Vale a pena comprar uma carteira de clientes para contabilidade? Entenda

Entenda como funciona a compra de carteira de clientes contabilidade e porque essa prática não é recomendada

Sem dúvidas um dos principais desafios e, ao mesmo, maior fator de sucesso de um negócio é conseguir clientes. Para o mercado contábil, isso se torna ainda mais importante.

Segundo uma pesquisa realizada por Anderson Hernandes, professor de marketing contábil, 26% dos contadores possuem dificuldades de negociar e montar proposta de clientes. Os entrevistados revelaram ainda que 51% deles contam com a indicação de clientes. Porém, a indicação faz com que a empresa se torne refém do cliente, logo que a ação dependerá apenas dele.

Por conta disso, é comum nesse ramo fazer a compra de carteira de clientes. Porém essa estratégia pode não ser a ideal para o seu negócio. O grande volume de clientes pode trazer várias dores de cabeça se não houver cuidados.

Abaixo, nós explicaremos o porque e também te daremos algumas dicas de como captar clientes. Assim, você ficará apenas com aqueles realmente interessados em contratar o seu serviço! Continue lendo:

Carteira de Clientes Contabilidade: Vale a pena comprar?

Quando você faz a compra de uma carteira de clientes na contabilidade, é possível que você adquira muitos clientes totalmente desalinhados com o seu tipo de negócio.

Isso se torna um problema única e exclusivamente seu, logo que nenhum desses clientes pediu pela troca. Você precisará se empenhar ainda mais para melhorar a relação com esses novos clientes.

Além disso, é comum que apareçam muitos clientes desinteressados pelo seu negócio. A situação pode ser ainda mais complicada, pois você estará investindo em um grande número de perfis, que não demonstram nenhum tipo de engajamento com o seu escritório contábil.

Com uma carteira de clientes contabilidade, fica quase impossível também montar um perfil de persona ideal. Embora você esteja comprando de uma outra empresa do mesmo mercado, esses clientes foram adquiridos com base em outros dados. A visão dessa outra empresa provavelmente era de outro público alvo, com diferentes perfis, ramos, naturezas jurídicas, e muito mais.

Por fim, a compra de carteira de clientes também pode acabar saindo bem cara. Isso porque ela possui um custo médio de 7×1 a 12×1, fazendo com que muitos clientes dessa lista acabem sendo “jogados fora” ou até mesmo se perdendo no caminho.

Em entrevista com Ricardo Marqua, da empresa CPA Online, Anderson conta um pouco sobre a compra de carteira de clientes contabilidade e como isso pode prejudicar o escritório contábil. Confira abaixo:

Quais são as alternativas para a compra de carteira de clientes na contabilidade?

Fique tranquilo, existem muitas formas de captar clientes além da compra de carteira de clientes. E pode acreditar que todas elas são bem eficazes para impulsionar o crescimento do seu negócio! Confira:

Invista em Marketing Digital

Uma das melhores formas de captar e conquistar novos clientes e fazendo isso pela sua própria empresa contábil. E nesse sentido, o marketing digital é a estratégia ideal para que você.

Hoje em dia, com a ascensão da internet, não ter uma presença digital é um grande risco. Isso porque a maioria das pessoas faz uma busca ampla na web antes de comprar um produto ou contratar um serviço.

Para os contadores, a regra é a mesma. Para se aproximar dos seus potenciais clientes, mesmo os escritórios iniciantes e com pouca verba podem fazer estratégias eficientes de comunicação via marketing digital.

O melhor de tudo é que, com o marketing digital, é possível se destacar no mercado e passar a concorrência. É possível ainda alcançar o máximo de pessoas, que você mesmo pode escolher. Por exemplo, se você optar por atender apenas empresas do Simples Nacional, o marketing digital te possibilita atingir apenas essas pessoas por meio da segmentação.

Relacionamento com os clientes

Como citamos no início desse texto, é comum receber a indicação de clientes no meio contábil.

Se você quer receber contatos realmente interessados e abandonar a compra de uma carteira de clientes para contabilidade, o ideal é investir no relacionamento com os seus clientes atuais.

Seja você um escritório contábil novo e pequeno, ou até mesmo um negócio grande, entenda que reter clientes é muito mais fácil e barato do que conquistar novos.

Por isso, foque na fidelização de seus clientes atuais e organize-se para garantir que ele continue na sua carteira. Se a relação entre vocês for boa, perceberá como a indicação de novos contatos se tornará muito mais natural do que você imagina.

Abertura Simples

Por meio de produção de conteúdo especializado e campanhas focadas em abertura de empresa, o Abertura Simples desenvolve estratégias de captação de clientes para escritórios de contabilidade associados.

O Abertura Simples é referência no mercado brasileiro como o maior portal de abertura de empresas privado do Brasil. Por isso, todos esses empreendedores que estão buscando um contador para iniciar os seus negócios são encaminhados para os escritórios associados.

Os leads passam por um processo de pré-seleção, para que o contador receba apenas aqueles que já são realmente oportunidades. Assim, as chances de fechar negócio se tornam ainda maiores.

O contador recebe ainda uma única exclusiva de seu negócio dentro do site, com landing pages de captura de leads, podendo criar campanhas de mídia online, como no Google, para resultados mais rápidos e eficientes.

Bônus: Dicas para ter uma boa carteira de clientes contabilidade

Concluindo, por mais que pareça uma ótima oportunidade de negócio, a compra de carteira de clientes pode trazer diversas dificuldades para o seu negócio se você não se atentar a esses pontos apresentados acima.

Por isso, sempre priorize a aquisição de clientes próprios, melhore o relacionamento com os seus clientes atuais e busque sempre se inovar para se destacar perante a concorrência.

Abaixo, apresento também algumas dicas que podem ajudá-lo a ter uma boa carteira de clientes contábeis para que você se mantenha sempre em constante crescimento:

Monte uma estratégia completa

Com as estratégias e alternativas que te apresentamos, você deve montar uma estratégia completa. Isso significa estudar e criar um perfil de consumidores ideais para o seu escritório, segmentação do seu mercado de atuação em nichos contábeis, organizar o atendimento e prestação do seu serviço e, claro, implementar as estratégias no dia a dia do negócio.

Pense na estrutura do seu escritório

Se você possui um escritório pequeno, é quase inviável ter uma carteira com 500 clientes. Você não possuirá nem ao menos estrutura para atender a todos esses clientes, podendo até mesmo entregar um serviço de má qualidade. Por isso, o conselho é que você atenda apenas aqueles que consegue administrar. É melhor atender poucos, mas atender bem.

Analise os processos e repita

Conquistar novos clientes é um trabalho contínuo. Você deve focar no crescimento do seu negócio contábil constantemente. Por isso, é necessário analisar os processos de captação de clientes, vendo o que pode ser mudado. Além disso, estude também aquilo que deve ser repetido para aumentar a sua carteira de clientes contabilidade.


E aí, está pronto para deixar a compra de carteira de clientes contabilidade? É hora de começar a captar clientes reais para o seu negócio contábil! Conte com o Abertura Simples para que sua empresa decole e aumente seu faturamento.

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