Contratar um contador ou não para a minha empresa, eis a questão

Quer contratar um contador mas não sabe ao certo como? Confira essas dicas:

Quando falamos sobre pequenas e médias empresas, uma das primeiras perguntas que surgem é: será que devo contratar um contadorEssa dúvida é muito comum, principalmente em razão da estrutura das PMEs, que tendem a ser mais simples e menos detalhadas que grandes empresas – como as limitadas ou sociedades anônimas.

A verdade é que, independente do tamanho de seu negócio, a figura do contador é indispensável para que as atividades da empresa sejam desempenhadas da forma correta. Acompanhe o nosso post e entenda a importância do contador para a sua empresa.

Como contratar um contador

O que faz um contador?

O profissional da contabilidade é aquela pessoa que tem um curso superior em Ciências Contábeis e possui um registro profissional perante o CRC – Conselho Regional de Contabilidade. Dentro de suas atribuições mais tradicionais estão o controle dos livros de entradas e saídas da empresa, controle de fluxo de caixa e de estoque, emissão e registro de notas fiscais, elaboração de relatórios contendo as informações financeiras da empresa, preenchimento e envio de obrigações acessórias, pagamento de impostos, bem como a escrituração de livros e documentos.

Além de suas atividades normais, o contador pode ser um grande aliado do administrador no gerenciamento de seu negócio, lidando com questões mais elaboradas como planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e auxílio no processo de tomada de decisões.

banner do ebook guia do empreendedor contábil

Porque eu preciso contratar um contador?

A rotina do micro ou pequeno empresário é repleta de questões que ultrapassam suas habilidades e exigem a presença de profissionais qualificados e preparados para lidar com estes assuntos. Com a contabilidade da empresa não poderia ser diferente. O exercício da contabilidade exige conhecimentos específicos, domínio das noções e práticas contábeis, além de desenvoltura para lidar com situações que estão fora do alcance do conhecimento do administrador.

O contador é uma figura indispensável na estrutura da PME, pois ele é o responsável por toda a parte financeira e de controladoria do negócio, ou seja, por todo o alicerce sobre o qual serão feitos os planos de ação, tomadas de decisão e gerenciamento da empresa.

Conheça os diferenciais de atuação

Além de suas tarefas básicas, um bom contador é capaz de realizar um controle efetivo dos impostos que estão sendo pagos, bem como as melhores formas de promover uma economia fiscal efetiva para a empresa. O planejamento tributário de um negócio pode parecer tarefa simples para alguns, mas envolve o conhecimento de normas específicas da contabilidade e do direito, além das decisões dos tribunais e Conselho de Contribuintes que impactam na vida financeira da empresa.

Um contador que possui uma vasta experiência em tax planning e possui uma especialização em direito tributário, ou até mesmo uma segunda graduação em Direito, apresenta grandes diferenciais que fazem toda a diferença neste ramo profissional.

Mas são tarefas tão simples, não são?

Ainda que as tarefas contábeis do seu negócio pareçam simples e fáceis de resolver, elas podem ser esquecidas ou colocadas de lado na ocorrência de algum fato que exija uma maior atenção por parte do administrador. E não se deixe enganar: o acúmulo de tarefas sobre o administrador é um dos principais motivos para a ruína de muitos negócios.

Justamente por este motivo, contratar um contador é importante para que os assuntos relacionados à vida financeira da empresa, seus controles e obrigações periódicas, sejam sempre tratados com cuidado e atenção, sem correr risco de serem deixadas para lá, causando riscos e danos para o negócio.

O que observar no momento de escolher um contador

Analisar o perfil do profissional que está se candidatando a uma vaga no departamento de contabilidade de uma empresa requer atenção a alguns pontos cruciais. Um dos quesitos mais importantes é observar seu histórico profissional, quais projetos ele desenvolveu, qual a extensão de sua experiência, se há algum assunto específico pelo qual o profissional se interessa ou possui expertise.

No entanto, é importante conhecer quais as habilidades que profissional deseja desenvolver ao longo de sua vida profissional, a fim de entender se a vaga é adequada ao seu perfil – e vice versa. A melhor estratégia na hora de organizar o seu negócio é contar com uma assessoria contábil de confiança, que conte com profissionais altamente qualificados e que atue com profissionalismo e dedicação ao crescimento de sua empresa.


Ainda resta alguma dúvida sobre a necessidade de contratar um contador para sua micro ou pequena empresa? Compartilhe conosco nos comentários e interaja com outros interessados nesse assunto! Ajude a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

Escrito por

Gostou? Compartilhe!

Manual para Abrir Empresa

Faça como mais de 40 mil empreendedores. Baixe agora mesmo o Manual Completo Para Começar Seu Próprio Negócio.

No comment yet, add your voice below!


Deixe uma resposta