Desvantagens da contabilidade online: explicamos a polêmica. Entenda!
Atender os clientes por e-mail, realizar reunião por Skype, fazer pagamento por aplicativo. Já deu para perceber que a contabilidade foi amplamente afetada pela tecnologia, certo? Isso é realmente muito bom. No entanto, desde 2012, surgiu a modalidade contabilidade online e isso vem levantando um debate importante sobre qual o limite da tecnologia no setor. Neste artigo, vamos explicar a polêmica. Confira!
Afinal, quais são as desvantagens da contabilidade online?
Muitos profissionais definem que contabilidade online é um conceito, lançado por volta de 2012, utilizado para definir empresas que oferecem um serviço 100% online. Ou seja, o cliente entra em uma plataforma e solicita os serviços.
A plataforma, automaticamente, envia a solicitação para um escritório de contabilidade ou contador autônomo. Nessa jornada, não há qualquer atendimento humanizado para esclarecer dúvidas etc. Tudo é feito a partir de uma plataforma. É justamente aí que se encontra a polêmica e as desvantagens. Entenda cada uma das desvantagens da contabilidade online!
Atendimento precário
A contabilidade online acaba oferecendo aos clientes um atendimento precário. Isso acontece, pois, geralmente, não há uma central de atendimento, na qual o cliente pode entrar em contato para esclarecer suas dúvidas. Todo o contato entre cliente e contador é realizado por meio da plataforma, ou seja, não há atendimento humanizado.
Concorrência desleal
O Código de Ética é enfático ao destacar que é proibido “oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal”. A contabilidade online acaba ferindo este ponto do código.
Isso porque os serviços são ofertados por um valor muito abaixo do mercado. O cliente acaba achando que isso é algo benéfico. No entanto, se decepciona ao perceber que muitos serviços da contabilidade online não são realizados como ocorre em um escritório.
Serviços incompletos
A contabilidade online funciona, na verdade, como uma consultoria. Exemplificando: o cliente entra na plataforma e solicita a abertura de uma empresa. O contador envia as informações explicando quais são os documentos necessários. No entanto, o cliente terá que comparecer, por exemplo, até a prefeitura para realizar os processos burocráticos. Nesse sentido, a contabilidade online pode ser considerada, em muitos aspectos, como consultoria contábil.
Contabilidade tradicional ou online: qual o melhor caminho?
Há um meio termo entre contabilidade tradicional, ou seja, a convencional, e a 100% online. Trata-se da contabilidade digital. O conceito, criado por volta de 2014, é utilizado para definir escritório de contabilidade que utiliza a tecnologia para otimizar diversos processos contábeis e também para divulgar seus serviços.
Por exemplo, João tem um escritório de contabilidade e emprega um sistema de integração com o seu cliente. Além disso, ele usa as mídias e redes sociais, por exemplo, Google, Facebook etc, para prospectar novos clientes.
Afinal, como colocar em prática a contabilidade digital?
É provável, que ao chegar até aqui, você tenha compreendido que a contabilidade digital pode ser uma ótima alternativa para otimizar seus serviços contábeis e também promovê-los, certo? Caso este seja seu caso, saiba que com apenas alguns passos é possível ingressar na contabilidade digital. Abaixo explicamos melhor cada passo.
Faça uma análise de mercado
O contador deve realizar uma análise de mercado, antes de se tornar digital. Isso é importante, pois permite compreender como os concorrentes estão se posicionando. Além disso, o profissional entenderá quais são as necessidades de seus clientes e como as ferramentas tecnológicas podem auxiliar no atendimento.
Otimize os serviços contábeis com ferramentas tecnológicas
Após analisar as necessidades dos clientes, o contador deve verificar se existem ferramentas tecnológicas que podem ser usadas para atender as demandas com mais agilidade e segurança. Atualmente, diversas ferramentas permitem que o serviço contábil seja otimizado.
Por exemplo, o ContaAzul é um dos sistemas mais completos para o dia a dia do negócio. Esse sistema facilita a integração entre contador e cliente. Seu objetivo é tornar a contabilidade mais ágil, e para isso faz a gestão de documentos comprobatórios, sem a necessidade de troca de e-mails ou até mesmo comparecimento à empresa.
Já a Omie é um CRM que, forma simples, intuitiva e acessível, faz a organização das principais áreas de uma empresa. Tanto o financeiro, venda de serviços e produtos, compras, estoque e finanças, e ainda integra todas as informações do contador em um só lugar.
Invista em marketing digital
O último passo para entrar na contabilidade digital é promover seu escritório por meio do marketing digital. De forma geral, o contador deve criar uma pesquisa de mercado, conhecer seu público, definir uma estratégia, criar perfis em redes sociais, ter um site, desenvolver conteúdo relevante para atrair, engajar e fazer com que um usuário se torne um cliente.
Sabemos que todas as tarefas citadas acima são complexas e também que investir em uma agência pode ser caro. Por isso, nossa recomendação é que os escritórios que querem entrar para a contabilidade digital invistam em marketing compartilhado.
A estratégia se trata de quando duas empresas (ou mais) que possuam um público parecido se unem para criar um impacto que não conseguiriam sozinhas. Então, as duas alinham seus esforços e interesses para criar e promover algum tipo de conteúdo ou produto/serviço e, assim, compartilhar os resultados que essa ação de marketing produz.
E aí, entendeu quais são desvantagens da contabilidade online? Quer saber mais sobre o assunto? Leia nosso artigo “Entenda quais são as diferenças entre contabilidade online e digital”.
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