma vidraçaria é muito simples. Após o registro na Junta Comercial, você receberá o Número de Identificação do Registro de Empresa (NIRE). Ele será solicitado para entrar no site da Receita Federal para abrir o CNPJ. No site, você irá fazer o download do Programa Básico de Entrada e em seguida, realizar a impressão. Depois é só enviar à Receita Federal pelos Correios ou pessoalmente.

6 – Solicite o Alvará de Funcionamento

O Alvará de Funcionamento é um documento que indica se a sua vidraçaria pode exercer as suas funções no local que você deseja instalar.

Na maior parte dos Estados brasileiros o empreendedor pode solicitar o Alvará gratuitamente pela internet. O documento é emitido pela Prefeitura Municipal ou Órgão Governamental Municipal.

Cada atividade requer um certo tipo de Alvará e, por isso, é necessário estar atento se a atividade escolhida está representada no registro por um código CNAE de atividades protegidas.

Os documentos necessários para solicitar o Alvará de Funcionamento são:

  • Planta do imóvel onde você abrir seu negócio;
  • Cópia do recibo do IPTU pago;
  • CPF e RG, originais ou cópias, da pessoa responsável pelo negócio;
  • Cadastro do Contribuinte Mobiliário, ou CCM, na Secretaria das Finanças;
  • O Setor, Quadra e Lote – também chamado de SQL – do imóvel;
  • Declaração de atividade: para que você usará o imóvel e qual área será destinada aos consumidores;
  • Certificado de conclusão de imóvel recém-construído.

Como divulgar minha vidraçaria?

Os meios de divulgação de uma vidraçaria podem variar conforme o público-alvo e o porte da empresa. Um meio de divulgação para uma empresa de pequeno porte, por exemplo, pode ser a distribuição de folders e folhetos.

Os veículos da empresa são uma excelente alternativa de divulgação e também, dependendo do nível de conservação e limpeza, podem expressar confiabilidade para o cliente. 

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