Skip to content

Business Model Canvas: o que é e como elaborar o seu

O que você verá neste artigo:

Você já ouviu falar em Business Model Canvas? Confira tudo a respeito do assunto e aprenda a elaborar um modelo para o seu negócio!

Todo empreendedor já teve diversas ideias que não saíram do papel e, muito menos, tomaram forma. Isso é totalmente normal. Isso porque, embora as ideias precisem deixar de ser apenas projeções para se tornarem realidade, nem sempre sabemos por onde começar para que isso seja possível. Para isso, o Business Model Canvas (BMC) é uma ótima ferramenta que tem revolucionado a maneira de elaborar o modelo de negócios de uma empresa.

Há quem defina o Business Model Canvas como um simples diagrama. Mas o que tem feito esse modelo uma ferramenta cada vez mais popular entre os empreendedores é que a ideia central do BMC: permitir que um negócio seja amplamente visualizado em apenas uma página.

Atualmente, o BMC é uma das metodologias mais utilizadas por quem quer começar a empreender e iniciar seu próprio negócio. 

Mas, não se trata apenas disso: o modelo também serve para inovar em empresas que já possuem um tempo de mercado, uma vez que ela também permite com que o empreendedor pense sobre o modelo de negócio da sua empresa e, também, dos concorrentes. Não é para menos que este é um dos termos de empreendedorismo que todo empreendedor deve conhecer. 

Ficou interessado no novo formato de modelo de negócios que vem ganhando espaço no mundo empresarial? Então, continue a leitura para conferir tudo a respeito do Business Model Canvas!

business model canvas

O que é Business Model Canvas?

Criado pelo suíço Alex Osterwalder, o Business Model Canvas, ou quadro de modelo de negócios, é uma ferramenta que permite a visualização por completo de uma empresa. Trata-se de uma ferramenta de gerenciamento estratégico que permite com que o empreendedor desenvolva e esboce modelos de negócios novos ou já existentes em uma única página. Em outras palavras, o Business Model Canvas é uma espécie de mapa visual pré-formatado.

A facilidade de análise que o BMC proporciona só passa a ser realmente compreendida a partir do momento em que começarmos a visualizar exemplos e, principalmente, a utilizá-lo em nosso dia-a-dia.

O Business Model Canvas é composto por um quadro dividido em nove componentes que cobrem as quatro áreas consideradas as principais de um negócio: cliente, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. E uma das melhores partes deste modelo é que a visualização se dá por meio de um desenho, e não apenas por texto como no plano de negócios e no modelo de negócios tradicionais. 

Isso faz com que o diagrama proporcione uma melhor visualização para o empreendedor, possibilitando compreender de maneira rápida e fácil todos os nove blocos e, também, realizar comparações e relações entre eles. 

Com o Business Model Canvas, até mesmo quem não está diretamente envolvido no negócio consegue opinar. Isso graças à facilidade de visualização do modelo. 

Ainda, é importante ressaltar que é muito comum que sejam realizados alguns ajustes e mudanças no modelo de negócios durante sua criação ou reformulação. Mas, esse não é um problema para o uso da ferramenta. Sempre que quiser acrescentar ou retirar algum elemento, basta utilizar post-its coloridos para alterar o diagrama.

Quais são as vantagens do Business Model Canvas?

Adotar o Business Model Canvas traz inúmeras vantagens para as empresas, como:

  • Permite uma rápida análise e visualização completa dos principais itens do modelo de negócio;
  • Estimula a criatividade dos gestores e profissionais envolvidos;
  • Permite uma gestão eficiente;
  • Agiliza a adoção da estratégia organizacional;
  • É flexível, podendo ser adaptado sempre que necessário.

O modelo é importante pois mostra como uma empresa funciona. Isso facilita a definição de ideias e a organização das ações por meio de uma representação gráfica de variáveis que, juntas, mostram os valores do negócio.

Para empresas em estágio inicial, o Business Model Canvas auxilia, por exemplo, na segmentação de clientes, área que precisa ser bem definida. Por isso, é o primeiro passo na elaboração de um modelo de negócio. A fácil visualização dos diferentes segmentos facilita a identificação de propostas de valor específicas para cada um.

Enquanto isso, para empresas já existentes,  a ferramenta auxilia na avaliação de desempenho do negócio, pois fornece dados bem claros sobre os diversos aspectos da organização.

Além disso, o Business Model Canvas também, quando bem elaborado, traz alguns parâmetros a respeito da gestão do negócio. Confira a seguir alguns deles”

ABS News. Clique aqui!

Viabilidade do negócio

Uma ideia pode ser incrível para quem a desenvolveu. Mas, em alguns casos, pode ser que a sua aplicação seja totalmente desastrosa. Desta forma, o quadro de modelo de negócio permite que o empreendedor consiga ter uma visão sistemática da sua ideia, isso é o que chamamos de viabilidade do negócio.

Por meio do BMC, será possível entender se o negócio é viável, quanto precisará investir e a margem de ganho. Ou seja, o empreendedor terá as informações básicas para conseguir tirar a sua ideia do papel com muito mais segurança.

Plano de negócios

As informações utilizadas no Canvas são essenciais para que, no futuro, seja possível consiga desenvolver o plano de negócios para uma empresa. O documento é fundamental para que o negócio possa atuar de forma estratégica. Ainda, tem importante papel para que a empresa possa se desenvolver com mais consistência.

Reduz falhas

O empreendedor conseguirá empreender com muito mais segurança, pois terá uma visão tanto ampla, quanto micro, do seu negócio. Isso é algo fundamental para que ele consiga fazer escolhas mais assertivas e, ainda, possa reduzir as probabilidades de falhas.

Apresentação para investidores

A estrutura do quadro permite a apresentação do negócio para investidores de forma organizada e consistente. Isso passa mais segurança e pode ser uma ótima forma de conseguir conquistar aporte financeiro.

Quando devo utilizar o Business Model Canvas

A grande vantagem de utilizar o Business Model Canvas é que ele gera informações similares ao plano de negócios. Porém, de uma forma mais direta e simplificada. Em vista disso, existem situações mais específicas em que ele poderá ser utilizado, como:

  • No momento em que os sócios estejam alinhando suas ideias. Assim, o BMC facilitará a discussão, proporcionando a visualização de diferentes visões e descomplicando o processo de tomada de decisão;
  • Ao compartilhar a visão global do negócio com os colaboradores. Assim, todos poderão visualizar seu próprio papel dentro da organização;
  • Para atrair novos investidores, de forma a mostrar o negócio de forma rápida e direta.
business model canvas

Como fazer o Business Model Canvas?

Como citado anteriormente, o Business Model Canvas é um quadro com nove blocos, que representam como a empresa pretende atuar e gerar valor aos clientes. Os conceitos principais deste modelo são o pensamento visual, a aplicabilidade, a visão sistêmica, simplicidade e a possibilidade de cocriação.

Para elaborar um BCM, o empreendedor pode tanto pegar modelos prontos na internet, quanto criar um mural e desenhar seu próprio quadro. O Sebrae disponibiliza alguns modelos prontos, vale a pena conferir! Os blocos são divididos em quatro pilares: 

  • Como (infraestrutura);
  • O que (oferta);
  • Quem (cliente);
  • Quanto (finanças).

Com isso em mente, o primeiro passo é preencher, em adesivos autocolantes de diferentes cores, todas as suas ideias e informações sobre o negócio, até completar o diagrama. Confira a seguir quais são os blocos que formam o Business Model Canvas.

1 – Proposta de valor

Etapa na qual o empreendedor deve definir a oferta de valor do seu negócio para os clientes. Para simplificar, responda às seguintes perguntas: 

  • Quais benefícios você pretende entregar?
  • O que poderá levar as pessoas a se interessarem pelo seu produto ou serviço?

Tente resumir tudo em uma frase, escreva no adesivo e cole no diagrama.

2 – Segmente os seus clientes

É importante que, nesta fase, o empreendedor defina nichos de clientes. Ou seja, que ele delimite a fatia do mercado que deseja atender. Pense sobre o perfil de cliente ideal, onde ele se encontra, como está agrupado e qual a necessidade que um grupo apresenta em comum.

3 – Estabeleça seus canais

Nesse momento, o empreendedor definirá por qual caminho a sua empresa chegará ao cliente, como se comunicará com ele e lhe entregará valor. Ainda, também deverá definir como o consumidor irá interagir com o seu negócio, pensar em canais de vendas, comunicação e distribuição.

4 – Defina os parâmetros de relacionamento

O empreendedor deverá definir como a sua empresa irá conquistar e manter um bom relacionamento com os seus clientes. Pensar em estratégias que trarão um diferencial para a sua marca é primordial. Isso agregará valor ao seu negócio e fará com que os concorrentes não sejam escolhidos apenas por ter um preço mais baixo.

5 – Estipule o modelo de receita

Nesta etapa, devem ser definidas questões que envolvem como e quanto os clientes terão que pagar pelos benefícios que a sua empresa oferece. É importante ter em mente que, atualmente, as vendas não são o único modelo de receita. Também devem ser consideradas opções como aluguel, licença, assinatura, entre outras.

Abra a sua empresa com quem é referência no Brasil! Abra a sua empresa no Abertura Simples! Saiba mais!

6 – Estabeleça os recursos

Relacione todos os ativos necessários para realizar a sua proposta de valor e colocar o negócio para funcionar. Neste momento, é importante pensar tanto nos ativos físicos, como equipamentos e maquinários, quanto nos intelectuais, como patentes e recursos humanos.

7 – Relacione as atividades

Neste momento, é necessário que o empreendedor relacione as atividades mais importantes para que a proposta de valor seja realizada e a empresa funcione corretamente.

8 – Delimite as parcerias

Identifique e relacione toda a terceirização que será feita, sejam elas com bons fornecedores ou parceiros de negócio. Para isso, é importante pensar em pessoas ou empresas que ajudarão seu negócio na entrega de valor ao consumidor. Por isso, tenha cautela.

9 – Estruture os seus custos

Na última, mas não menos importante, etapa, deve-se identificar todos os gastos necessários para a operacionalização do negócio. Com isso, deve-se considerar os custos com canais, atividades, parcerias e recursos. 

Fiz meu business model canvas: E agora?

Para finalizar, é fundamental mencionar que criar business model canvas é apenas o primeiro passo para o desenvolvimento de um negócio. Será necessário também ter um plano de negócio, criar um planejamento financeiro e segui-lo e seguir rigorosamente todas as exigências impostas para a abertura de uma empresa.

Baixe o e-book “Como abrir uma empresa”

Vai abrir uma empresa mas não sabe por onde começar? Não desanime, o Abertura Simples desburocratiza o processo para você! Faça o download gratuito do e-book “Como abrir uma empresa? Manual Completo” e tenha acesso exclusivo ao passo a passo de como abrir o seu próprio negócio. Baixe agora mesmo, é grátis!

Baixe nosso ebook: como abrir uma empresa? ebook completo. clique aqui!

Abertura Simples

Nós, do Abertura Simples, realizamos todo o processo de abertura da sua empresa de forma rápida, simples e segura, sem dores de cabeça. Além disso, oferecemos diversos serviços adicionais aos parceiros que decidem abrir qualquer empresa conosco.

Entre as diversas vantagens do Abertura Simples estão o atendimento humanizado, serviço de entrega e recolhimento de documentos e o preço justo. Disponibilizamos também as funções de Contabilidade, Fiscal, Recursos Humanos e Legalização, como alvará de funcionamento, CADAN, Anvisa, e muito mais. Entre em contato conosco agora mesmo!

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on twitter
Share on whatsapp
Como abrir uma empresa. Ebook Completo.

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 100 mil empreendedores! Baixe agora mesmo o Manual Completo para Começar seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Faça um Comentário

Tudo certo!

Basta baixar seu e-book pelo botão abaixo! 

Espero que goste!

Faça parte da maior comunidade de empreendedores do Brasil, sempre munidos com as últimas e mais relevantes notícias e artigos do mundo do empreendedorismo.