fbpx

Você sabia que a automação empresarial pode trazer diversas vantagens para o seu empreendimento? Então confira!

 em Empreendedorismo

Você já ouviu falar em automação empresarial, certo? Mas você realmente sabe para que ela serve e mais ainda, quais benefícios ele traz para o seu negócio?

Nós do Abertura Simples preparamos um material completo para que você saiba tudo sobre a automação empresarial e implemente o quanto antes no seu empreendimento. Continue lendo:

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL!

MAS AFINAL, O QUE É AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL?

Como o próprio nome já sugere, a automação empresarial consiste em automatizar processos dentro de uma empresa. Isso é possível através da integração da tecnologia a rotina dos negócios, desde as atividades mais simples até as que demandam mais atenção por possuir uma maior complexidade.

Por meio de software, sistemas de gestão, gerenciamento de tarefas e plataformas online, a automação ajuda não apenas os colaboradores que executam processos de rotina como também gestores e líderes. Aplicando a automação, a empresa logo notará uma significativa redução no tempo de execução de procedimentos burocráticos. Além disso, diminuem também os erros e desgaste da equipe, otimizando recursos e tempo de todos.

Com a automação empresarial, funcionários e fornecedores (se for o caso), conseguem simplificar etapas, processos e práticas diárias nos negócios. E os resultados não tardam a aparecer: mais produtividade, mais tempo para o cenário em que atua e mais oportunidades para investir em novas estratégias corporativas. Além de uma taxa de eficiência mais alta em todas as etapas do seu negócio.

INFORMAÇÃO É TUDO!

A informação é fundamental no processo de automação empresarial. Muitos empreendedores acreditam que a automação de uma empresa está relacionada apenas à aquisição de software ou equipamentos de informática. Mas nem sempre é assim. O processo de automação empresarial inicia-se pelo mapeamento e organização de cada modelo de negócio, implicando na adoção de uma cultura de gerenciamento.

A falta de informação sobre o assunto pode se transformar em prejuízo ao empreendedor em médio prazo, tendo em vista que a instalação ou renovação de informática pode custar caro.

QUAIS OS BENEFÍCIOS DA AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL?

EFICIÊNCIA

Com a automação empresarial, inconsistência e falhas em processos diminuem, já que menos tarefas são feitas manualmente. Por esse motivo, a automação traz padronização, reduzindo o retrabalho e otimizando o tempo de cada colaborador da empresa, como dito anteriormente.

INOVAÇÃO

Ao atualizar-se, a empresa passa a contar com informações claras sobre os processos. Dessa forma, fica mais fácil buscar soluções inovadoras e ter insights para gerar novas ideias.

Imagem que representa todos os setores de uma empresa integrados por um sistema de automação empresarial

CUSTOS

A automação empresarial também auxilia na redução de custos. Com ela, não é necessário contratar novos funcionários para atender às demandas do negócio. O mesmo acontece com as despesas relacionadas a papel e impressões, que agora podem ser feitos por meio de um sistema online. Além disso, para aqueles empreendedores que possuem um estoque, a automatização dos processos ajuda também a ter um controle maior sobre os itens, evitando compras em excesso.

OTIMIZAÇÃO

A otimização do fluxo de trabalho, tão retratada nos parágrafos anteriores, ajuda a sua empresa a ter um melhor desenvolvimento em todos os sentidos. Por meio dela, os processos poderão ser padronizados de uma maneira automática, diminuindo a necessidade dos colaboradores de terem que refazer alguma atividade.

QUALIDADE

Com uma margem de erro muito pequena, a qualidade dos serviços prestados aumenta. Isso porque a automatização consegue gerar informações precisas sobre o negócio, permitindo que o gestor tenha uma visão bem mais ampla sobre os fatores que geraram um melhor resultado. Fora isso, a tomada de decisão consegue ser baseada em dados precisos, fazendo com que os investimentos sejam direcionados para os setores corretos, sem comprometer algo tão importante para um empreendedor e sua empresa: o orçamento.

SAIBA QUAIS SÃO OS SETORES QUE A AUTOMAÇÃO EMPRESARIAL PODE ATUAR

Agora que você, empreendedor, já sabe o que é e quais são suas vantagens, chegou a hora de vermos em quais setores podemos aplicar a automação empresarial. Separamos 4 deles, confira:

GESTÃO FINANCEIRA

A gestão financeira é a base de qualquer negócio. Na falta dela, todos os setores sofrerão, afinal, sem um bom fluxo de receita, não há como a empresa pagar suas obrigações. Sendo assim, a automação empresarial pode se tornar uma grande aliada nesse setor.

GESTÃO COMERCIAL

A gestão comercial tem participação direta na rentabilidade e faturamento do negócio. Assim, é importante automatizá-la pois, dessa forma, será possível ter um controle maior das suas despesas, das vendas e também, da tomada de decisões.

GESTÃO DE CLIENTES

Já imaginou como seria bom fazer com que seu cliente não precisasse esperar para ser atendido e como isso poderia melhorar a experiência dele com o seu negócio? Pois saiba que a automação empresarial também ajuda nesse aspecto.

GESTÃO DE MARKETING

As campanhas de marketing precisam ser mensuradas, a fim de verificar se elas estão dando o retorno esperado. Nesse sentido, a automação empresarial se torna fundamental, pois ela possibilita que você tenha acesso a dados importantes que fazem toda a diferença na hora de planejar novas ações de marketing.

Imagem com um botão do ebook de Marketing Digital


Viu como a automação pode beneficiar a sua empresa em todos os setores? Então o que você está esperando para implementa-la em seu empreendimento? Já teve alguma experiência e quer compartilhar conosco? Comente e participe para que possamos melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Postagens Recentes

Deixe uma resposta

Imagem de um empreendedor fazendo os cálculo para ver se consegue pegar um microcrédito para a sua empresaImagem de vários empreendedores sentado a mesa e discutindo quais as franquias que custam até 50 mil eles podem investir