Contratar um contador ou não para a minha empresa, eis a questão

 em Contabilidade

Quando falamos sobre pequenas e médias empresas, uma das primeiras perguntas que surgem é: será que devo contratar um contador?
Essa dúvida é muito comum, principalmente em razão da estrutura das PMEs, que tendem a ser mais simples e menos detalhadas que grandes empresas – como as limitadas ou sociedades anônimas.
A verdade é que, independente do tamanho de seu negócio, a figura do contador é indispensável para que as atividades da empresa sejam desempenhadas da forma correta. Acompanhe o nosso post e entenda a importância do contador para a sua empresa.

Como contratar um contador

O que faz um contador?

O profissional da contabilidade é aquela pessoa que tem um curso superior em Ciências Contábeis e possui um registro profissional perante o CRC – Conselho Regional de Contabilidade. Dentro de suas atribuições mais tradicionais estão o controle dos livros de entradas e saídas da empresa, controle de fluxo de caixa e de estoque, emissão e registro de notas fiscais, elaboração de relatórios contendo as informações financeiras da empresa, preenchimento e envio de obrigações acessórias, pagamento de impostos, bem como a escrituração de livros e documentos.
Além de suas atividades normais, o contador pode ser um grande aliado do administrador no gerenciamento de seu negócio, lidando com questões mais elaboradas como planejamento estratégico, elaboração de relatórios gerenciais e auxílio no processo de tomada de decisões.

Porque eu preciso contratar um contador?

A rotina do micro ou pequeno empresário é repleta de questões que ultrapassam suas habilidades e exigem a presença de profissionais qualificados e preparados para lidar com estes assuntos. Com a contabilidade da empresa não poderia ser diferente. O exercício da contabilidade exige conhecimentos específicos, domínio das noções e práticas contábeis, além de desenvoltura para lidar com situações que estão fora do alcance do conhecimento do administrador.
O contador é uma figura indispensável na estrutura da PME, pois ele é o responsável por toda a parte financeira e de controladoria do negócio, ou seja, por todo o alicerce sobre o qual serão feitos os planos de ação, tomadas de decisão e gerenciamento da empresa.

Mas são tarefas tão simples, não são?

Ainda que as tarefas contábeis do seu negócio pareçam simples e fáceis de resolver, elas podem ser esquecidas ou colocadas de lado na ocorrência de algum fato que exija uma maior atenção por parte do administrador. E não se deixe enganar: o acúmulo de tarefas sobre o administrador é um dos principais motivos para a ruína de muitos negócios.
Justamente por este motivo, contratar um contador é importante para que os assuntos relacionados à vida financeira da empresa, seus controles e obrigações periódicas, sejam sempre tratados com cuidado e atenção, sem correr risco de serem deixadas para lá, causando riscos e danos para o negócio.
Ainda resta alguma dúvida sobre a necessidade de contratar um contador para sua micro ou pequena empresa? Compartilhe conosco nos comentários e interaja com outros interessados nesse assunto! Ajude a melhorar, cada vez mais, os conteúdos do Abertura Simples.

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Pessoas segurando uma faixa, representando a abertura de uma empresaFoto de um empresário preocupado, representando os problemas contábeis