Você deseja captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade? Investir em profissionais capacitados e que dominam todas as áreas é algo essencial para se destacar da concorrência, além de ter a chance de ampliar a carteira de clientes.
Mas, como conseguir clientes na contabilidade quando parece que o seu escritório já atingiu o limite do seu mercado? Veja esse passo a passo e algumas dicas para conseguir tal feito.
SAIBA O QUE É PRECISO FAZER PARA CAPTAR NOVOS CLIENTES PARA O SEU ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE
FAÇA PRIMEIRO UMA ANÁLISE INTERNA – VOCÊ CONHECE SUA EMPRESA?
Antes de prosseguirmos para o passo a passo de como captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade, primeiro, quero te fazer algumas perguntas. Você precisa de novos clientes? Seu escritório está maduro o suficiente para ir em busca do crescimento ou uma estratégia nesse sentido pode comprometer o que conquistou até aqui?
Todo empreendimento de sucesso chega em um momento que precisa dar um salto. Normalmente, esse momento ocorre quando a empresa já está estabelecida, tem uma marca respeitada, reconhecida e valorizada por seus clientes. Existem estratégias capazes de conseguir novos clientes para a empresa. Para tanto, é preciso que o profissional saiba que essas estratégias oferecem alguns riscos e que para aplicá-las, é necessário bastante estudo e análises de mercado.
Existe uma metodologia denominada Análise Swot, utilizada para que o empreendedor faça algumas análises internas, onde ele consegue identificar quais são as forças e fraquezas do escritório, e análises externas, verificando todas as oportunidades e ameaças que o mercado apresenta. Para entender melhor sobre a Análise Swot e a sua importância, veja a esse post:
Para preservar tudo aquilo que o seu escritório conquistou até aqui, listamos alguns pontos que o contador deve fazer para então, dar início às estratégias de captação de novos clientes:
- Conheça a sua própria empresa: É fundamental que o empreendedor conheça muito bem o seu escritório e tudo o que ele oferece. Qual a sua missão, visão e valores? Você está conseguindo seguir tudo o que foi inicialmente planejado?
- Posicionamento de marca: Identidade visual corporativa, escolha de nomes, logo, cores. Todos esses elementos devem servir como pistas para que o seu público entenda e identifique quem é você e qual é o seu diferencial. Eles estão transmitindo a mensagem correta para os consumidores?
- Quem é o seu público-alvo: Você atende e presta serviço para quem? A sua carteira, hoje, é a que você imaginou quando iniciou o seu projeto?
Após ter feito a análise e você perceber que o seu escritório está pronto para crescer, veja agora o passo a passo para captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade:
PASSO 1: ENTENDA O SEU PÚBLICO-ALVO
Como dito anteriormente, é preciso entender quem é o público que o seu escritório pretende atingir. Para isso, estude a possibilidade da criação de personas, que segundo o conceito do marketing, significa: um personagem semi-fictício criado para ajudar um determinado negócio a entender melhor quem é o seu cliente ideal. Tudo isso, claro, baseado em pesquisas de mercado e em análises de dados reais do seu público atual.
Após a definição desse perfil ideal, fica muito mais fácil seu escritório lançar-se no mercado com um alvo específico.
PASSO 2: DESTAQUE SEUS DIFERENCIAIS
Esse mercado é altamente competitivo e atualmente, existem diversos escritórios de contabilidade a disposição do seu consumidor. Então, te faço uma pergunta: O que você entrega para o seu cliente? Rapidez, especialização em determinado assunto, excelência técnica, atendimento personalizado, uso de softwares?
Em momentos como esse, fazer uma análise de concorrência e ver o que eles estão oferecendo é uma boa opção para a identificação de pontos a serem destacados como diferenciais.
Como dica de diferenciação, tente segmentar o seu atendimento em algum nicho que ainda não foi explorado.
Se você quer entender melhor como funciona a análise de concorrência, confira esse post: Entenda como é importante fazer a análise da concorrência no mercado contábil.
PASSO 3: ESCOLHA UMA SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Segmentar o mercado significa concentrar suas ações em um público específico (aqui nesse passo, a elaboração de uma persona ajuda muito).
Mas, você deve estar se perguntando: como isso ajuda a captar novos clientes? A resposta para essa pergunta é que quanto mais específico o seu escritório for, mais personalizada serão as suas soluções, criando uma relação de proximidade com o cliente e atendendo uma parcela não alcançada pela concorrência. Saiba mais sobre nichos contábeis, clicando aqui.
PASSO 4: EMPREGUE AÇÕES DE DIVULGAÇÃO E MARKETING DIGITAL
Hoje, os meios digitais possuem a mesma relevância que os meios tradicionais. Mas atualmente, em paralelo aos meios offline, não há como conseguir clientes na contabilidade sem apostar também em estratégias online.
Por isso, invista em um bom site para o seu escritório. O comportamento do consumidor mudou e por isso, você deve concentrar seus esforços em oferecer uma boa experiência para ele. Mas, como você pode fazer isso?
Primeiro, você deve possuir um site elegante e funcional, onde o consumidor entenda perfeitamente onde estão os campos e suas devidas informações. Depois, crie um blog. Neste blog, ofereça conteúdos úteis, relevantes e que respondam as dúvidas dos seus clientes. Por fim, esteja presente nas redes sociais. Elas, além de serem um ótimo intermédio entre empresa e consumidor, disponibilizam uma maior interação, engajamento, lembrança de marca e servem também para medir qual é a opinião do público sobre determinado assunto.
Como qualquer outro segmento, a contabilidade também possui algumas restrições de divulgação. E, para que o seu escritório faça tudo da maneira correta e obtenha resultados positivos, veja o post “Marketing para contadores – Conheça as regras do CRC e divulgue sua marca da maneira correta” e tenha muito sucesso.
PASSO 5: OFEREÇA MATERIAL RICO
Falando ainda sobre o meio digital, um dos jeitos mais eficazes de captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade é a partir dos materiais ricos. Artigos, posts, E-books, que geralmente são conteúdos gratuitos publicados no seu site, blog e redes sociais, podem e devem ser um diferencial da sua empresa.
Com eles, você pode responder as dúvidas dos consumidores que estão procurando sobre determinado assunto e assim, mostrar a sua competência de apresentar soluções a partir da sua contabilidade. A palavra-chave desse 5° passo é: Ser referência no seu segmento.
PASSO 6: MEXA NA SUA IDENTIDADE VISUAL
Alterar a sua identidade visual pode ser uma forma muito eficaz de se posicionar no mercado, em especial quando você concentra seus esforços em um nicho específico, por exemplo.
A forma como o seu escritório se apresenta aos seus clientes contribui de maneira decisiva na percepção e lembrança de marca. É por meio da comunicação visual que você pode dar pistas do que você oferece como diferencial.
Por exemplo: Você decidiu que a partir de agora você ira se especializar os seus serviços e atender prioritariamente escritórios de advocacia. Para esse tipo de público, é mais aconselhável que toda a sua comunicação tenha cores sóbrias e uma tipografia clássica (com serifa).
É claro que, a partir da sua análise, você deve manter os laços com aqueles que já fazem parte da sua carteira. É muito importante que o contador entenda que toda essa estratégia de captação de novos clientes não pode e nem deve afetar a sua base de clientes.
PASSO 7: PROPAGANDA BOCA A BOCA
Aqui neste passo, voltamos a falar sobre o último parágrafo do passo 6: valorize a sua base de clientes. Eles já te conhecem, sabem do seu serviço e das suas qualificações. Eles são ótimos instrumentos de divulgação para os potenciais clientes,
Para isso, proponha algum tipo de bonificação, desconto, parceira, para todos aqueles que indicarem o seu escritório para um novo cliente.
PASSO 8: AGREGUE VALOR
Um dos melhores jeitos de captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade é agregando valor aquilo que você entrega. Divulgue os seus serviços, diferenciais e exclusividades para que o cliente saiba o que você faz. Hoje o contador exerce além da função de gerar guias, emitir notas e etc. Atualmente ele oferece a função de consultor, onde ele além de executar os serviços comuns, também identifica e propõe soluções para o seu cliente.
RESULTADOS
Depois de executar todos os passos para captar novos clientes para o seu escritório de contabilidade, é primordial que agora você mensure os resultados dessas ações.
Insira uma avaliação periódica nas atividades do seu escritório para que você consiga acompanhar os resultados e veja se está lhe entregando algum retorno. Nesta etapa, o contador consegue visualizar se tudo está ocorrendo conforme planejado.
Lembre-se: Seja qual for a ação que você irá implementar, é necessário muito estudo e planejamento para se ter sucesso.
Hoje em dia as pessoas estão conectadas de todas as formas, buscando produtos e serviços online.
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