Você já ouviu falar em Business Model Canvas? Confira tudo a respeito do assunto e aprenda a elaborar um modelo para o seu negócio!
Todo empreendedor já teve diversas ideias que não saíram do papel e, muito menos, tomaram forma. Isso é totalmente normal. Isso porque, embora as ideias precisem deixar de ser apenas projeções para se tornarem realidade, nem sempre sabemos por onde começar para que isso seja possível. Para isso, o Business Model Canvas (BMC) é uma ótima ferramenta que tem revolucionado a maneira de elaborar o modelo de negócios de uma empresa.
Há quem defina o Business Model Canvas como um simples diagrama. Mas o que tem feito esse modelo uma ferramenta cada vez mais popular entre os empreendedores é que a ideia central do BMC: permitir que um negócio seja amplamente visualizado em apenas uma página.
Atualmente, o BMC é uma das metodologias mais utilizadas por quem quer começar a empreender e iniciar seu próprio negócio.
Mas, não se trata apenas disso: o modelo também serve para inovar em empresas que já possuem um tempo de mercado, uma vez que ela também permite com que o empreendedor pense sobre o modelo de negócio da sua empresa e, também, dos concorrentes. Não é para menos que este é um dos termos de empreendedorismo que todo empreendedor deve conhecer.
Ficou interessado no novo formato de modelo de negócios que vem ganhando espaço no mundo empresarial? Então, continue a leitura para conferir tudo a respeito do Business Model Canvas!
O que é Business Model Canvas?
Criado pelo suíço Alex Osterwalder, o Business Model Canvas, ou quadro de modelo de negócios, é uma ferramenta que permite a visualização por completo de uma empresa. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite com que o empreendedor desenvolva e esboce modelos de negócios novos ou já existentes em uma única página. Em outras palavras, o Business Model Canvas é uma espécie de mapa visual pré-formatado.
A facilidade de análise que o BMC proporciona só passa a ser realmente compreendida a partir do momento em que começarmos a visualizar exemplos e, principalmente, a utilizá-lo em nosso dia-a-dia.
O Business Model Canvas é composto por um quadro dividido em nove componentes que cobrem as quatro áreas consideradas as principais de um negócio: cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. E uma das melhores partes deste modelo é que a visualização se dá por meio de um desenho, e não apenas por texto como no plano de negócios e no modelo de negócios tradicionais.
Isso faz com que o diagrama proporcione uma melhor visualização para o empreendedor, possibilitando compreender de maneira rápida e fácil todos os nove blocos e, também, realizar comparações e relações entre eles.
Com o Business Model Canvas, até mesmo quem não está diretamente envolvido no negócio consegue opinar. Isso graças à facilidade de visualização do modelo.
Ainda, é importante ressaltar que é muito comum que sejam realizados alguns ajustes e mudanças no modelo de negócios durante sua criação ou reformulação. Mas, esse não é um problema para o uso da ferramenta. Sempre que quiser acrescentar ou retirar algum elemento, basta utilizar post-its coloridos para alterar o diagrama.
Quais são as vantagens do Business Model Canvas?
Adotar o Business Model Canvas traz inúmeras vantagens para as empresas, como:
- Permite uma rápida análise e visualização completa dos principais itens do modelo de negócio;
- Estimula a criatividade dos gestores e profissionais envolvidos;
- Permite uma gestão eficiente;
- Agiliza a adoção da estratégia organizacional;
- É flexível, podendo ser adaptado sempre que necessário.
O modelo é importante pois mostra como uma empresa funciona. Isso facilita a definição de ideias e a organização das ações por meio de uma representação gráfica de variáveis que, juntas, mostram os valores do negócio.
Para empresas em estágio inicial, o Business Model Canvas auxilia, por exemplo, na segmentação de clientes, área que precisa ser bem definida. Por isso, é o primeiro passo na elaboração de um modelo de negócio. A fácil visualização dos diferentes segmentos facilita a identificação de propostas de valor específicas para cada um.
Enquanto isso, para empresas já existentes, a ferramenta auxilia na avaliação de desempenho do negócio, pois fornece dados bem claros sobre os diversos aspectos da organização.
Além disso, o Business Model Canvas também, quando bem elaborado, traz alguns parâmetros a respeito da gestão do negócio. Confira a seguir alguns deles”
Viabilidade do negócio
Uma ideia pode ser incrível para quem a desenvolveu. Mas, em alguns casos, pode ser que a sua aplicação seja totalmente desastrosa. Desta forma, o quadro de modelo de negócio permite que o empreendedor consiga ter uma visão sistemática da sua ideia, isso é o que chamamos de viabilidade do negócio.
Por meio do BMC, será possível entender se o negócio é viável, quanto precisará investir e a margem de ganho. Ou seja, o empreendedor terá as informações básicas para conseguir tirar a sua ideia do papel com muito mais segurança.
Plano de negócios
As informações utilizadas no Canvas são essenciais para que, no futuro, seja possível consiga desenvolver o plano de negócios para uma empresa. O documento é fundamental para que o negócio possa atuar de forma estratégica. Ainda, tem importante papel para que a empresa possa se desenvolver com mais consistência.
Reduz falhas
O empreendedor conseguirá empreender com muito mais segurança, pois terá uma visão tanto ampla, quanto micro, do seu negócio. Isso é algo fundamental para que ele consiga fazer escolhas mais assertivas e, ainda, possa reduzir as probabilidades de falhas.
Apresentação para investidores
A estrutura do quadro permite a apresentação do negócio para investidores de forma organizada e consistente. Isso passa mais segurança e pode ser uma ótima forma de conseguir conquistar aporte financeiro.
Quando devo utilizar o Business Model Canvas
A grande vantagem de utilizar o Business Model Canvas é que ele gera informações similares ao plano de negócios. Porém, de uma forma mais direta e simplificada. Em vista disso, existem situações mais específicas em que ele poderá ser utilizado, como:
- No momento em que os sócios estejam alinhando suas ideias. Assim, o BMC facilitará a discussão, proporcionando a visualização de diferentes visões e descomplicando o processo de tomada de decisão;
- Ao compartilhar a visão global do negócio com os colaboradores. Assim, todos poderão visualizar seu próprio papel dentro da organização;
- Para atrair novos investidores, de forma a mostrar o negócio de forma rápida e direta.
Como fazer o Business Model Canvas?
Como citado anteriormente, o Business Model Canvas é um quadro com nove blocos, que representam como a empresa pretende atuar e gerar valor aos clientes. Os conceitos principais deste modelo são o pensamento visual, a aplicabilidade, a visão sistêmica, simplicidade e a possibilidade de cocriação.
Para elaborar um BCM, o empreendedor pode tanto pegar modelos prontos na internet, quanto criar um mural e desenhar seu próprio quadro. O Sebrae disponibiliza alguns modelos prontos, vale a pena conferir! Os blocos são divididos em quatro pilares:
- Como (infraestrutura);
- O que (oferta);
- Quem (cliente);
- Quanto (finanças).
Com isso em mente, o primeiro passo é preencher, em adesivos autocolantes de diferentes cores, todas as suas ideias e informações sobre o negócio, até completar o diagrama. Confira a seguir quais são os blocos que formam o Business Model Canvas.
1 – Proposta de valor
Etapa na qual o empreendedor deve definir a oferta de valor do seu negócio para os clientes. Para simplificar, responda às seguintes perguntas:
- Quais benefícios você pretende entregar?
- O que poderá levar as pessoas a se interessarem pelo seu produto ou serviço?
Tente resumir tudo em uma frase, escreva no adesivo e cole no diagrama.
2 – Segmente os seus clientes
É importante que, nesta fase, o empreendedor defina nichos de clientes. Ou seja, que ele delimite a fatia do mercado que deseja atender. Pense sobre o perfil de cliente ideal, onde ele se encontra, como está agrupado e qual a necessidade que um grupo apresenta em comum.
3 – Estabeleça seus canais
Nesse momento, o empreendedor definirá por qual caminho a sua empresa chegará ao cliente, como se comunicará com ele e lhe entregará valor. Ainda, também deverá definir como o consumidor irá interagir com o seu negócio, pensar em canais de vendas, comunicação e distribuição.
4 – Defina os parâmetros de relacionamento
O empreendedor deverá definir como a sua empresa irá conquistar e manter um bom relacionamento com os seus clientes. Pensar em estratégias que trarão um diferencial para a sua marca é primordial. Isso agregará valor ao seu negócio e fará com que os concorrentes não sejam escolhidos apenas por ter um preço mais baixo.
5 – Estipule o modelo de receita
Nesta etapa, devem ser definidas questões que envolvem como e quanto os clientes terão que pagar pelos benefícios que a sua empresa oferece. É importante ter em mente que, atualmente, as vendas não são o único modelo de receita. Também devem ser consideradas opções como aluguel, licença, assinatura, entre outras.
6 – Estabeleça os recursos
Relacione todos os ativos necessários para realizar a sua proposta de valor e colocar o negócio para funcionar. Neste momento, é importante pensar tanto nos ativos físicos, como equipamentos e maquinários, quanto nos intelectuais, como patentes e recursos humanos.
7 – Relacione as atividades
Neste momento, é necessário que o empreendedor relacione as atividades mais importantes para que a proposta de valor seja realizada e a empresa funcione corretamente.
8 – Delimite as parcerias
Identifique e relacione toda a terceirização que será feita, sejam elas com bons fornecedores ou parceiros de negócio. Para isso, é importante pensar em pessoas ou empresas que ajudarão seu negócio na entrega de valor ao consumidor. Por isso, tenha cautela.
9 – Estruture os seus custos
Na última, mas não menos importante, etapa, deve-se identificar todos os gastos necessários para a operacionalização do negócio. Com isso, deve-se considerar os custos com canais, atividades, parcerias e recursos.
Fiz meu business model canvas: E agora?
Para finalizar, é fundamental mencionar que criar business model canvas é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento de um negócio. Será necessário também ter um plano de negócio, criar um planejamento financeiro e segui-lo e seguir rigorosamente todas as exigências impostas para a abertura de uma empresa.
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